quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Tesourinho Pertinente: Nova Lei do Tabaco

Estive tentado a editar novo texto sobre a aplicação da nova Lei do Tabaco, mas recordei o texto escrito a 3 de Maio de 2007 e verifiquei que a minha opinião não se alterou, apenas tenho de a citar, pela pertinência actual e pelo maior número de participações presentes neste espaço.

"Sou suspeito pelo facto de ser fumador passivo, no entanto esta é uma medida que só peca por tardia por impossibilidade de ser resolvida no plano moral, obrigando a uma resolução no plano legal.
De facto, se a consciência humana promovesse o respeito, liberdade e dignidade pelo próximo, moralmente o acto de fumar em locais públicos já teria sido ultrapassado ou bastante diminuído. Contudo, continuo a assistir a estabelecimentos públicos marcados por uma nuvem de fumo que incomoda as pessoas que por alguma razão foram mais fortes que o tabagismo, mas que ao mesmo tempo não são respeitadas por essa opção.
Sendo assim, concordo com a proposta sobre a nova Lei do Tabaco, permitindo um maior respeito pelos fumadores passivos e criando espaços reservados para os fumadores activos. Além disso, julgo que esta Lei terá que implicar uma maior aposta na prevenção anti-tabágica para prevenir cada vez mais o problema em vez de o censurar, investir mais nos tratamentos anti-tabágicos para que haja um maior número de opções viáveis e salutares além das probições antitabágicas, e, inevitavelmente, existir o controlo necessário para o cumprimento da Lei.
Acredito que esta Lei não deixará de ser polémica, assim como o meu comentário. No entanto, compreendendo as posições contrárias à minha posição que destacarão as dificuldades íntrinsecas ao controlo de uma dependência, adopto um princípio fundamental nesta questão: o respeito pela liberdade humana, tanto a minha, como a dos outros.
Aguardo por uma discussão saudável e construtiva, continuando a respeitar qualquer género de posição, porque todos os comentários são benvindos."

Sejamos justos e imparciais, e numa análise fria da realidade percebemos que no meio de incoerências e opções arriscadas e/ou erradas do Governo, há leis correctas e defensoras da sociedade, da saúde e do seu bem-estar. Apenas acrescentaria que a lei não me afastará de amigos fumadores, a lei ditará o respeito que faltava entre mim e os meus desconhecidos. Haja bom senso!

16 comentários:

Anónimo disse...

ola,
eu sou fumadora mas tambem axo que se os fumadores querem fumar que fumem sozinhos,e que nao sufoquem os outros
por isso axo que esta nova lei é principalmente para aqueles que nao nao respeitam o proximo

jokinhas e bom ano

Gonçalo disse...

Olá Blue Angel, benvinda ao "Sabor Da Palavra" e obrigado pelo teu comentário.
Um comentário que tem especial relevo dado ser vindo de uma fumadora e da opinião não ser suspeita, e deixa-me que te diga, concordo contigo, concordo com a lei mas julgo que não deveria ter sido criada, porque se houvesse civismo e respeito pelo outro, a lei era desnecessária.
Beijinhos e Feliz 2008:)

Anónimo disse...

ola gonçalo voltei para te perguntar porque é o meu blog vai ficar desatualizado dentro de 5 dias?
se poderes responder

jokinhas

Gonçalo disse...

Olá Blue Angel, o teu blog não vai ficar desactualizado, vai ficar desactualizado o teu endereço, por uma simples razão, o 30 será substituído pelo 31;)
Beijinhos e aproveita este fim-de-semana ao máximo:)

Anónimo disse...

Olá Gonçalo, não poderia ir dormir sem passar pelo teu bloge, concordo plenamente contigo, também sou fumadora passiva, fumo o que os outros fumam, e concordo plenamente que existam sitios para quem quer fumar e para quem não quer, se os combóios já tem, os aviões também, porque não criarem infraestruturas na maioria dos locais públicos para essas pessoas. Não tirem a liberdade às pessoas, deram-lhe a liberdade toda de uma vez, que a maioria dos jovens faziam tudo para puderem dizer que eram livres, quando só estavam agarrados a uma forma imposta, não era a deles, era a que lhe tinham dado, e eles sem saberem o que queriam, diziam que eram livres, agora tiram....
Enfim Governo complicado, mais uma forma de fazerem estudos sobre o "impacto ambiental e humanistico" do tabaco.
Uma beijoca grande
Ana Borges

Anónimo disse...

Gonçalo, amanha vou ver um filme!

Chama-se pesadelo em Coimbra.

Dá ás 19:15 horas
Na tvi
Não conheces??

Actor principal chama-se Paulo Bento

lol

Gonçalo disse...

