"O Sabor da Palavra" cresceu. E descobriu que o Sol é a marca da sua essência. Mas nenhuma essência se revela na totalidade, revelando o pedaço de um todo forte e consistente. Um raio de sol para todos! Este é o meu Ponto de Luz!
sábado, 29 de maio de 2010
terça-feira, 25 de maio de 2010
Agir para Reflectir, Reflectir para Agir: redes sociais!
Mas acaba por agradar-me, o facto dos blogues terem deixado, aparentemente, de ser a última coca-cola do deserto. Agora não há moda, há militância.
Só vem aqui quem realmente gosta de cá vir, independentemente das modas.
Positivo!"
Pedro Ribeiro, no blogue "Dias Úteis", no dia 24/05/10
Eu sou militante, preservo a militância e partilho-a ao mundo! Sou bloguista de corpo e alma e em quatro anos de partilha continuo a escrever como se fosse o primeiro dia. Nao sou de modas, sou de convicções, e O Sabor da Palavra continuará por prazer próprio!
Obrigado Pedro Ribeiro, pelas tuas palavras tão simples como incisivas. Admiro a tua versatilidade!
Escapadelas: Diário Brasileiro #5
À hora marcada estava presente no local combinado mas os minutos passaram e ninguém apareceu.
Resultado: o acordo tinha sido desfeito unilateralmente pelo bugueiro sem qualquer aviso e a manhã tinha sido consumida por um tempo de espera desnecessário.
Conclusão: a viagem ao Brasil fica definitivamente marcada pela falta de compromisso dos agentes turísticos em Natal.
No dia da chegada ao aeroporto de Natal, nenhum operador estava à minha espera para fazer o transfer para o hotel, a meio da semana falhou a primeira viagem de Buggy e no final da semana a situação repetiu-se com um novo agente. Este tipo de atitudes revela uma imagem de falta de seriedade desta classe turística e uma falta de respeito pelos turistas que pagam bem caro a sua estadia diária em Natal e desejam explorar ao máximo as suas maravilhas naturais. Eu queria ir a Pipa, mas não me deixaram…E por hoje é tudo…
sábado, 22 de maio de 2010
Rock In Rio: Eu Fui!
À chegada, já a Mariza colocava o seu vozeirão ao serviço das Gentes da Sua Terra, mostrando uma faceta interactiva com o público que desconhecia, chegando a interpretar esta música no meio do público. A surpresa chegou na última interpretação, com o mítico tema dos Nirvana “Come As You Are” na voz de Mariza, algo completamente diferente!
Chegar mais à frente e escolher um lugar ao pôr-do-sol para assistir de perto aos ventos fortes da Bahia proporcionados por uma grande mulher chamada Ivete Sangalo. Cheguei a ver um cartaz que dizia “Ivete Sangalo Adopta-me” e, se não tivesse a melhor mãe do mundo, bem que poderia ter sido eu a escrevê-lo… Mas não tenho ciúmes do seu primeiro filho, quero apenas continuar a sentir as suas boas energias, alimentadas pela recente maternidade, notando-se a felicidade de Ivete como mãe, mas um ligeiro excesso de peso também. Nada que uns bons concertos em Portugal não resolvam… No palco, uma mescla entre os clássicos e os temas recentes do novo álbum “Pode Entrar”, uma mulher que cansava só de ver, uma banda divertida e um grupo de dança em perfeita sintonia. Na plateia, ninguém indiferente, numa coreografia de multidão que impressionava, com comboios humanos, mãos no ar, saltos de alegria, vozes em uníssono e a excitação natural dos brasileiros. Faltaram apenas alguns temas intimistas de eleição, mas o momento era mais para Carnaval…
Com a lua sobre o recinto e uma temperatura extremamente agradável, John Mayer brindou os presentes com um espectáculo intimista e cheio de classe digno de um artista por completo que respira música por todos os poros. Nota-se que John Mayer não é apenas mais um rosto bonito da música internacional, há talento, há trabalho e há muita dedicação e humildade em palco.
Acabou o concerto a tocar com a sua guitarra no chão do palco, numa posição muito pouco ortodoxa, e num momento de grande manifestação artística. Só não lhe perdoo a ausência de “Free Falling”…
Last but not the least, a cabeça de cartaz Shakira, com um espectáculo acima das minhas expectativas. Vale mais do que a sua imagem e revelou ao vivo uma presença muito simpática, uma preocupação em falar em português e com uma qualidade bastante razoável, uma voz poderosa e uma energia em palco que fez recordar outros furacões da América do Sul. Conseguiu motivar-me para conhecer algo mais e conseguiu. Para ver e rever…
No regresso, sono e mais sono, desejando tantas vezes pela minha cama no interior do comboio, mas com a paz de espírito de uma missão cumprida por uma vida feliz e por um mundo melhor. Rock In Rio: eu fui…com muito orgulho!
