quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Balanços & Desejos

Quando alguém faz uma promessa, em princípio será para cumprir… Mas nem todas as promessas são cumpridas, no entanto continuam a ser fundamentais pelo intuito positivo com que as realizamos na nossa mente. Há promessas que não cumpri este ano mas que tiveram o condão de me impulsionar para outras vertentes com uma maior motivação, simplesmente porque há vertentes que se cruzam, tal como o pensamento positivo alimenta e faz parte do processo humano!

O acessório foi uma dessas vertentes! Consegui apostar mais na imagem e no detalhe à minha semelhança e faço desde já a promessa de uma pequena grande mudança para o novo ano. O pessoal que fique atento porque para já é segredo!

Admito e continuo a admitir alguma dificuldade na gestão de tempo, mas mesmo com pequenas melhorias, esta promessa não foi cumprida e continuo a deixar pessoas à minha espera (não é verdade pessoal de Sintra?) e a literatura, cinema e culinária que tanto gosto foram deixadas para segundo plano. Menino Gonçalo, a felicidade na vida está nas pequenas coisas boas que podes fazer…Portanto, faz!

Para deixar as pequenas coisas boas para segundo plano, cumpri a grande promessa da terapia Zen! O Yoga é minha companhia espiritual recente e, apesar das grandes dificuldades na sua adaptação (sou um rijo do caraças!), tenho sentido uma ligeira evolução que me agrada e que aparentemente terá impulsionado a minha melhor disposição e gestão de conflitos. Houve também uma aparição pelo ginásio, mas por enquanto ainda é um simples desejo sem confirmação oficial.

Nas relações humanas, cumpri com o que dependia única e exclusivamente de mim. Apostei em mais encontros de bloguistas, incrementei mais o amor universal, cresci como pessoa individual e em grupo e apenas não me senti mais realizado porque o mundo torna-se cada vez mais competitivo, individualista e por vezes indeciso. As pessoas estão a cair num plano inclinado por duas razões, pelo excesso de zona de conforto e/ou oportunismo exagerado, que apenas quebra, destrói e afasta! Estou cansado destas pessoas e quero mais selectividade e mais pessoas que me mereçam! No entanto, isto serve como aviso à navegação para reflectirem sobre as vossas relações pessoais…

Viagens prometidas foram muitas mas das que prometi apenas uma cumpri. O Brasil foi meu por uma semana e de resto apenas deambulei pelos caminhos de Portugal como tanto gosto de fazer. Será que a crise afectará o meu leque de destinos para o novo ano? Espero que não, mas se alguém me oferecer uma viagem pelo centro da Europa eu agradecerei. Prometo que a aceitarei!

Profissionalmente estou um “bebé maior”, mas imensamente orgulhoso pela evolução que realizei e por aquilo que sou hoje comparativamente há um ano atrás. Gosto tanto de mim!

E é com este amor pessoal que todos deveremos integrar ou melhorar no novo ano que me despeço de 2010, desejando a todos um novo ano cheio de desafios porque assim o crescimento será potenciado ao máximo das nossas capacidades e seremos melhores como tanto desejamos. Se o desafio faltar, criem a novidade, vocês são capazes de mais e melhor!

Feliz 2011 :)

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A minha mensagem de Natal 2010!

Ainda bem que o Natal existe! Natal é época de nascimento, reflexão e renovação para uma etapa de maior crescimento e todos os anos têm as suas especificidades para a exigida actualização. Por isso, admito que o Natal deve ser todos os dias mas ainda bem que há um dia no ano com esse objectivo último, dirigido especialmente para as pessoas que oscilam entre o deve e o haver.

Este ano fica marcado pela crise económica mundial e o anúncio de um poder de compra limitado, originando por sua vez um aumento da competitividade doentia e corrupção de valores e princípios.

Assim, neste Natal, oferecerei presentes úteis, porque o emprego do dinheiro deverá ser a primeira grande reflexão deste Natal. O luxo deve ser evitado e mesmo que a despesa total seja a mesma ou até maior do que em anos anteriores, o investimento será feito na base do pragmatismo e das necessidades reais. Razão tinham as nossas tias quando nos ofereciam as famosas peúgas da raquete ou mesmo os nossos avós quando davam um lenço de mão aos nossos pais. O fundamental é dar com consciência!

A competitividade divide as pessoas e ao mesmo tempo faz-me recordar a solidão do Natal. Solidão que pode ser vivida por uma ou mais pessoas no mesmo espaço, mas que magoa, destrói e possivelmente oculta sorrisos e novos caminhos. Há situações inevitáveis porque relacionam-se com o egoísmo ou má-vontade alheias, mas a sugestão que faço, e que se torna independente em nós, é que admitindo que o Natal é todos os dias, não deveremos atribuir uma carga excessiva a esta época e assim valorizarmos os valores da união, amor e solidariedade nos restantes dias do ano. Já imaginaram como seria a gota no oceano de um dia de Natal mal passado perante um mar de felicidade nos restantes dias? Vale a pena alimentar o coração de amor todo o ano e assumir que a família ultrapassa os limites do sangue e envereda pelos caminhos das pessoas de bem…

Como enfermeiro, deixo uma palavra de apreço para os doentes e familiares de doentes que passam este Natal instalados num ambiente nada convencional, mas que possam encontrar uma família de profissionais de saúde capazes de envolver e acarinhar num momento delicado das suas etapas de vida. Espero estar à altura do desafio!

Sejam felizes, também neste Natal!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Natal dos Bloguistas: rescaldo!

Não foi o encontro que eu desejei. Antes do encontro admiti que seria mais uma noite intensa de originalidade e espírito de partilha blogosférica e de amizade. Assim não aconteceu!

Inicialmente atrasado mas por uma boa causa, oferecer transporte a pessoas que mereciam estar no encontro e entrar com tão boa companhia. Mas a pontualidade continua a ser um problema que não vale a pena escamotear, é única e simplesmente minha culpa e injustificável nesta altura.

À minha espera, uma sala cheia, ou mesmo o restaurante quase só para nós, tal a dimensão do espaço que por momentos dificultou a mobilidade dos presentes. A quantidade é importante mas começo a ponderar sobre as dificuldades da quantidade na perspectiva da interacção grupal e, no encontro com maior número de participantes, vinte e um neste caso, o espírito de partilha foi o menor de todos os eventos do género.

Começámos a comer e soube bastante bem a originalidade de um sabor doce na sopa, mas a partir daí o serviço desagradou-me, pela pouca quantidade de comida servida e até pela qualidade, independentemente de ser vegetariano ou não. Já não é a primeira vez que como gastronomia vegetariana e a qualidade costuma ser melhor. O episódio das sobremesas contadas ao milímetro é ridículo num jantar de grupo.