Olá Ana, concordo contigo, apenas acho que o governo com estas medidas está a dar a liberdade em equilíbrio, o que é muito positivo.
Beijinho grande para ti:)

Gonçalo disse...

LOL

Olá Né, eu também vou assistir a um filme semelhante e na primeira fila (eu serei aquele com um cartaz a dizer "Mãe, estou aqui:)") mas julgo que o título do filme será "O renascimento em Coimbra", tendo o mesmo actor principal.
Um beijo grande para ti minha tola:P

Casemiro dos Plásticos disse...

ora nem mais no meio de tanta palhaçada do governo, algo de bom, o respeito na sociedade, um primeiro passo para o civismo que não existe por cá?
abraço e boa semana.

Gonçalo disse...

Casemiro dos Plásticos:

Mais do que uma pergunta, o desejo de que seja o primeiro de muitos passos tendo em vista o civismo e o respeito pelo próximo, entristecendo-me apenas o facto de ser uma decisão legal ao invés de ser uma decisão moral e individual. Mas não se pode ter tudo, e enquanto isso, continuaremos a assistir a ofensas verbais e gestos obscenos na estrada, como um dos exemplos...
Um abraço e um Domingo feliz:)

Gonçalo disse...

Obrigado pelos elogios e sendo assim acredito que regressarás, e quando puder passo pelo teu site.
Um abraço e fica bem:)

Anónimo disse...

Não vou tomar partido... até porque o futebol é apenas 0,2% da minha vida! Sinceramente, já aprendi a desligar-me. É melhor...
Faz o mesmo!

Um abraço!

Gonçalo disse...

Né, gostaria de saber como fizeste a contagem dos 0,2%...:P
Linda, o futebol é uma paixão para mim, mas uma paixão saudável pelo prazer dos seus mais íntimos segredos e conhecimentos.
Sinto que começo a ser uma pessoa com análises mais frias e imparciais da realidade, e o futebol não é excepção, e quando assim é tanto posso gritar e saltar quando foi o golo do Sporting, como ficar impávido e sereno no último minuto do jogo em Coimbra, porque percebo friamente as razões deste desaire. Mas acima de tudo, futebol é uma prazerosa paixão:)
Aquele abraço terno;)

carlos freitas nunes disse...

Sou um fumador vertebrado e não invertebrado. Não estou aqui para responder a questões sobre fumadores passivos de muitos fumos para além daquele sobre o qual agora se expressam de forma quase diria eu fundamentalista. Concordo com leis bem feitas. Não concordo com a liberdade de proibir a existência de espaços livres de não-fumadores. Meus caros amigos apenas vos digo que até a relva já foi proíbido pisar, o fim dos avisos não criou mais pisadores de relva. Pelo contrário. A lei sobre a interrupção voluntária da gravidez não conrrespondeu a um aumento desenfreado de abortos. Não ser néscio devia ser um valor fundamental. A lei-seca norte americana produziu o quê? Clandestinidade. E não acabou com o consumo, nem com a venda de alcoól. As primeiras indicações sobre o o probicionismo tabágico em Portugal não são para levar em linha de conta. Pois o que aqui conta é a muito longa duração. Enquanto os governos facturarem, e essa devia ser a vossa próxima campanha, o apelo ao encerramento das companhias tabaqueiras por esse mundo fora, inclusive em Portugal, seria, no meu ponto de vista, interessante. Desconheço números sobre o numero de viciados em nicotina e não viciados para puder pensar que os primeiros são uma minoria. Quanto a questões de saúde...meus caros...um cancro contrai-se de muitas formas! E não é a nicotina que o provoca, não, são os produtos aditivados e que não são necessários ao fabrico de um cigarro. Por hoje basta-me!

Gonçalo disse...

Olá Carlos Freitas, fundamentalista ou não, o que é certo é que a lei anti-tabágica já está a produzir os seus efeitos, porque a realidade é que os recintos fechados estão com um ambiente mais leve e saudável. Ainda no outro dia fui a um bar que normalmente apresentava uma densa nuvem de fumo, e fiquei agradado com o ambiente suave que encontrei, sem o mínimo de odor a tabaco. Desta vez a proibição deu os seus resultados, e depois tudo será uma questão de hábito para que estes costumes se mantenham.
Quanto à composição do tabaco, se há possibilidade de produzir cigarros anti-cancerígenos, seria uma boa medida para a saúde, mas tenho sérias dúvidas, por isso esta lei e a intervenção preventiva são neste momento as acções mais credíveis.
Obrigado pela saudável discussão proporcionada e volta sempre:)
Um abraço!

Anónimo disse...

ola eu sou a bruna e eu acho que o tabaco faz muito mal aos humanosm por isso sempre que ires a fumar penssa nas pessoas que te amam e te querem sempre ao lado dela.
ivita sempre fumar.
bruna