sábado, 15 de maio de 2010

III Encontro Nacional de Blogueiros: o rescaldo!

O Encontro de Blogueiros no Porto tinha sido um enorme sucesso, ao ponto de deixar pessoas a sonhar acordadas durante uma semana, e por essa razão, e a pedido de várias famílias, decidi organizar novo encontro para breve. Assim foi, Coimbra foi a opção escolhida. O sucesso era previsível: onda humana do Porto, maior proximidade a Lisboa (local do primeiro encontro), local central de Portugal, e sábado à noite da Queima das Fitas. Contudo, a opção foi errada.

Foi o encontro com menor número de participantes (nove) e com o maior número de ausências não justificadas após as suas confirmações, o que acho bastante lamentável, porque uma confirmação pressupõe um compromisso para a própria pessoa, para mim e para o dono do espaço reservado e todos os compromissos serão assim quebrados. Além disso, a grande maioria dos participantes eram pessoas já conhecidas, o que, não desfazendo das magníficas pessoas já conhecidas em edições anteriores, retirou algum encanto da essência da novidade nestes encontros e, dada a época em questão, o restaurante estava cheio e com um ruído de fundo intenso que dificultava a interacção entre os presentes.

O encontro começou com hora e meia de atraso, por atraso meu e imponderáveis de última hora, admitindo mais uma vez a minha falta de pontualidade em encontros informais. Uma característica ainda para rever!

Durante o jantar, houve tempo para a entrega da merecida surpresa para a Celina, o questionário de Proust, troca de textos pessoais (mais uma vez sob a minha selecção na sua maioria) e o registo no livro das memórias dos encontros de blogueiros. No entanto, o ruído incomodativo tornou o encontro mais disperso e raramente senti um único grupo na mesa, quando em condições normais seria possível, dado o menor tamanho do grupo relativamente a edições anteriores.

Desculpem-me o negativismo desta crónica, houve sem dúvida momentos bons mas confesso que esperava mais e o cansaço não me deixa mostrar, neste momento, a cor de sábado à noite. Contudo, prometo que mais encontros existirão, no entanto só após um maior período de reflexão e reestruturação do molde dos encontros. Já há ideias, espero também as vossas, mas para breve haverá silêncio sobre este tema. Eu preciso de mais, e o meu blogue também!

24 comentários:

DoceSussurro disse...

Finalmente :)
O rescaldo!

Compreendo bem o que descreves.. Realmente é de lamentar o nº de desistências de última hora, mas enfim...

Eu estranhei um pouco o 'silêncio' depois do dia do jantar... e especialmente o teu! Agora percebo.
Talvez as condições não fossem de facto as melhores.

Ficamos todos em reflexão, então.
Aguardando novidades!
Eu sei que não vais desistir :))

Beijinho doce*

andreia disse...

n desistas! cm tu msm dizes.. as coisas novas custam a entranhar! um dia vais ter um encontro em q será tanta gente q nem conseguirás dizer um olá a todos!
estou de volta de terras francesas.. e por incrivel q pareça.. lá nasceu a vontade de um blog.. dps conto.te o porquê! bj

Gonçalo disse...

Doce Sussurro:

O rescaldo seria mais breve se a motivação fosse proporcional à sua descrição. Não foi. Mas não vale a pena falar muito de situações passadas, vale a pensar pensar na palavra reflexão e sobretudo na palavra acção.

Estou aí, com toda a força!

:)

Beijinhos e muito obrigado :)

Gonçalo disse...

Andreia:

Volto a repetir que quero saber tudo sobre as tuas aventuras em terras francesas, nomeadamente essa história do blogue. Será que terei mais um blogue nos meus favoritos?

:)

Primeiro estranha-se, depois entranha-se, mas não me importa a quantidade, importa-me a qualidade. Apenas isso!

:)

Beijinhos***

Fátima Santos disse...

Espero q n fiques desencorajado para mais encontros:)

Hugo Pais disse...

Gonçalo: peço desculpa não ter respondido antes ao convite. Li o comentário que deixas-te no meu blog antes, mas acabei por não responder por não ter interesse no jantar. Talvez noutra altura, mas Queima é Queima, e é para passar com os amigos do meu curso.

Li agora o rescaldo, e mesmo com o tom negativista com que o escreves pareceu-me interessante. Eu percebo, pois Queima é mesmo uma altura muito complicada de organizar jantares, há muita coisa a acontecer ao mesmo tempo.

Não prometo que venha a participar num destes encontros, porque a minha actividade como blogueiro não é das mais consistentes e aquela a que eu preste mais atenção, mas parecem-me interessantes, sem dúvida.

Cumprimentos

Gonçalo disse...

Fatucha:

Não ficarei. Apenas é mais um motivo para a mudança desejada neste tipo de encontros.

:)

Beijinhos***

Gonçalo disse...

MVP:

A tua razão é legítima e honesta. Não foste porque não quiseste, tens outros planos melhores considerando a época em questão como estudante.

Gostaria de poder contar contigo em futuros encontros, mas se assim não fôr, continua mesmo assim a partilhar ideias comigo.

Um abraço e bom final de ano lectivo :)

izzie disse...

Nós, mulheres ambulantes do teu harém, já demos algumas ideias.
Nós mesmos já conversamos sobre isto... e mais que o cansaço que nos preseguiu Domingo inteiro, a capa que, agora depois de seca, vai ser escovada, os sapatos que nunca mais vão ser os mesmos e o Swirl de Maça e Canela (:D)... sei, vi, senti o que escreves.

A mim, também não me enganas ;)

Beijinho - sabes que breve ou não espero por ti, em Aveiro, Porto e no IV encontro, certo?

ana disse...