A melhor refeição foi musical e não tenho dúvidas que esta noite será inesquecível também pela actuação musical. A breve prazo Liberdade Música aliará a arte à fama e esta noite será simplesmente a nossa primeira grande noite com este artista da cabeça aos pés. Um miúdo com 16 anos com tanta maturidade musical e pessoal, um cantor por completo e um entertainer nos intervalos das músicas melhor do que muitos adultos, só pode merecer o sucesso dos foras de série. Felizes dos pais que têm um filho assim! O único defeito que aponto à actuação musical passa apenas pela extensão da actuação, factor que condicionou o convívio entre os presentes.



Mais do que a troca de presentes, senti o verdadeiro Natal na angariação de bens alimentares para a ajuda ao Banco Alimentar e aplaudo a adesão em massa que os presentes proporcionaram. Isto sim, é Natal!

A noite acabou para alguns em casa, mas para outros no pão com chouriço para retemperar forças para uma noite dançante na discoteca Kapital, em Lisboa. Fomos grandes!

Para terminar, deixo uma palavra de reconhecimento ao empenho da minha querida Elvira que foi incansável na conquista de uma noite de sorrisos e espírito natalício. O meu maior agradecimento começa agora e será incansável também da minha parte. Tal como ela, admito que quem mais sofre neste tipo de eventos são os organizadores que naturalmente estão mais expostos à crítica. Mas uma coisa é certa, estou bastante orgulhoso de mim próprio e de pessoas como a Elvira que não olham a meios para atingir os sorrisos dos outros e incrementar a união e o espírito de amor.

Saudações carinhosas para todos os presentes!

sábado, 11 de dezembro de 2010

Natal dos Bloguistas 2010: avisos prévios

Já recebi resposta do Banco Alimentar e não teremos representante mas quero dar continuidade a esta ideia. Portanto, e segundo solicitações do Banco, cada um levará azeite e conservas de atum. Se quiserem levar algo mais será mais uma contribuição desejada, mas fica ao critério de cada um.


Atenção à troca de prendas, sejam criativos e originais com um euro, eu acredito em vocês!


Lista de confirmações:
Gonçalo Cardoso
Eli ( Eu sou Nómada)
Maria Teresa (Beijinhos Embrulhados)
Rafeiro Perfumado e a sua "Jove"
Mr Pereira
Elvira e Marido (Pontos de Vista)
Liberdade Música
Fatucha (Para lá das lentes)
Scarlet Perry
SightXperience
Cláudia Évora
Ivo Gonçalves
Raquel Rolim
Gui Salgueiro
Catarina Faustino
Inês Silva
Patrícia Roberts
Tânia e Alex
A festa vai começar! :)

sábado, 4 de dezembro de 2010

Natal dos Bloguistas: a definição!

Estamos precisamente a uma semana do maior evento natalício da blogosfera, na noite única de 11 de Dezembro, num espaço mágico como Sintra!

A fase das sugestões ainda continua, porque o encontro é de todos e organizado por todos, no entanto o tempo urge e exige que determine as diversas opções consoante as sugestões e a minha perspectiva.

Nos últimos dias, algumas vozes ponderaram a hipótese de almoço em vez de jantar, mas a magia sente-se mais num jantar do que num almoço, talvez por isso prefira consideravelmente a noite feliz de Consoada em detrimento do dia cinzento e deprimente de Natal.

Outros sugeriram o regresso aos encontros de bloguistas a Lisboa, o que seria uma falta de respeito pelo meu maravilhoso país com sítios magníficos por explorar e partilhar. Lisboa é uma hipótese forte, mas fica para mais tarde, e Sintra com boa vontade é a um passo de Lisboa. Eu parto de Coimbra!

O restaurante foi tema controverso para alguns, nomeadamente pela sua cozinha vegetariana, mas vários foram os dias em que as sugestões estavam em aberto para o local do encontro e apenas uma opção surgiu. Confesso que não seria a minha primeira escolha, não sou vegetariano e sou um fervoroso apreciador de patuscadas, especialmente em jantares de grupo. Mas manobrei segundo as minhas possibilidades à distância, conformo todos teriam o direito para o fazer, e com a incansável ajuda da EC, e de acordo com o critério de abertura a actuação musical cheguei a um consenso com o restaurante sugerido, o Restaurante Almaçã.

No entanto, preciso de ter o número de participantes definidos até a próxima quarta-feira, dia 8 de Dezembro, com a escolha da ementa para cada um, segundo as vossas preferências especialmente nos pratos principais, e num preço individual de 15 euros. O preço inclui bebidas (água e sumo do dia elaborado com fruta fresca da época e concentrado de frutas orgânico e sem açúcar).

As hipóteses são as seguintes:

Sopas:
Creme de cenoura e laranja
Sopa de maçã e aipo
Creme de legumes brancos

Pratos principais:
Crepe de legumes com molho de sésamo, quinoa e salada
Caril de manga com molho de iogurte
Caril de abóbora e grão com arroz basmati e salada
Tarte de abóbora com legumes salteados, coús-coús e salada

Sobremesas:
Bolo de cenoura e côco com cobertura de chocolate
Brownie
Crumble de maçã

Neste momento aguardo resposta do Banco Alimentar para ter um representante no jantar que possa participar do nosso espírito natalício e presenciar a solidariedade em acção com o levantamento de bens alimentares para a sua instituição. Para tal, cada participante oferecerá alimentos para o Banco Alimentar, mas na próxima semana haverá mais novidades quanto a esta questão.

E claro, num jantar de Natal não poderá faltar a troca de presentes. Haverá troca de presentes durante o jantarno valor individual de um euro, portanto tratem de estimular a vossa imaginação e não se deixem ficar de fora!

Finalmente, peço que aproveitem o meu endereço de e-mail goncalofoc@gmail.com para responder a estas definições, enviarem mais sugestões criativas, e deixarem o vosso contacto telefónico móvel para que possa estar contactável convosco, se existir necessidade. E não se esqueçam, o espírito natalício ultrapassa qualquer momento, espaço ou até mesmo iguaria escolhida, porque natal é Amor e a passagem para uma era de prosperidade e união.

Façam do Natal uma realidade!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Natal dos Bloguistas: o local!

Estão abertas as inscrições para sugestões sobre locais de convívio em Sintra para o nosso Natal dos Bloguistas!

O critério passa por locais acessíveis, acolhedores, económicos e com espaço para actuação de música, neste caso, os “Liberdade Música”.

Já há uma primeira sugestão feita por EC e passa pelo restaurante vegetariano “Almaçã”. Uma ideia estranha mas que entranha, uma vez que poucos são os convívios em grupo com um menu vegetariano. A originalidade encanta-me! Mas estão abertas mais opções.

Restaurante Almaçã

Partilhem e escolham democraticamente nos próximos dias!

Entretanto, copiem e divulguem este selo pela blogosfera com a seguinte mensagem:


Este selo é outorgado a este blogue, porque se confia que o seu autor pode fazer do Natal uma realidade…Divulgando e participando no Encontro de Natal 201o de Blogues & Bloguistas!