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Rock In Rio: Eu Vou!
Há dois anos atrás tive de adiar os meus sonhos porque tive de marcar uma viagem para a Tunísia nessa mesma semana, logo na altura em que queria rever a “minha” Ivetinha, mais um furacão da Bahia. No próximo dia 21 de Maio já poderei gritar “Ivetinha, cadê você? Eu vim aqui só pra te vê!”. Mas verei mais. Na ordem do dia teremos ainda a talentosa fadista Mariza com “Chuva” apenas na música, John Mayer e o seu espectáculo intimista, a enérgica Shakira e muito, muito mais… Os Oquestrada também estarão no palco secundário, vamos ver se poderei trocar o Palco Mundo na altura…
10, 9, 8, 7,6…
:)
domingo, 16 de maio de 2010
Queima das Fitas de Coimbra 2010: rescaldo!
Depois de uns dias a secar a capa preta da chuva e a lavar os sapatos dignos de um servente de pedreiro, fui ao concerto de David Fonseca. Um dejá vu, uma vez que a primeira e única vez que o tinha visto tinha sido num concerto de Queima das Fitas. Com um cabelo mais crescido, mas sempre muito bem vestido e com aquele ar de quem está a pedir uma trinca, David Fonseca espalhou charme na multidão e cheguei a ver cartazes com pedidos do seu número de telemóvel e uma miúda atrás de mim ainda lhe chegou a pedir um filho. “Faz-me um filho”, dizia ela. Houve ainda tempo para impropérios masculinos quanto à minha altura, acrescidos da minha forma efusiva e libertadora de dançar, mas para a dor de cotovelo apenas tenho duas palavras: temos pena!
David Fonseca tem a grande qualidade de misturar os seus temas musicais com os temas musicais de outros artistas, ficando uma combinação extremamente agradável com coreografias ainda melhores, e com um alinhamento diverso. Um concerto de loucos, do princípio ao fim, aumentando a intenção de repetir a dose!
E assim foi a Queima, sem queimaduras…
sábado, 15 de maio de 2010
III Encontro Nacional de Blogueiros: o rescaldo!
Foi o encontro com menor número de participantes (nove) e com o maior número de ausências não justificadas após as suas confirmações, o que acho bastante lamentável, porque uma confirmação pressupõe um compromisso para a própria pessoa, para mim e para o dono do espaço reservado e todos os compromissos serão assim quebrados. Além disso, a grande maioria dos participantes eram pessoas já conhecidas, o que, não desfazendo das magníficas pessoas já conhecidas em edições anteriores, retirou algum encanto da essência da novidade nestes encontros e, dada a época em questão, o restaurante estava cheio e com um ruído de fundo intenso que dificultava a interacção entre os presentes.
O encontro começou com hora e meia de atraso, por atraso meu e imponderáveis de última hora, admitindo mais uma vez a minha falta de pontualidade em encontros informais. Uma característica ainda para rever!
Durante o jantar, houve tempo para a entrega da merecida surpresa para a Celina, o questionário de Proust, troca de textos pessoais (mais uma vez sob a minha selecção na sua maioria) e o registo no livro das memórias dos encontros de blogueiros. No entanto, o ruído incomodativo tornou o encontro mais disperso e raramente senti um único grupo na mesa, quando em condições normais seria possível, dado o menor tamanho do grupo relativamente a edições anteriores.
Desculpem-me o negativismo desta crónica, houve sem dúvida momentos bons mas confesso que esperava mais e o cansaço não me deixa mostrar, neste momento, a cor de sábado à noite. Contudo, prometo que mais encontros existirão, no entanto só após um maior período de reflexão e reestruturação do molde dos encontros. Já há ideias, espero também as vossas, mas para breve haverá silêncio sobre este tema. Eu preciso de mais, e o meu blogue também!
quarta-feira, 5 de maio de 2010
III Encontro Nacional de Blogueiros: confirmações!
O dia está escolhido: 8 de Maio. A hora também: 20 horas. A cidade dá pelo nome de Coimbra. Só faltava o espaço e já está reservado:
Restaurante Arco – Íris
(R. Fontinha 5 – Corujeira, COIMBRA 3045-069, Tlf. 239440107)
Indicações: Seguir o IC2, no sentido Porto-Coimbra, até chegar a uma grande rotunda e seguir a direcção “A1+ S. Martinho do Bispo”. Seguir em frente cerca de um km e mudar de direcção à direita no sentido Fala + Corujeira, descer uma pequena rampa e mudar de direcção à esquerda na direcção de Corujeira, passar um pequeno túnel e o Restaurante é logo à vossa direita. Boa viagem!
