quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Balanços & Desejos

O ano que está a acabar foi um ano de transição!

Transição profissional porque aproveitei o balanço da curva ascendente nas minhas passagens, cronologicamente, pelo desemprego, Unidade de Cuidados Continuados em Vila Nova de Poiares e Hospital de Aveiro para atingir um patamar mais elevado e desejado no Hospital de referência do centro do país, o Hospital da Universidade de Coimbra. Na minha cidade e num serviço talhado para mim, o serviço de Cirurgia é possivelmente o local de trabalho mais adequado para a minha evolução hospitalar, porque funciona com diversas vertentes de Medicina e Cirurgia simultâneas, é um internamento e continuo a trabalhar com uma faixa etária com grande significado para mim, os idosos. Aqui vou ser feliz!

Por causa desta transição profissional, julgo que a transição pessoal e amorosa pretendida e esperada para este ano ficou aquém das expectativas. Acredito que o facto da transição profissional se ter reflectido sobretudo na época charneira do ano (meses de Junho, Julho e Agosto) quebraram a disponibilidade necessária para alimentar a minha vida pessoal. Lembro-me que nessa altura ainda sofri de uma conjuntivite severa que durou três semanas seguidas, o que em nada contribuiu para novas perspectivas pessoais. Nem vida pessoal tinha!

Por falar em conjuntivite, este ano senti-me menos imune do que o habitual. Já há muito tempo que não acordava com um olho mil vezes maior do que o outro, tive uma recidiva da varicela da infância chamada Zona, e se nos anos anteriores não me lembro de gripes nem constipações, este ano lembro-me de pelo menos uma constipação, muito próxima da conjuntivite. Estaria de certeza numa fase mais debilitada! Felizmente, num ano em que a grande revelação na saúde foi a Gripe A, não tive qualquer “conflito” com o H1N1.

Voltando ao período de transições, não posso esconder que existiu uma grande transição pessoal. Sem mudanças de estilo pessoal, com a postura que me caracteriza, mas com uma melhor afinidade entre o pensamento e a acção, sinto-me mais sintónico comigo e com os outros. Sinto-me um ser mais completo e este equilíbrio começa a trazer os seus resultados. Julgo que não foi apenas um feliz mês de Dezembro…E mais não digo, descubram…

Para 2010, vou aproveitar os resultados positivos da transição pessoal e profissional e apostar mais no detalhe. O detalhe do acessório, o detalhe da formação, o detalhe do equilíbrio “Zen”, o detalhe das relações humanas, o detalhe das viagens.

Acessório é tudo aquilo que existe sem necessidade aparente. Para mim, acessório já é tudo aquilo que existe porque tem de existir, distinguindo o mediano do soberbo. Vou apostar mais no detalhe, à minha imagem e semelhança!

Tenho alguma dificuldade na gestão do tempo, o que é bom para não cair na monotonia e no vazio, mas tem o seu revés na falta de tempo para satisfazer todos os projectos idealizados. A agenda continua a ser curta para tantos projectos, mas a formação profissional e pessoal tem de ser um ponto essencial para o próximo ano. Talvez mais profissional do que pessoal, porque a leitura em geral tem sido uma constante, mas confesso que me falta apostar mais nos meus conhecimentos em enfermagem, o que até poderá ser feito em casa. A minha biblioteca já se ri para mim!

E agora uma revelação. Em 2010 vou seguir mais uma terapia Zen. Depois de algumas observações pela Acupunctura e Shiatsu, e pela realidade presente do Reiki, surgirá o Yoga. É importante complementar a tradição com um leque alargado de conhecimentos, e todos os momentos são bons para o equilíbrio e a meditação. Os resultados surgirão, fiquem atentos!

Nas relações humanas, não vou deixar aqui qualquer promessa pessoal acerca do amor. A promessa fica comigo. Apenas assumo que tenho um forte desejo de continuar a alimentar o Amor, sem restrições, sem limites, com uma margem de progressão infinita e convicto de que este blogue e as próximas edições do Encontro Nacional de Blogueiros serão dois pontos essenciais. Sim, 2010 será mais um ano de Encontros! A primeira experiência foi muito positiva e vou voltar à carga muito em breve, deixem apenas passar as festas e enchermos de novo os bolsos… O blogue continuará, com o seu estilo próprio e de crescimento universal, e com a existência de novas rubricas apresentadas no seu devido tempo.