1. Este selo deve ser colocado no seu blogue…bem vísivel.

2. Este selo deve ser outorgado a 10 blogues escolhidos e dignos de confiança..

3. O Autor do blogue deverá colocar na sua agenda o Encontro no dia 11 de Dezembro… e dar notícias em : http://osabordapalavra.blogspot.com/


As minhas escolhas vão para os seguintes bloguistas:


Poetic Girl

Brinquinho da Cantareira

Pontos de Vista

Hysterical Persons

Coisas Esdrúxulas

Dear Diary

Construir...Sorrindo

Terra de Encanto

Ponderar

Beijinhos Embrulhados

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Natal dos Bloguistas: ponto da situação #2

O país está em crise, a época é de imensos convívios, as SCUTS terminaram, os combustíveis devem aumentar mas vida é vida e é para ser aproveitada ao máximo!

A distância é insignificante quando a vontade é imensa, o frio é menor num encontro com pessoas especiais e a contribuição é máxima quando tornamos as pessoas felizes.
Sintra é sinónimo de magia, e a noite de 11 de Dezembro será repleta de surpresas e de pessoas merecedoras de uma noite especial. As pessoas fazem o ambiente e naturalmente comparecem pessoas com o espírito aberto, disponível e de partilha num encontro com as mesmas características e que o torna único e diferente como nos últimos encontros de bloguistas.

Eu sei que vais comparecer e se puderes trazes alguém especial!

A nata começa a formar-se:

Gonçalo Cardoso

Eli

Teresa Santos

Maria Teresa

Rafeiro Perfumado e a sua "jove"

MR Pereira

EC

Fatucha

Scarlett_Perry

Liberdade Música

Este último nome promete fazer jus ao seu apelido, mas mais sugestões serão precisas. Compareças ou não ao programa, divulga porque podes fazer alguém feliz, e sugere a melhor ideia para um encontro de Natal para bloguistas e comunidade em geral. A imagem de cima é mais um anúncio divulgativo e foi criada por SightXperience e um dos seus colegas, e para mim revela a magia que Sintra terá e o slogan que todos divulgarão! Obrigado SightXperience, o teu contributo já está a contar!
Se existir qualquer problema de logística, como transporte e alojamento, contacta-me através do blogue ou e-mail goncalofoc@gmail.com que logo encontrarei uma solução.

Aceita o Natal como uma realidade, se este for o teu momento!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Brisa da Música: You Know Who I Am



David Fonseca - You Know Who I Am

I've walked through dangers,
I've talked to strangers, but they didn't understand
And when the world seems senseless
It's me and you against them
And I love you because you know who I am

All you dreamers keep dreaming
And let those dreams rise into the light
Go find someone who loves you, to live those dreams through
Don't you go and get swallowed by the night
I've walked the stages
I've read the pages and never, I've never reached the end
All the world seems senseless
You're here with me against them
And I love you because you know who I am

Deep inside every soul
There's a sadness on the verge of climbing through
Now don't you try and fix it, why would you do that?
How beautiful when sadness turns to songs

And I'll walk through dangers
I'll dance with strangers, but they'll never understand
We'll never be defenseless
We'll win this war against them
Don't you doubt this, yeah I'm sure we can
And who cares if they don't ever understand
And I love you because you know who I am

Este vídeo é mais que um videoclip, é serviço público de intensidade e originalidade e deu um post.
David Fonseca é mais do que um cantor, é músico, é compositor, é genial, é humano!
Mas este post vai para uma pessoa especial, e as próximas palavras seriam as minhas palavras neste vídeo:

“É o sorriso…a dedicação…as conversas a dois num momento de cumplicidade…os beijos intervalados entre um sorriso e um abraço…I know who you are…”

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Natal dos Bloguistas: anúncio (em actualização)

A minha querida amiga Celisol criou o primeiro anúncio do Natal dos Bloguistas!
Mas a criatividade é para continuar e ainda aguardo por mais anúncios para publicar aqui e que possam ser divulgados pela blogosfera. Muito simples, cliquem nas propriedades da imagem, copiem o endereço e colem na opção "adicionar imagem". Espalhem ao máximo pelos vossos contactos e não se esqueçam de continuar a divulgar pelos vossos entes mais próximos, bloguistas ou não.

Façam do Natal uma realidade!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Natal dos Bloguistas: ponto de situação!

A ideia foi relativamente bem aceite mas como qualquer boa ideia, apenas será eficaz se for concretizada com a parceria conjunta de pessoas interessadas e empenhadas num projecto comum e com um espírito positivo.

A divulgação está a correr de forma surpreendente. Os bloguistas de outros encontros mostram-se preguiçosos e na sua maioria ainda não divulgaram o evento, e a sua ausência no encontro não deverá ser inibição para a sua divulgação. Os bloguistas menos habituados a este convívio mostram-se bastante empenhados e revelam-se excelentes divulgadores e, por vezes, até bastante persuasivos… No entanto, está a faltar algo importante para a divulgação e que toda a blogosfera tem ignorado: o anúncio oficial! Por isso, peço para que possam aproveitar as vossas capacidades, profissionais ou não, e criar uma imagem publicitária reveladora do evento, indicando o espaço, a data e a hora do evento, um slogan condizente e o meu e-mail (goncalofoc@gmail.com) e/ou o meu blogue (http://osabordapalavra.blogspot.com) para que a blogosfera possa responder ao convite proposto. Como slogan, deixo a sugestão interessante do bloguista Sight Xperience “Fazer do Natal uma Realidade!”. Aguardo pela vossa criatividade!

E sugestões? Têm sido poucas ou mesmo nenhumas! Voltando ao bloguista Sight Xperience, este deixou-nos uma ideia extremamente interessante, que passa pela oportunidade de recolha de bens essenciais e oferta a alguma instituição de solidariedade. Assim, cada um poderia trazer um conjunto de peças de vestuário, alimentos ou brinquedos e adicioná-los em conjunto, durante o jantar, para ajuda a instituição comunitária a designar. Inevitavelmente existirá uma troca de presentes, mas quero mais. E este mais também passará por música. Não vivo sem música e o Natal alimenta-me o gosto musical. Aguardam-se propostas para a divulgação de algum projecto musical durante o jantar, de preferência com alguns temas relacionados com o Natal e o Amor.

Criem, divulguem e encham-me a caixa de comentários ou de e-mail com as vossas originais ideias. Conto convosco!

Prémio Dardos

A minha querida Teresa Santos do blogcronicasdateresa sabe reconhecer valor e ofereceu-me o Prémio Dardos.

«O Prêmio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, e suas palavras.

Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web».

As regras a seguir são:

- Exibir a imagem do Selo no blogue;

- Revelar o link do blogue que me/nos atribuiu o Prémio;

- Escolher 10, 15 ou 30 blogues para premiar.