O menu é o seguinte:
Pão, Azeitonas, Couverts, Vinhos (Branco e Tinto), Cerveja, Sumos, Águas
1º Prato: Bacalhau à Lagareiro
2º Prato: Rolinhos de Lombo de Porco e Bacon
Sobremesa
Café
Tudo isto por 15 euros!
As pessoas já confirmadas são as seguintes:
Gonçalo
Sonhadora
Celisol
Terra de Encanto
Aninhas
Izzie
Eli ( e a sua amiga Susana)
Pxeu
Pisces Girl
Filipa ( e a sua amiga Célia)
José Luís Reis
Mais tarde aparecerão:
Shell e Sea
Cecília
Ainda é possível que surjam mais confirmações, sendo actualizada esta lista de imediato, mas às pessoas confirmadas peço desde já para anunciarem as vossas sugestões alusivas ao espírito do blogueiro e ao tema deste encontro “Vida Académica”.
Volto a lançar a minha sugestão dos outros encontros, cada um deverá levar um texto alusivo ao seu blogue que irá ser lido durante o jantar pelos presentes. Portanto, sejam criteriosos na escolha, mas aviso desde já que quem não levar texto terá castigo e dos duros. Não é assim, Sarinha? :)
Peço-vos também para, se possível, enviarem-me o vosso contacto telefónico para o meu e-mail goncalofoc@gmail.com, para qualquer eventualidade de última hora.
Saudações Blogueiras :)
Prémio Blog de Ouro
Regras:
1. Por que acha que mereceu este prémio?
Pela qualidade que pretendo incrementar neste blogue e pela relação única que temos proporcionada pela qualidade!
2.O Blogue que o indicou merecia o Prémio Blog de Ouro?
É um blogue carregado de sentimentos e emoções, e reproduzido com uma qualidade escrita que impressionou-me desde o primeiro Momento. Há pessoas que escrevem tão bem que até arrepia!
3.Indicar o selo para 10 blogs
O Amor Acontece?
Fragmentos Culturais
Sair das Palavras
Poetic Girl
Caderno de Exercícios
Unleash Your Thoughts
Brinquinho da Cantareira
Doce Sussurro
Os Anjos voam porque se fazem leves
Rafeiro Perfumado
Sorriso.
segunda-feira, 3 de maio de 2010
III Encontro Nacional de Blogueiros
A noite de 8 de Maio será mesmo uma das melhores noites de Coimbra e no sábado ao marcar restaurante apercebi-me ainda mais disso, porque o dono apenas tinha 15 vagas no restaurante para reserva. Marquei na mesma porque gosto, mas à condição, porque temo que possam surgir mais do que 15 pessoas. Por isso peço-vos de imediato para que me possam dizer se a vossa presença está mesmo confirmada e se serão acompanhados por mais alguém da vossa parte ou se irão sozinhos.
Avisem-me o mais rápido possível, no máximo até amanhã, 4 de Maio. Caso seja necessário, marco noutro restaurante e descansem que já há alternativas.
Saudações blogueiras :)
sábado, 1 de maio de 2010
Brisa da Música: Susan Boyle - Proud
Susan Boyle – Proud
All of my life I have watched you
climbing mountains, chasing dreams
All of my life you gave me everything
but you don't have to give the world to me
Just say you love me as I am,
say you want me as I am,
say I'm someone in your eyes,
that's all I want it to be
Oh, just let me go, I know one day if I'm allowed,
if I'm allowed, one day I'll make you proud
All of your life you've taken chances
you've broke the rules time after time
All of your life you've gone your own way,
[ Find more Lyrics on http://mp3lyrics.org/AJgb ]
so give me this chance, and I'll go mine
Why can't you say you love me as I am,
say you want me as I am,
say I'm someone in your eyes,
that's all I want it to be
Oh, just let me go, I know one day if I'm allowed,
if I'm allowed, one day I'll make you proud
Oh, one day I'll make you proud mmm
And trying to please you now, it's all I seem to do
I'm holding my dreams down, it's breaking me in two
I've got to be me now 'cause
there's already one of you
I'm on my knees so help me please
Please don't shoot me down
Though you can't see it now
Someday I'll make you proud
A história de Susan Boyle desde que entrou num programa de talentos inglês é mais do que conhecida. Surpreendeu o júri, emocionou a plateia e conquistou a vitória da qualidade sobre o preconceito.
Há pouco tempo descobri o seu novo álbum “I Dreamed a Dream” e fiquei a gostar ainda mais do seu talento. Pela voz, pela emoção que emprega à música, pela composição das suas músicas e por um ambiente instrumental que me seduz, é a minha sugestão para um momento a sós, no final de um dia intenso de trabalho. Experimentem e depois contem-me os vossos sentimentos!
Os temas musicais são todos dentro do mesmo género, mas destaco a música “Proud” que é qualquer coisa de extraordinário. Escutem e libertem os vossos arrepios!