A blogosfera será um pequeno grande mundo no grande mundo que pretendo continuar a conhecer. Já tenho vários destinos possíveis para o novo ano. Não sei se os conseguirei concretizar todos, ou se concretizarei outros, mas aqui ficam alguns só para vos deixar a salivar. Amesterdão, Luxemburgo, Brasil, cruzeiro, Açores, Barcelona…

…mas a maior viagem que poderemos fazer é ao nosso mais íntimo ser. Sejam felizes, também em 2010!

44 comentários:

Diaboderoupacurta disse...

Açores, óptima escolha :P

Bom ano 2010 Gonçalo! :D beijinhos*

Gonçalo disse...

Diaboderoupacurta:

Miúda, és suspeita para falar dos Açores. E não me esquecerei de ti!

Beijinhos e feliz 2010!

:)

Terra de Encanto disse...

Olá Gonçalo.

Antes de mais nada, votos de muitas realizações pessoais e profissionais. Em termos profissionais, parece estar tudo encaminhado. E isso é muito bom, nos dias que correm, principalmente quando fazemos algo que amamos.

No campo do Amor...mais vale estar apenas de coração aberto e receptivo. Quem sabe o que aí virá...

Alimentas a Alma, e isso é bom. As terapias alternativas serão mesmo alternativas? Creio que deveriam fazer parte do nosso dia-a-dia. Parte de nós.

Viagens? Bem...deixas-me, realmente, a salivar. No próximoano, creio q não ireimuito além do nosso rectângulo à beira-mar plantado.

Beijo amigo
FELIZ 2010!
Susana

(Ah...bela escolha musical; há dias postei-a no Facebook)

Susaninha disse...

SIR GONGAS:):)
DESEJO-TE UM 2010 CARINHOSO,CHEIO DE AMOR...
Com balanços e com esperanças....deixo-te o meu SUUUUUrrisinhos e que concretizes o que tens de mais ESPECIAL:):)
OBRIGADA POR FAZERES PARTE DA MINHA VIDA:)
VIVA 2010:)

Anónimo disse...

K em 2010 consigas realizar tudo o k desejas ... jinho

Mar

Gonçalo disse...

Susana:

Eu não costumo usar a terminologia terapias alternativas, porque isto não é alternativa a nada, é um complemento às terapias tradicionais. Bem diferente! :)

Muito provavelmente também irei passar algum tempo no nosso canto lusitano, mais que não seja nas folgas, e há ainda muito por descobrir. Confesso que gostaria de conhecer melhor o Nordeste Transmontanto e o Interior Alentejano. E come-se bem :)

Um beijo fofo para ti e um ano cheio de sucessos!

(a música é linda, mais um momento...)

Gonçalo disse...

Susaninha:

ara ti desejo-te tudo o que há de melhor no mundo. Para mim, poderias ter dito apenas que continuarás a estar integrada na minha vida. Eu agradecia e só depende de ti :)

Um beijo com carinho e um ano enorme de realizações!

Gonçalo disse...

Mar:

Vou lutar pelas minhas realizações. Estou na luta!

:)

Beijinho fofo, minha querida ***:)

Cristina disse...

Vou tentar seguir o teu exemplo! Um 2010 a apostar em voluntariados, exploração interior, descoberta do ser humano que me cerca. Quero mudar-me e deixar que o mundo me mude neste novo ano.

Bom ano, amigo

Gonçalo disse...

Cristina:

O exemplo a seguir é o teu! Senti que em 2009 deste mais um passo no teu caminho espiritual, e é esta a atitude a preservar e alimentar, numa perspectiva de descoberta do EU interior de enormes capacidades e gratificações pessoais.

Assim, estaremos mais próximos de um ano mais feliz!

Um beijinho grande para ti, amiga.

Daniel Silva (Lobinho) disse...

Apesar das tuas ausências no meu canto (ou talvez nao)verifico que tens estado activo na distribuição de selos e posts. LIguei-te mas tinhas o tlm desligado. Queria dizer-te que só hoje estou blogosferico por motivos vários, e obviamente não podia deixar de passar pelo blogue de alguém que recebeu a honrosa menção de Principezinho.

Neste teu simples balanço de ano, simples no sentido de natural e puro, reflectes com harmonia as tuas apreensões, desejos, glórias e perspectivas, e como te "invejo" no bom sentido, porque para usar um cliché (embora deteste clichés), o caminho faz-se caminhando, e o teu caminho, pelo que vais revelando, é bonito e sobretudo espelha uma imensa capacidade de doação, de entrega, de partilha, num misto de pueril com entusiasmo adulto, e acredita que é isso que faz a diferença na tua vida e te torna cada dia mais forte e sobretudo mais feliz.