Irei reconhecer também o valor cultural, artístico e de partilha aos seguintes blogues:

Fragmentos Culturais

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Natal Dos Bloguistas: Sintra11122010

Bloguistas & Amigos:


Está escolhido! Na noite de 11 de Dezembro de 2010, na magnífico espaço de Sintra, será realizado o inesquecível Natal dos Bloguistas, com muitas surpresas que prometem encantar os presentes e não só. Já tenho algumas ideias, mas conto com as vossas sugestões dirigidas ao tema do Natal e da Blogosfera.



Agora com a data e o local definidos, podem começar a criar o anúncio oficial para ser reconhecido meritoriamente neste blogue e por toda a blogosfera onde o anúncio será divulgado. Conto com a vossa criatividade e talento!



E encham-se de coragem e determinação na divulgação e presença. O tema merece, o espaço engrandece e os participantes também!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Revelação!

Já passou pelas três principais cidades portuguesas. Começou na Capital, passou pela Invicta e a última vez ficou a festejar com os estudantes finalistas no centro do país. Para cada momento houve um tema. Para cada tema, existiram sugestões criativas. Passou por um período de reflexão para regressar com maior consistência e sob o signo de um tema aprazível. O tema é o Natal e o alvo são os bloguistas! Portanto, preparem-se para o grande e inolvidável:

Natal dos Bloguistas

Não há espaço nem momento definido mas será revelado em breve e será aberto para bloguistas e seus companheiros, cúmplices e compinchas. Por enquanto, comecem a trabalhar na:
Divulgação

Slogan

Anúncio Divulgativo

Sugestões Criativas

...e tudo o que possam acrescentar a um evento que promete muita filhós e rabanada!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Dia produtivo!

Sinto-me como se tivesse colocado uma manada de elefantes numa caixa de fósforos!

Depois de perceber que quem não é para elogiar, não serve para criticar, fiz-me à vida e alimentei os meus novos projectos.

Corpo, Mente e Arte! A tríade do meu sucesso está prestes a começar…

Alguém aposta o que será?

(shiiiuuuuu)

:)

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O Risco da Ausência!

Eu até sou supercomplacente, hiperpaciente e meganatural, mas há coisas que incomodam até o mais tranquilo dos Homens.

Irrita-me a expressão “fica para a próxima” mesmo que eu próprio a profira como resposta a alguém no mesmo tom. Mas para mim “a próxima” é uma oportunidade desperdiçada no mundo dos enigmas e dos destinos por descobrir!

Desagrada-me a eterna promessa de um encontro nunca mais realizado, quando os encontros realizam-se apenas pela simples vontade dos participantes. O tempo também é curto para mim mas respondo com a minha agenda. E a distância era grande demais no tempo dos Afonsinhos…

Tenho prurido com falsos histerismos e reais ausências na mesma pessoa.

Satisfaço-me com as coisas boas da vida.

A luz está comigo e mostra-me o caminho para os sonhos… Sem coincidências!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Percurso ascensional!

Mais um degrau na minha vida!

Até ao momento, são poucos os aplausos. Se fosse para me mandar das escadas abaixo já haveria mais gente, presumo… Os tímidos tornam-se desinibidos na crítica, e os extrovertidos reservam-se no elogio, mas...

O importante é o degrau!

(no mal dos outros, percebo o valor que possuo!)

:)

domingo, 3 de outubro de 2010

U2: Eu Fui!


Depois de uma manhã inteira na fila há um ano atrás sem sucesso, várias solicitações pouco agradáveis e muita inveja a outros participantes no concerto dos U2, surge a notícia de que existe um bilhete disponível a menos de três horas do início do espectáculo. A amizade tem destas coisas…

Começando por Interpol, assumo que não os conhecia, apresentaram um som agradável mas pouco mais. Pede-se mais interactividade aos grupos musicais, principalmente a grupos internacionais que fazem as primeiras partes de grandes bandas, senão serão sempre os grupos da segunda linha. Cantar para si e dizer “obligado” entre cada canção não chega para um estádio cheio. Não fiquei fã!

21h45m: entrada dos U2 com Bono ao leme entoando o grito desportivo da equipa local “Briosa”. A malta de Coimbra deveria ser reduzida porque pouca gente me acompanhou na resposta ao grito, ou então ficaram surpreendidos pelo grande conhecimento de Bono relativamente a Coimbra. Mais tarde, chegou a destacar a bonita Universidade de Coimbra, questionando os restantes elementos da banda sobre as suas vidas se tivesse existido vida académica. Tudo isto com imagens legendadas durante cada discurso, numa prova de esforço e adaptação à realidade e cultura presentes. Nessa altura percebi a diferença de sucesso entre os U2 e os Interpol…

Durante o espectáculo, é impossível ficar indiferente à interpretação de “Still Haven’t Found What I’m Looking For” por um estádio inteiro, pois por momentos as vozes do público silenciaram o vocalista num tom arrepiante. Pouco depois, a chamada de uma jovem do público ao palco para um pouco de “colo” e uma dança a dois com Bono Vox, num momento de meter inveja às outras jovens do público. Será que Bono deixou escapar o seu cartão de visita?

Entre muitos flashes e fumo de tabaco duvidoso, Bono confirma-se como um “monstro de palco” com coração solidário e faz levar ao rubro os presentes com o tema “One”, para muitos considerado o melhor tema musical de todos os tempos. Mais um momento para arrepiar a ponta dos cabelos! Para o final, o tema mais esperado por mim: “With or Without You”, perfeito!

Uma noite de grande valor cultural para o meu álbum de recordações, pecando apenas pelo espectáculo visual. Confesso que esperava um maior número de efeitos especiais, mas a qualidade do áudio confirmou as expectativas elevadas e agradou-me.

Um dia depois, celebrou-se da melhor maneira o dia mundial da música, e quanto mais consumo músico, mais quero! Que vício!

:)

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Eu avisei!

Estou de volta e em grande forma!

Ainda não mudei nada, mas já procurei a mudança e os resultados começam a aparecer…

Em pouco tempo, dancei como nos bons velhos tempos, iniciei novas perspectivas para a minha vida espiritual, recuperei contacto com amigos de longa data, construí novidade na minha vida pessoal, recebi estímulos profissionais, fiz o bem sem olhar a quem, surpreendi os mais cépticos com as maiores aventuras de uma conversa inteligente e hoje foram mais três golos…

A baliza da vida chama por mim e eu marco!

Gooooooolo!

(aplausos)

:)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O Presente escolhe o Futuro!

Preciso de tempo que o tempo não me dá. Sinto o sinal da mudança, mas a mudança ainda é uma incógnita. O tempo desconhece a mudança e a escolha será minha e com exclusiva responsabilidade…minha!

No cruzamento da vida, encontramo-nos! Diversão, trabalho e formação despertam desejos com intensidades diferentes consoante o tempo de cada um. Para a frente, para a direita ou para a esquerda, seguimos rumos que a razão desconhece mas que a emoção multiplica com o risco.

Não conheço aquela rua, mas farei dela a minha avenida e se por ventura se tornar beco sem saída, encontrarei a humildade e a inteligência disfarçadas de atalho.

O arranque para o prazer depende de mim!

