terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Emoção vs Razão

A Senhora Razão quer frases bonitas, gosta de ver o tempo passar e não sabe o que falar. Esquece-se de momentos inventados mas pouco sentidos, tem confiança reduzida e fica sem jeito. A malvada é ansiosa. Espera uma noite de insónias e um dia de nada, e as semanas passam e formam os meses de vários anos. Escreve, apaga, reescreve e rasga. Folhas de papel inúteis e nem uma linha escrita. Tem o controlo de uma máquina e o sentido de uma auto-estrada em contramão.

A Senhora Emoção é linda, bonita e maravilhosa. Livre e audaz. Pensa pela positiva, diz o que sente e age por impulsos naturais. Pode perder várias batalhas mas conquistará a guerra. Sabe que a recusa é o princípio do sucesso. E o sucesso passa pelo processo. No caminho da felicidade, a emoção prevalece. E a emoção prevalece sobre a razão. Pelo menos é o desejo da emoção num corpo cheio de razão!

Música: D.A.M.A. - Balada do Desajeitado


7 comentários:

No Reino do Infinito disse...

Justificando-me:
Passarei a comentar porque acima de tudo, chegaste-me através de alguém, não fui eu que te "descobri". E comento mais porque quero, não por obrigação, que fique bem claro, sim?
E sempre quando o tema me disser algo, óbvio!

Agora sim, o meu devido comentário a este post tão bom.
As duas senhoras não se dão, são duas irmãs quase idênticas mas que foram separadas à nascença, infelizmente e perderam-se laços, união. Acredito que juntas, seriam uma dupla imbatível em cada ser. Mas acredito que hajam poucos seres em que estas duas Senhoras sejam cúmplices. e talvez esta separação seja o tal equilibrio que cada ser necessita!
Que achas?

Beijocas nossas ;)

açoriana disse...

Muito bonito este texto, e com sentimento!

Mas nesta dicotomia entre razão e emoção tem muito que se lhe diga...

Gonçalo disse...

Karochinha:

Justificação aceite, aguardo os teus comentários! :)

As pessoas que unem as duas Senhoras são os chamaos inteligentes emocionais. Eles existem mas são raros, mas acredito que se quisermos caminhamos para lá. Que dizes? Serás inteligente emocional?

:)

Gonçalo disse...

Açoriana:

Podes dizer...

Vera disse...

A senhora Razão tem de tomar as rédeas da vida, por vezes. No entanto, a senhora Emoção é quem dá verdadeiramente o sabor que o nosso caminho merece. Juntas, assumindo a liderança à vez, seríamos inteligentes emocionalmente, como referiste, mas será que seríamos felizes? A felicidade vem sempre de um certo desequilíbrio, de sermos um bocadinho mais emoção do que razão... Pelo menos no meu ponto de vista. :)
Beijo grande

Raven disse...

Adorei! Achei lindo. Tenho me esforçado para deixar a minha extrema racionalidade de parte e acho que consegui até demais! Agora sou um tsunami de emoções e impulsos, muitas das vezes descontrolados. Ai meio termo desaparecido...

No Reino do Infinito disse...

Gonçalo, quem me dera mas ainda não...no entanto não desisto.
Sou mais do tipo emocionalmente inteligente, eheh porque a minha Senhora Emoção é a predominante e a que eu "alimento" mais!
E tu?
Beijocas nossas ;)