Recebe aquele abraço do teu tamanho do teu coração e nao te desejo nada de especial em 20q10 sabes porquê? Porque harmoniosa e sensatamente, já definiste o teu próprio caminho, mesmo com aquela latitude onde não podemos intervir e que faz parte dos sobressaltos bons ou maus da vida. O que importa é que estás aí cheio de vontade e sentem-se os teus pulos, com tanto plano e caminhada de alegria feitas.

Que mais se pode desejar, Principezinho?

Anónimo disse...

Sem palavras...

Abraço-te.

:-)

Gonçalo disse...

Lobinho:

Quando não há certezas sobre as ausências, mais vale guardar esses sentimentos connosco. Transmite maior segurança e previnem-se injustiças. Um aspecto a rever em 2010, quiçá? :)

O Principezinho está a saltar que nem uma criança para que comece 2010 e desfrute de todos os seus projectos. Haja disponibilidade para os realizar, e consequência, fugindo da minha costela nativa do signo peixes...

Se reparares, nas entrelinhas há projectos para realizar contigo. Imagina quais?

:)

Um grande abraço para ti, amigo Lobinho.

Gonçalo disse...

Anónima:

Absorvo-te num abraço...

(sem palavras)

Gosto-te!

:)

Daniel Silva (Lobinho) disse...

Agora que levei na corneta (mas so te vi comentar uma vez, provavelmente passas e nao comentas, mas pronto, registo o teu estalo) das viagens que referes conheço Amesterdão e Barcelona, mas curiosamente também acho que tenho de fazer um cruzeiro porque é uma falha, nem que seja a Gibraltar. O que mais me seduz são países como Irlanda, os fiordes, toda a Europa ocidental (conheço Italia quase toda, Paris, Amsterdao, Bruxelas)mas ha muito por conhecer.

Esperando nao te ter sensibilizado em qualquer coisa, que sejas, vivas e consigas o melhor possivel.

Fatucha disse...

Gonçalo, que capacidade a tua de resumires num post um ano pelo seu lado mais humano, não li aqui nada de banalidades...que introspecção a tua!
Se continuares a ser o ser humano que és, 2010 irá te correr lindamente! mereces cada sonho que pedes! beijinhos

Gonçalo disse...

Lobinho:

Para mal das revistas cor-de-rosa, não estamos zangados um com o outro e este momento apenas foi uma discussão de pontos de vista já resolvido! :)

Haverá mais viagens entre nós em 2010!

:)

Um grande abraço, amigo.

Gonçalo disse...

Fatucha:

Quando se comunica com o coração, as palavras tornam-se mais especiais!
Conto contigo para acompanhares a minha evolução em 2010, e vou ficar atento à tua. Algo me diz que estarei contigo mais vezes em 2010!

:)

Um beijinho grande e tudo de bom, o que mereces!

Eli disse...

Olá! Já tinha lido e ficado com a sensação que tinha comentado.

Devo ter pensado em algo bem mais interessante do que me lembro hoje e agora...

O meu grande conselho para ti é que vivas intensamente. Por vezes é preciso parar um pouco para respirar para que não fiquemos sem fêlego e não façamos algo porque pensámos que não tínhamos ar para respirar. Tens muita vida em ti e à tua frente. Há tempo para nos perdermos e para nos situarmos. A liberdade da qual somos detentores é a grande chave para o sucesso se for bem usada.

Vou continuar a ser teimosa e exigente, my dear.

:)

Tem um ano, uma vida muito feliz, com amor.

kathy disse...

QUE CONSIGAS REALIZAR OS TEUS DESEJOS (ATÉ OS MAIS ORDINARECOS... HEHEHE)

um beijo e um abraço forte

Cátia

Pisces Girl disse...

Gonçalo: Esta leitora mais recente do teu blog, vem por este meio desejar a ti e à tua família um fantástico 2010 recheado de sucessos pessoais e profissionais!

Um beijinho grande e tudo de bom,

Pisces Girl.

DoceSussurro disse...

Bem, parece me que foi um ano em grande :)
Viagens? aaaaii !! nem me fales! Também queeeeeeeero .. Lol
E falas em Reiki... tou a pensar iniciar me nessas andanças... curiosa, eu :)

Bom ano novo Gonçalo!
Tudo de bom :)

Beijinho, doce*

Gonçalo disse...