(aquecimento do motor)

:)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A melodia da palavra!

Há textos que escrevem melodias e melodias que escrevem textos! Infelizmente, há melodias que ainda não existem, nem textos perfeitos para escrever.

Há canções que fazem milagres, e milagres que se escrevem, tornando-nos poetas do amor e cantores do inimaginável!

Aquela canção existe e encontra-se nas estrofes da vida, simplesmente assim, de olhos fechados e em paz…

…e os textos surgem, mais intensos do que este!

(um sorriso)

domingo, 22 de agosto de 2010

Da noite para o dia!

As pessoas pagam-me com a assiduidade o que eu pago com a pontualidade. A minha pontualidade é um aspecto a rever e em actualização, mas o sentido de compromisso das pessoas está como o país...

As pessoas pautam-se crescentemente pelo oportunismo, a inconstância desgasta-me mas a inteligência valoriza-se!

Ao cansaço físico profissional, acresce o cansaço psicológico pessoal, mas uma simples conversa torna-se o oásis num deserto.

A selecção natural continua, porque há pessoas realmente fantásticas!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Selecção Natural!

Dar com todos e com ninguém ao mesmo tempo não será uma vantagem. Muito menos a relação com pessoas que não transmitem confiança. A incoerência das pessoas é reconhecida mas continua a cansar-me. Sou humano e as desilusões mexem comigo. Depois tudo passa, como o inchaço!

Fica a nata da minha vida! Deliciosa…

:)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Foi Deus!



Eu estive lá! A noite de ontem provou mais uma vez que a música portuguesa está bem viva e recomenda-se. As coisas boas da vida...e momentos que parecem impossíveis! Foi Deus!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Meta: topo!

O seu a seu dono! Apenas as pessoas com um nível acima mereceriam os lugares de topo. Gente que saiba usar tão bem o “não-construtivo” como o “sim-merecido”. Infelizmente, ainda não haverá tanta gente assim e haverá imensa gente deslocada do seu posto natural, incluindo gente especial…Quero o topo!

domingo, 25 de julho de 2010

Sétima Sugestão: Melodia do Adeus



SINOPSE
Numa pequena cidade costeira no Sul, um pai separado (Greg Kinnear) tem a oportunidade de passar o Verão com a sua relutante filha adolescente (Miley Cirus), que tudo o que queria era estar em casa, em Nova Iorque. Ele tenta aproximar-se novamente da filha através da única coisa que têm em comum - a música - numa história sobre a família, a amizade, os segredos e a salvação, que foca ainda os temas do primeiro amor e de segundas oportunidades.

Normalmente os livros que geram filmes perdem qualidade na passagem para o grande ecrã. O filme “Melodia do Adeus” é baseado na obra de Nicholas Sparks, mas apenas conheço o filme e posso dizer-vos que é de valor! Portanto, nem quero imaginar a qualidade da obra escrita…

Um filme emocionante e em crescendo do princípio ao fim, com uma história de amor lindíssima, excelentes interpretações e uma banda sonora que cria um ambiente propício à fragilidade humana e liberdade emocional.

Os meus olhos ainda brilham e recordaram hoje uma grande lição. O amor familiar reflecte-se no amor em sociedade, mas o contrário também sucede, mostrando-nos que cometemos erros mesmo com os que mais amamos e que a vida é efémera demais para os supervalorizar. Perdoem se for preciso e reforcem laços de amor com os que já têm, a vida é mais bonita com a magia das pessoas que amamos.

Se ainda não estão convencidos, vejam o filme! Confesso que já não via um filme assim há muito tempo e as minhas reacções são prova disso.

“Todas as vezes que a luz atravessar a janela que partimos, ou qualquer outra janela, vou ser eu…”

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Brisa da Música: Lights & Darks (Rita Redshoes)


Rita Redshoes – Captain of My Soul

I'm the captain of my soul
I'm the captain of my soul
I ain't got no mercy for my bones
I will sail my ocean all alone, it's true

I saw sirens, I saw ghosts
And all the children in my boat
I fight for glory, not for hope
And I need to let out these words from my throat

(So you shout it)

I'm the captain of my soul
I'm the captain of my soul
I ain't got no mercy for my bones
I will sail my ocean all alone, it's true

I saw wailers, I heard songs
Melodies of wisdom for us to sing along
I raised the anchor of my soul
Cause I need to break free
Before I get old

(So we shout out)

Oh captain, Oh my captain
I'm gonna wade in the water
I'll be washed by new tears
They'll save me from my fears

I'm the captain of my soul
I'm the captain of my soul
I ain't got no mercy for my bones
I will sail my ocean all alone, it's true

I'm the captain of my heart
I'm the captain of my life
I'm the captain of my whole
I'm the captain, the captain of my soul

Ouvir Rita Redshoes é entrar no País das Maravilhas e imaginarmo-nos num nível superior onde a paz, a harmonia e o amor são factores predominantes.

O álbum “Lights & Darks” é uma das novas localidades do País dos Sapatos Vermelhos, onde podemos desfrutar de um som tranquilizante, de uma voz que aquece, de uma mensagem que penetra e de uma bela vista para o planeta dos sonhos!

“Captain of My Soul” é o apelido de Rita, menina que encanta os seus vizinhos pela sua elegância e confiança naquilo que a individualiza: a sua alma. Os vizinhos, impressionados pelo Ritismo, também ficam muito bem na estória, gritando em uníssono a sua coragem e determinação.

Sejam bem-vindos ao encontro de Rita no País dos Sapatos Vermelhos!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Brisa da Música: Porta ao Lado (Miguel Gameiro)



O Teu Nome

Só para afastar esta tristeza
para iluminar meu coração
falta-me bem mais tenho a certeza,
do que este piano e uma canção.

Falta me soltar na noite acesa
o nome que no peito me sufoca,
e queima a minha dor.

Falta-me solta-lo aos quatro ventos
para depois segui-lo por onde for,
ou entao dize-lo assim baixinho
embalando com carinho,
o teu nome, meu amor.

Porque todo ele é poesia,
corre pelo peito como um rio
devolve aos meus olhos a alegria
deixa no meu corpo um arrepio,
porque todo ele é melodia
porque todo ele é perfeição.
É na luz que vem.

Falta-me dize-lo lentamente
falta soletra-lo devagar,
ou então bebe-lo como um vinho,
que dá força pro caminho
quando a força faltar.

Falta-me solta-lo aos quatro ventos
para depois segui-lo por onde for,
ou então dize-lo assim baixinho
embalando com carinho,
o teu nome, meu amor.

Porque todo ele é melodia
e porque todo ele é perfeição.
É na luz que vem.

Falta-me solta-lo aos quatro ventos
para depois segui-lo por onde for,
ou então dize-lo assim baixinho
embalando com carinho,
o teu nome, meu amor.