Olá Gonçalo!

Vim cá parar por causa de uma conversa com a Doce Sussurro, uma das minhas meninas da blogosfera, a par com a Susaninha. E vim confessar a minha falha, aquando do encontro de blogueiros aqui no Porto: sou uma parvinha de uma envergonhada (embora possa não parecer) e quando a Susaninha me falou, apesar da enorme vontade de as conhecer, fiquei renitente e não dei o meu nome :( Aceito todo o tipo de castigo hehe Arrependo-me e penso que nunca mais me irá passar pela cabeça não participar pois a invejinha foi muita quando li os relatos delas!

E hoje falava com a Docinha sobre este encontro que descreves e sobre a generosidade que sei que é preciso ter para estas organizações. Vim dar-te os meus parabéns por isso. E vim para ficar, se me puder sentar aqui ao sabor das palavras :)

Deixo um beijinho :)

Poetic Girl disse...

Não estive em nenhum dos encontros com muita pena minha como bem sabes. Mas uma coisa te digo, do que vou lendo dos participantes é de louvar a tua organização e a forma como incentivas toda a gente a participar. Admiro-te por isso. Não é tarefa fácil organizar-se jantares, seja de que tipo fôr (com amigos intimos por vezes também dá mau resultado), por isso quero te dar aqui o meu elogio por essa vontade de levar as coisas avante.

Beijo grande

Celisol disse...

Bem, talvez tenha sido menos "místico" é verdade, nem por isso menos bom do que o segundo, mas sou suspeita: recebi uma prenda!
(brevemente lhe darei o devido destaque)
Resumindo (por agora): eu gostei!

Gonçalo disse...

Izzie:

Não precisamos de mais encontros de blogueiros para nos encontrarmos, por isso é que admito que estaremos juntos em breve e que mais encontros de blogueiros existirão também.

Obrigado pelo apoio!

:)

Beijinhos, grandes ***

Gonçalo disse...

Ana Ferro:

Senta-te, toma um copo e relaxa...as palavras são nossas!

:)

Ainda bem que reconheces a tua falha do segundo encontro de blogueiros, apenas provaste mais uma vez que a timidez não melhora a qualidade de vida, e que a aventura e o desafio são o caminho a seguir!

Já aprendi essa lição, espero que tenhas aprendido a tua, aguardando-te para um novo encontro com a organização de todos!

:)

Um beijo, grande *;)

Gonçalo disse...

Poetic Girl:

Há uns anos atrás organizei um encontro de colegas de curso, mesmo logo após o final do curso, e foi um verdadeiro fiasco. Desta vez procuro encontros com pessoas inicialmente desconhecidas e prova-se mais uma vez que este tipo de eventos exige pacência e perseverança. A organização somos nós que a fazemos, espero contar com a tua no próximo!

:)

Um beijo grande e obrigado pelo carinho ;)

Gonçalo disse...

Celisol:

Já tinha ficado bem impressionado contigo no primeiro encontro, porque há olhares que valem mais que mil palavras, e neste terceiro encontro confirmei tudo aquilo que esperava. Gosto muito da tua presença!

Um beijo, assim, grande * :)

ana disse...

Aprendi sim! Se aprendi! Aliás, tenho vindo a aprender ao longo da vida pois isto já foi muuuiiiito pior!! Ao ponto de pensar em mim há uns anos atrás e ter vontade de ir na máquina do tempo para me auto-esbofetear!!!

Ficarei com certeza, relaxadinha! Gostei do que fui lendo. E as referências foram mais que óptimas :)

Um beijinho e um obrigada pelo sorriso na recepção :)

Brinquinho da cantareira disse...

SIR GONGAS....
Pode não ter sido perfeito , mas foi bom....
TU ÉS A ALMA DOS ENCONTROS BLOGUEIROS:)
Não se pode desistir...
Não faças isso...
EU ÃO PERMITIREI...
GOSTO DE TI E ACREDITA QUE NO PROXIMO VAI SER MELHOR:):)

TU MERECES MUITO:)
XI:)

Gonçalo disse...

Ana Ferro:

Toma lá outro:

:)

Apanhaste? :P

Fico feliz por sentir a tua reconhecida evolução e por uma menor auto-flagelação correspondente, leia-se, auto-esbofeteamento :P

Quero ver-te mais vezes por aqui, eu também te irei visitar regularmente, gostei!

:)

Beijinhos ***

Gonçalo disse...

Susaninha:

Já tinha saudades dos teus comentários, apesar de achar que o melhor em ti está em tudo, independentemente dos comentários.

Obrigado pela força e carinho, e retribuo com toda a honestidade dizendo-te que fizeste falta neste encontro. Principalmente por ti, mas também por mil e uma pessoas que viriam atrás de ti :)

Um beijinho grande, assim *:)

Scarlet_Perry disse...

Adorava ter ido! :(
Lamento nao ter corrido como o previsto. :(
Para a proxima espero poder estar presente.
Beijocas e obrigada pela critica positiva ao meu blog.
Tudo o que possa fazer para tornar a comunidade feminina feliz! ;)
Muuuaaaa**

Gonçalo disse...

Scarlet Perry:

Espero por ti para a próxima vez. Enquanto isso tentarei continuar com as minhas críticas construtivas.

Um beijo, grande *:)

José Luís Reis disse...

Gonçalo, foi muito bom o encontro, Esperamos pelo próximo,..., uma abraço

Gonçalo disse...

JLR:

Fico feliz por teres gostado e apontemos para o próximo, que será ainda melhor :)

Um abraço!