Eli:

O Yoga (e o Reiki, também) farão parte dos meus momentos de oxigenação espiritual para que possa viver as experiências com equilíbrio, mesmo que esse equilíbrio esteja disfarçado de loucura saudável. Livre como um passarinho!

:)

2010! Mais um ano da nossa relação, como se fosse o primeiro ano de todos!

Beijinhos fofos ****:)

Gonçalo disse...

Cátia:

Eu sou um badalhoco do pior. Duvidas?

:P

Besitos *;)

Gonçalo disse...

Pisces Girl:

Ouvi dizer...que este será um ano em cheio para os nativos do signo Peixes. Será o nosso ano!

Duvidas?

:)

Beijocas grandes***;)

Gonçalo disse...

Doce Sussurro:

O balanço do ano foi positivo mas eu sou um eterno insatisfeito e com razão!

Este ano espero que seja um ano de grandes viagens, tanto físicas como espirituais.

Tudo de bom para a tua nova viagem espiritual ao mundo do Reiki. É uma dádiva ao alcance de todos!

:)

Beijinhos, carinhosos *;)

DoceSussurro disse...

Gosto quando me piscas o olho ^.^

Quanto ao Reiki, tenho ouvido falar mt bem ... tenho familiares e amigos que já não dispensam a visita mensal á sessaõ de Reiki..
Eu sou um pouco céptica nesta coisas... portanto, só me resta experimentar ... né?

:)

Beijinho, doce*

Gonçalo disse...

Doce Sussurro:

Somos cépticos até descobrirmos o poder das coisas.
O Reiki não exige que vás a uma sessão mensal com alguém, o Reiki pode ser teu, em qualquer lugar onde estejas. Contigo, com os outros, para ti e para os outros!

Quando chegar o momento descobrirás!

Aquele ;) gostoso!

:P

Anónimo disse...

Caro Gonçalo

É estranho dizeres que és catolico e que o Reiki está em cada um de nos, e que fazes yoga e que este ano é o ano do signo de Peixes :D

Com tanta certeza prefiro quem acredita numa so coisa ou nenhuma. É de muito mais coerencia, acredita.

Bom ano

A.M.


iexo ouvir dizer

DoceSussurro disse...

Huuum...
Tenho que cuscar melhor...

;)

Beijinho grande*

Rafeiro Perfumado disse...

Só achei estranho não teres dedicado nem uma palavra ao teu Sporting, pá...

Abraço e feliz 2010!

Gonçalo disse...

A.M.:

Ora aqui está uma bela reentrada no novo ano. A.M., já tinha saudades tuas. As tuas opiniões revelam-se sempre de grande intensidade, num espírito crítico que aplaudo também pela sinceridade.

Não é estranho associar o catolicismo ao Reiki, está descrito que Jesus Cristo foi um Reikiano e as mãos que curam não serão uma expressão desapropriada neste sentido.

E depois sempre assumi, com coerência com aquilo que descrevi neste último texto, que procuro assimilar conhecimentos lógicos de diversas áreas de conhecimento. Mesmo que essa lógica seja muito pessoal, mas também é isso que me torna único. E não vejo a razão de assumir apenas um doutrina pré-definida na minha vida, a principal doutrina é a minha e assumo a transversalidade espiritual na religião, Reiki, Yoga e Astrologia. Porque não?

:)

Um beijinho grande, um ano cheio de sucessos e volta mais vezes. Gosto de te ver por cá!

:)

Gonçalo disse...

Doce Sussurro:

Mantém-me informado das tuas pesquisas...

Beijocas fofas ***

:)

Gonçalo disse...

Rafeiro Perfumado:

Ainda cheguei a pensar no meu Sporting. Mas ainda haverá tempo para mais um título de campeão nacional? Acho que vou guardar este desejo para o ano, sempre tenho mais credibilidade :P

Um grande abraço!

Pisces Girl disse...

Gonçalo: Acho muito bem que 2010 seja um ano em cheio para os nativos do signo Peixes! ;o)

Um beijinho grande,

Pisces Girl.

Gonçalo disse...

Pisces Girl:

Quero ver se leio os astros com maior profundidade e depois partilho contigo. Mas refoço a ideia: 2010 será um ano feliz para os "Peixes". Já tinha esse feeling, também! :)

Um beijo grande para ti *:)

Anónimo disse...