Tenho imensa pena de não ter assistido a um único concerto dos Pólo Norte, mas a avaliar pelo primeiro álbum a solo de Miguel Gameiro, julgo que não tardará muito tempo até que o assista ao vivo.
“Porta ao Lado” é daqueles álbuns que pegam de imediato do princípio ao fim, tendo como música mais conhecida “Dá-me um Abraço” que representa muito daquilo que sou e serei para as pessoas que mais gosto.
Depois aconselho a ouvirem a música “Filme” e “Alquimia”, mas a que mais me encheu as medidas é “O teu nome”, porque simplesmente diz tudo aquilo que eu vivo neste momento. Eu sou muito desta música!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Música Portuguesa Viva!

Não sou tão patriota como os espanhóis mas assumo que gosto imenso da música portuguesa!

A juntar aos consagrados Rui Veloso, Luís Represas, Mafalda Veiga, Pedro Abrunhosa, Jorge Palma, entre outros, revela-se uma geração de ouro da música portuguesa composta por nomes como Rita Redshoes, David Fonseca, Tiago Bettencourt, The Legendary Tigerman, Virgem Suta, Diabo na Cruz, B Fachada, Deolinda, Oquestrada, entre outros…Pelo meio encontramos fadistas de grande talento como Mariza, Kátia Guerreiro e Ana Moura, projectos colectivos como Amália Hoje e Humanos, projectos individuais como Miguel Gameiro, um hip-hopper de eleição como Boss AC e até a música de intervenção e de humor inteligente dos Homens da Luta, Gel e Falâncio. Uma palavra especial para a chamada “música pimba” que, amada por uns e odiada por outros, continua a ser o combustível essencial para os bailaricos da terrinha. E que saudades deixam…

Muitos nomes ficam por registar, prova do lote crescente da qualidade da música portuguesa actual, mas deixo a minha homenagem à Antena 3 que prima pela divulgação dos vários nomes mencionados e de outros que engrandecem o orgulho de ser português e incrementam a paixão pela música. A satisfação aumenta quando percebemos que é uma rádio estatal e que o dinheiro público está ser bem usado nesta área de entretenimento, pecando mesmo assim por um excesso de música portuguesa cantada em “Inglês”, mas também já senti mais prurido sobre esta questão…Quando se gosta, os pequenos defeitos convertem-se em qualidades!

Fica à vossa consideração mais nomes e boas músicas!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Gosto!


As emoções no seu estado puro arrepiam-me! Iker Casillas é o guarda-redes da selecção espanhola, Sara Carbonero é jornalista e sua namorada, e após muitas críticas sobre a relação do seu trabalho de jornalista com a má prestação da Espanha e de Iker no primeiro jogo com a Suiça, eis que surge a chave de ouro no final. A vitória, os agradecimentos, o beicinho e o beijo. Um dia também quero gritar o meu Amor ao mundo! Assim...

Escapadelas: Benidorm 2010

Benidorm foi o meu último destino turístico escolhido para o plano de férias deste ano. Não significa que seja a última viagem turística em 2010, mas com tanto tempo disponível será a última.

Brasil, Algarve e Benidorm foram três destinos de férias de puro relaxamento. Já há um ano que não tinha férias, precisava de descanso e nada melhor do que escolher a praia para revitalizar corpo e mente, optando pelo Nordeste Brasileiro, pelas melhores praias de Portugal e pela Capital do Turismo Espanhol. As viagens culturais terão de ficar para mais tarde. Aliás, no Verão considero mesmo um desperdício passar o dia enfiado em museus e ruas quentes e velhas, em detrimento da frescura marítima. Tal como é um desperdício fazer piscina em Benidorm quando a praia é um maravilhoso encanto natural. A água do mar é agradável mas longe da “água quente” que me publicitaram…
Mais uma vez em praias espanholas e confirma-se. A mulher espanhola é uma mulher cuidada, elegante, vaidosa e com especial atenção aos acessórios. É no acessório que se estabelece a diferença, e a tatuagem e o piercing é cultural em Espanha e com muito bom gosto.

Não será regra, mas um hábito comum é o chamado “topless”, uma prática respeitada à luz da liberdade humana mas, compreendo o excesso na sua generalidade, julgo que perde o culto que merecia ter e que eu aprecio. Senti saudades damistura de elegância e misteriosismo da mulher portuguesa!

Em Portugal como na Espanha, os chineses intensificam o seu domínio, de tal modo que a avenida principal da praia mais parecia uma das ruas de Pequim. Mas o país mais falado nesta semana foi a Espanha, pelo patriotismo exacerbado dos espanhóis e, muito especialmente, pela campanha que La Roja realizava no Mundial. Os dias de jogo mostraram a verdadeira fúria espanhola, uma mistura entre o Iraque e o baile da terrinha. Fogo de artifício, petardos e música não faltavam e os gritos dos espanhóis estremeciam qualquer canto com uma televisão…
Nem imagino como foi a festa do título de Nuestros Hermanos, mas desejaria estar presente, pela diferença e pelo amor.

Mas o meu amor hoje foi outro, e voltei ao cuidado de seres humanos, cansado das férias mas com imensa convicção do meu regresso pessoal para breve…

Até já…

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Living La Vida Loca!

A noite e o dia durante uma semana!


Olé Benidorm! Hasta...

:)

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Personalidade própria!

Há uma grande diferença entre inocência e autenticidade…

A genuinidade oferece novas oportunidades, o estereótipo quebra as relações…

O prazer ao próximo une, o elogio fácil reforça…

Se o elogio fácil confunde-se com o cinismo, quero ser um hipócrita social em vez de uma mente temerosa…

De mentes temerosas está o universo cheio, e a minha maior liberdade é a minha verdade, só minha e sem preconceitos!

Conheço-me, e para ser bom não preciso de ser igual aos outros!

(de consciência tranquila)

:)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Procuro-me!

As linhas entre o que fui, o que sou e aquilo que quero ser mais parecem um asterisco. O que quero ser é secundário quando não sou o que sou e sou o que fui nas páginas amarelas do livro da Vida. Desconheço a razão, apenas existem possibilidades, mas tenho a certeza que a natureza surgirá de novo!

Encontro-me…

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Ausência & Presenças

Casa-Trabalho, Trabalho-Casa, noites mal dormidas, humores difíceis, situações-limite, ausência...

Telefonemas, mails, mensagens escritas, convites, comentários, preocupações, disponibilidade, presenças…

Em paz convosco, em ebulição comigo, quero mais!

Sou um conquistador!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Brisa da Música: “Longe” de Pedro Abrunhosa

Nos álbuns de Pedro Abrunhosa a dificuldade passa pela escolha de uma música de eleição e este é, de “Longe”, um tesouro de emoções!

Comecei por ouvir o primeiro single deste álbum no concerto acústico no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, na altura apaixonei-me e quis “Fazer o Que Ainda Não Foi Feito”. Antes da saída do novo álbum, cheguei a passar várias vezes pelo Youtube para ouvir um excerto desta música ao vivo.

Mais tarde, tive a oportunidade de ouvir o novo álbum sem grandes atenções para letras ou sonoridades, apenas para sentir, libertar-me e apaixonar-me pelas músicas naturalmente.

E nesta viagem de sonhos, descobri duas músicas que encheram o meu coração e servem ao mesmo tempo de duas homenagens. A primeira, “Se Houver um Anjo da Guarda” dedico-a a mim e ao meu sentido de existência, e a segunda, “Capitão da Areia”, dedico-a a todas as crianças do mundo, mas especialmente às minhas, aos meus afilhados lindos, bonitos e maravilhosos.

Do “ Longe” faz-se perto! Divirtam-se!




Pedro Abrunhosa – Se Houver um Anjo da Guarda

Um homem contou-me
Que da montanha
Se toca o céu,
Que se encontrou ao subi-la
Mas ao descê-la
Se perdeu.
Viu rastos de cobra
E pegadas de leão
“Esta vida não sobra
Quando se olha para o chão!”

E tentou fugir do trilho,
Beijou o tempo como a um filho,
Acordou numa alvorada,
Já sem nada para esconder
E então falou assim:

“Se houver um Anjo da Guarda
Que me abrace
E se guarde dentro de mim,
É tão só estar só no fim.”

Outro homem contou-me
Que da cidade
Se vê o mundo,
Que é tão doce o desejo,
Que nenhum beijo
É profundo.
Viu escadas de ouro
E telhados de rubi,
Pensou que o maior tesouro
É cada qual saber de si.

E tentou fugir da sombra,
Dizer à luz que não se esconda,
Correu as ruas, uma a uma,
Já sem nada pra perder
E então gritou assim:

“Se houver um Anjo da Guarda
Que me abrace
E se guarde dentro de mim,
É tão só estar só no fim.”




Pedro Abrunhosa – Capitão da Areia

À noite,
Há fadas pelo céu,
Gigantes como eu,
Cuidado!
Há sombras na janela,
Peter Pan dança na estrela,
Não acordes na viagem.
Conta-me uma história
De tesouros e luar,
És capitão da Areia,
E pirata de Alto Mar
Agora,
As cortinas têm rostos,
São fantasmas bem-dispostos,
Cuidado!
O Super-homem está a caminho,
Traz o Panda e o Soldadinho,
Fecha os olhos e verás.
Às vezes
Há dragões que têm medo
E é esse o seu segredo,
Cuidado!
Vivem debaixo da cama,
Brincam com o Homem-aranha,
Vais levá-los no teu sono.
Conta-me uma história
De tesouros e luar,
És capitão da areia,
E pirata de alto mar
Conta-me uma história
Onde eu entro devagar,
És capitão da areia
Diz-me onde me vais levar

Escapadelas: Diário Brasileiro #7

O dia do regresso. Levantei-me de manhã ainda a tempo de me despedir do mar com um mergulho, beber a última água de coco desta viagem e provar doce de Açaí. Depois é o que imaginam. Arrumações de última hora, despedidas, burocracias, tempos de espera e tempo para balanços. Usando a escala brasileira de 1 a 10, dou um 7 a esta viagem. Esperava mais, mas não posso amar uma viagem onde os compromissos turísticos são desvalorizados para meu prejuízo, ficando com a sensação de perda por não tomar conhecimento de Pipa, não queria ultrapassar chuva nas minhas “férias de Verão” e gostaria de usufruir de maior animação nocturna que não existia e de preços mais baixos, conforme me tinha sido sugestionado.

No entanto, o balanço é positivo, pois estive com uma pessoa muito especial, conheci pela primeira vez um mar quente e paradisíaco, um povo na sua maioria muito cordial e acolhedor, um hotel com excelentes condições físicas e humanas, uma gastronomia deliciosa, bem condimentada e diversificada e uma cidade óptima para viver o tursimo e o comércio, em simultâneo.

Dificilmente voltarei a Natal porque apenas repito destinos internacionais com qualidade acima da média, não sendo o caso, mas voltarei ao Brasil porque sinto que é um mundo ainda por descobrir. Brasil Forever!


Gonçalo Cardoso, 20/04/2010

sábado, 5 de junho de 2010

Escapadelas: Diário Brasileiro #6

Feira de Artesanato. Almoço. Sorvete de Açaí e Cupuaçú. Praia com direito a mergulho no mar de noite. Piscina até às 21h. Banho. Jantar Buffet com oferta de caipirinha. Quarto do Hotel para semi-arrumação da mala.

Chega-se o último dia e é assim. Viver o dia intensamente com o desejo para que nada possa deixar saudade e que tudo será vivido num único momento!

Confesso que detesto arrumar a mala, tenho sempre receio de me esquecer de alguma coisa. Que trauma!

Gonçalo Cardoso, 19/4/2010

P.S.: No último dia também houve caracóis. Um deles está na imagem em cima. Mas há mais! Há fotos de longe, de perto, de lado, de cima, de baixo, até ao momento em que chega uma senhora e revela que estes caracóis são venenosos. Ups...

Prémio: Homens Fabulosos

O Bartolomeu do blogue Santos & Santinhos deixou-me este prémio que me orgulha! Reflicto sobre a expressão "Homens Fabulosos" e identifico-me. Assumo-me como um desses Homens e o Amor próprio também me permite confirmar a qualidade dos outros. Sou Homem de elogio fácil e o elogio em forma de prémio vai para:

Eli

Susaninha Brinquinho

Rafeiro Perfumado

Fragmentos Culturais

Ana Borges

Apenas Momentos

Celisoleil

Izzie

Sarinha Sussurro

Migalhas

Kathy

A energia do bem depende agora de vocês...continuem!

sábado, 29 de maio de 2010

Oficialmente de Férias!

Próxima paragem--------> ALGARVE

Comer
Beber
Dormir
Piscina
Praia
Diversão
Literatura
Compras
Passeios ao luar
Desfiles de pele quente

(...)

Algarve 2010 - 29 de Maio a 4 de Junho - Um sorriso por cada turista!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Agir para Reflectir, Reflectir para Agir: redes sociais!

"Cada vez mais, as redes sociais em modo Facebook, My Space e outras do género, empurram os blogues para aquela zona do fora de moda, aquelas coisas que já foram o máximo mas deixaram de ser. Um blogue? E há quem torça o nariz, clamando virtudes modernas do facebook e afins.

Mas acaba por agradar-me, o facto dos blogues terem deixado, aparentemente, de ser a última coca-cola do deserto. Agora não há moda, há militância.

Só vem aqui quem realmente gosta de cá vir, independentemente das modas.

Positivo!"

Pedro Ribeiro, no blogue "Dias Úteis", no dia 24/05/10

Eu sou militante, preservo a militância e partilho-a ao mundo! Sou bloguista de corpo e alma e em quatro anos de partilha continuo a escrever como se fosse o primeiro dia. Nao sou de modas, sou de convicções, e O Sabor da Palavra continuará por prazer próprio!

Obrigado Pedro Ribeiro, pelas tuas palavras tão simples como incisivas. Admiro a tua versatilidade!