Muito simples, caro Gonçalo: porque religião nao tem nada a ver com astrologia ou reiki ou yoga ou seja o que for. Estou à vontade para falar pk penso je ter dito algures, julgo que aqui, que sou agnostica, mas no teu caso e pela tua resposta da transversalidade, no limite tambem terias varios amores de compromisso ao mesmo tempo. Quero la saber o que os outros fazem, apenas acho que é uma questao de coerencia.

Fica bem,.,, com os peixes, as estrelas, Deus, ou as chacras... ou tudo ao mesmo tempo :P mas nao digas que és casao com A porque na realidade estas casado com todos. Assim o penso, e como tive mais tempo estes dias nao deixei de dar a minha opiniao que obviamente vais tentar contrariar mas afinal nao se pode pedir muito de pessoas ainda muito novas ;)

Bom ano, rapaz...

Gonçalo disse...

A.M.:

Se religião não tem nada a ver com Reiki, Yoga ou Astrologia, porque razão encontras incompatibilidades nestas áreas?

Eu não te vou contrariar, porque sempre assumi que estou casado com o catolicismo, o Reiki, o Yoga e a Astrologia. E casarei com mais conhecimentos lógicos para mim, mesmo que não esteja casado no seu todo, porque o Amor não depende apenas de um único amor, depende de vários conhecimentos para o amor e conhecimento próprio. Tenho vários amores de compromisso ao mesmo tempo, sim!

Felizes dos mais novos que têm espírito crítico para alimentar uma discussão saudável. Estou cansado de pessoas banais da expressão "porque sim!" e "porque não!". Independentemente da idade...

Beijinhos e até breve ;)

Anónimo disse...

Penso que nao percebeste nada do que disse, mas quem sou eu. Apenas te tentei fazer ver que tal como seria idiota ser-se espírita e catolico e ateu, (ha compromisso ou nao ha, para mim (para mim, repito) é idiota ser reikiano, yoguinao, ler as maos ou tarot ou chacras ou pedras e dizer-se com toda a naturalidade que se está casado com isso tudo.

Quanto ao resto do estares farto das banalidades, a quem o dizes.

Nao voltes ao tema. Ja percebi a tua poligamia em questoes de espiritualidade à mistura com astrologia :P

bjs e que um dia com tantas verdades nao te tornes tao ceptico que nao fiques ao contrario do que estas agora: a crer em tudo ;)

A.M.

TERESA SANTOS disse...

Olá Gonçalo,
Antes de mais, Parabéns pela tua ascenção profissional! É sempre gratificante vermos o nosso esforço recompensado.
Fiquei muito satisfeita por saber que gostas de trabalhar com/para idosos. Estamos perante uma faixa etária, em que muitos estão extremamente fragilizados, sós, perdidos. Já te aconteceu seres confrontado com situações em que os filhos (ou outros familiares) os abandonam, dando moradas falsas, etc.? Só te digo Amigo, isto causa uma angústia, uma raiva, uma revolta...
Depois desejo, sinceramente, que realizes todos os projectos e sonhos que tens para 2010.
Em relação às terapias Zen, etc., como não as conheço, suscitam-me uma certa desconfiança.
Yoga não conseguia fazer, não tenho qualquer dúvida. Estar parada, imóvel não, não era capaz. Sei que o Yoga não só isto mas...
E por favor "continua a alimentar o Amor, sem restrições, sem limites..."
Abraço grande, Amigo.

Gonçalo disse...

A.M.:

Não vou participar mais da discussão saudável deste tema. Porque para discussão são precisas, no mínimo, duas pessoas e tu já rejeitaste essa posição que respeito.

Apenas digo que crédulo ou incrédulo, tudo faz parte da evolução. Estou atento à minha!

:)


Um beijo grande e participa noutros temas :)

Gonçalo disse...

Teresa:

Ainda não encontrei casos de abandono explícito de idosos no meu trabalho. Já encontrei situa~ções de adiamento da alta dos familiares idosos por falta de condições de acolhimento em família reveladas apenas no momento da alta. Tal como situações de desnutrição em idosos com um apetite fora do normal...Dá que pensar!

Julgo que o Yoga é muito mais do que estar imóvel, e acredito que o prazer desta terapia nem te dá tempo para pensares na imobilidade. Depois conto-te ;)

Vou continuar a ser Amor. Fica atenta :)

Um beijo, grande, para ti *;)

Susaninha disse...

SAUDADINHAS E SUUUUUUUUUUUrrisinhos:)

Gonçalo disse...

Susaninha:

Também tenho! Muitas :)