Escapadelas: Diário Brasileiro #5

No dia anterior tinha ficado combinado com o bugueiro que passaria no hotel cerca das 8h45m para a viagem a litoral sul de Natal, nomeadamente à tão desejada praia de Pipa.
À hora marcada estava presente no local combinado mas os minutos passaram e ninguém apareceu.

Resultado: o acordo tinha sido desfeito unilateralmente pelo bugueiro sem qualquer aviso e a manhã tinha sido consumida por um tempo de espera desnecessário.

Conclusão: a viagem ao Brasil fica definitivamente marcada pela falta de compromisso dos agentes turísticos em Natal.

No dia da chegada ao aeroporto de Natal, nenhum operador estava à minha espera para fazer o transfer para o hotel, a meio da semana falhou a primeira viagem de Buggy e no final da semana a situação repetiu-se com um novo agente. Este tipo de atitudes revela uma imagem de falta de seriedade desta classe turística e uma falta de respeito pelos turistas que pagam bem caro a sua estadia diária em Natal e desejam explorar ao máximo as suas maravilhas naturais. Eu queria ir a Pipa, mas não me deixaram…E por hoje é tudo…

sábado, 22 de maio de 2010

Rock In Rio: Eu Fui!

O Rock In Rio regressou a Lisboa, mas por momentos houve gente que pensou estar no verdadeiro Rio de Janeiro, tal era o calor que se sentia no Parque da Bela Vista. Mas não foi fácil chegar à Bela Vista do Palco Mundo, das encostas verdejantes, do slide, da roda gigante e da fenomenal moldura humana…Primeiro o comboio, depois o autocarro e à chegada uma diversidade de barreiras de segurança que mais parecia a entrada para um qualquer estabelecimento prisional.



À chegada, já a Mariza colocava o seu vozeirão ao serviço das Gentes da Sua Terra, mostrando uma faceta interactiva com o público que desconhecia, chegando a interpretar esta música no meio do público. A surpresa chegou na última interpretação, com o mítico tema dos Nirvana “Come As You Are” na voz de Mariza, algo completamente diferente!



Chegar mais à frente e escolher um lugar ao pôr-do-sol para assistir de perto aos ventos fortes da Bahia proporcionados por uma grande mulher chamada Ivete Sangalo. Cheguei a ver um cartaz que dizia “Ivete Sangalo Adopta-me” e, se não tivesse a melhor mãe do mundo, bem que poderia ter sido eu a escrevê-lo… Mas não tenho ciúmes do seu primeiro filho, quero apenas continuar a sentir as suas boas energias, alimentadas pela recente maternidade, notando-se a felicidade de Ivete como mãe, mas um ligeiro excesso de peso também. Nada que uns bons concertos em Portugal não resolvam… No palco, uma mescla entre os clássicos e os temas recentes do novo álbum “Pode Entrar”, uma mulher que cansava só de ver, uma banda divertida e um grupo de dança em perfeita sintonia. Na plateia, ninguém indiferente, numa coreografia de multidão que impressionava, com comboios humanos, mãos no ar, saltos de alegria, vozes em uníssono e a excitação natural dos brasileiros. Faltaram apenas alguns temas intimistas de eleição, mas o momento era mais para Carnaval…



Com a lua sobre o recinto e uma temperatura extremamente agradável, John Mayer brindou os presentes com um espectáculo intimista e cheio de classe digno de um artista por completo que respira música por todos os poros. Nota-se que John Mayer não é apenas mais um rosto bonito da música internacional, há talento, há trabalho e há muita dedicação e humildade em palco.



Acabou o concerto a tocar com a sua guitarra no chão do palco, numa posição muito pouco ortodoxa, e num momento de grande manifestação artística. Só não lhe perdoo a ausência de “Free Falling”…



Last but not the least, a cabeça de cartaz Shakira, com um espectáculo acima das minhas expectativas. Vale mais do que a sua imagem e revelou ao vivo uma presença muito simpática, uma preocupação em falar em português e com uma qualidade bastante razoável, uma voz poderosa e uma energia em palco que fez recordar outros furacões da América do Sul. Conseguiu motivar-me para conhecer algo mais e conseguiu. Para ver e rever…

No regresso, sono e mais sono, desejando tantas vezes pela minha cama no interior do comboio, mas com a paz de espírito de uma missão cumprida por uma vida feliz e por um mundo melhor. Rock In Rio: eu fui…com muito orgulho!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Rock In Rio: Eu Vou!

Falta pouco, muito pouco para me estrear num dos palcos mais desejados por mim nos últimos anos, o mundialíssimo Rock In Rio!

Há dois anos atrás tive de adiar os meus sonhos porque tive de marcar uma viagem para a Tunísia nessa mesma semana, logo na altura em que queria rever a “minha” Ivetinha, mais um furacão da Bahia. No próximo dia 21 de Maio já poderei gritar “Ivetinha, cadê você? Eu vim aqui só pra te vê!”. Mas verei mais. Na ordem do dia teremos ainda a talentosa fadista Mariza com “Chuva” apenas na música, John Mayer e o seu espectáculo intimista, a enérgica Shakira e muito, muito mais… Os Oquestrada também estarão no palco secundário, vamos ver se poderei trocar o Palco Mundo na altura…

10, 9, 8, 7,6…

:)

domingo, 16 de maio de 2010

Queima das Fitas de Coimbra 2010: rescaldo!

Terminou ontem mais uma edição da Queima das Fitas de Coimbra e numa semana consegui estar presente em duas noites no Queimódromo. Na noite do encontro de blogueiros, participei no enérgico espectáculo de um dos furacões da Bahia, a belíssima Daniela Mercury, numa noite com música intensa, danças arrojadas e até com chuva. Afinal de contas, apenas a intérprete era do Brasil e continuamos na Europa!

Depois de uns dias a secar a capa preta da chuva e a lavar os sapatos dignos de um servente de pedreiro, fui ao concerto de David Fonseca. Um dejá vu, uma vez que a primeira e única vez que o tinha visto tinha sido num concerto de Queima das Fitas. Com um cabelo mais crescido, mas sempre muito bem vestido e com aquele ar de quem está a pedir uma trinca, David Fonseca espalhou charme na multidão e cheguei a ver cartazes com pedidos do seu número de telemóvel e uma miúda atrás de mim ainda lhe chegou a pedir um filho. “Faz-me um filho”, dizia ela. Houve ainda tempo para impropérios masculinos quanto à minha altura, acrescidos da minha forma efusiva e libertadora de dançar, mas para a dor de cotovelo apenas tenho duas palavras: temos pena!

David Fonseca tem a grande qualidade de misturar os seus temas musicais com os temas musicais de outros artistas, ficando uma combinação extremamente agradável com coreografias ainda melhores, e com um alinhamento diverso. Um concerto de loucos, do princípio ao fim, aumentando a intenção de repetir a dose!

E assim foi a Queima, sem queimaduras…