segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Jantar Nacional de Bloguistas e Amigos: o rescaldo!

Podemos dividir este jantar em dois momentos. O momento do jogo do Sporting e o momento pós-Sporting. O momento das conversas a par e os momentos em conjunto. O momento sem a Vera e o momento com a Vera. O momento com prato cheio e o momento de coração cheio.

Estava tranquilamente à espera de uma grande noite, isto porque sabia que os ingredientes estavam reunidos. Há muito que a qualidade revela mais importância que a quantidade e o facto do grupo ser pequeno e chegar sem pressões e de livre e espontânea vontade foram determinantes prévios de uma grande noite. O mais surpreendente é que a noite superou pela positiva as minhas boas expectativas. Foi dos melhores encontros de bloguistas que já tinha presenciado, voltei a sentir que estavam todos imbuídos do mesmo espírito de partilha e confraternização e, essencialmente, voltei a sentir que é possível confiar emoções abertamente a quem não conhecemos. Quando se é especial confia-se facilmente aos seus semelhantes. E depois há factores tão polémicos como interessantes que nos levam a pensar que há gente que se conhece antes de se conhecer. Que o digam a Karochinha e a Buxexinhas!

Ao meu lado, a revelação da noite. O Sr. A., sempre tão bem acompanhado pela Sra. A, revelou que além de ser um "Senhor" na verdadeira acepção da palavra, é um poeta das palavras e o próximo grande grito da blogosfera. Nunca antes visto, acabámos com mais bloguistas à mesa do que começámos. Aguardamos ansiosamente pela partilha que o Sr. A. tem para nos oferecer, será certamente um contributo sábio. À sabedoria do Sr. A., acrescentamos a doçura e espontaneidade da Sra. A., que numa aposta de grande mestria escolheu o próximo local destes encontros. Sabedoria e doçura, mas que grande mistura!

A Vera não quis assistir aos festejos verde e brancos e chegou depois do apito final. Mesmo assim, chegou a tempo de presenciar o efeito de um grupo fantástico no qual ela se inclui com grande destaque. A vida é feita de momentos assim e de pessoas ainda melhores, e o seu remate final poderia ser a frase de todos os encontros: 

"A vida informa: A falta de coragem causa perda de momentos incríveis!!!"

No meio disto tudo, há pessoas que nos lembram que há pessoas que devem ser conhecidos em qualquer momento das nossas vidas. A Karochinha é uma dessas pessoas. A sua boa energia, a sua transparência, o seu espírito moderno e a emoção que coloca em cada palavra são trunfos para qualquer pessoa conhecer. Felizmente estava lá!

Ao seu lado, a sua alma gémea, a Buxexinhas, a amiga da Karochinha que está distante mas tão perto ao mesmo tempo, revelado desde o primeiro momento em que se reencontram. Entre uma jogada do Sporting e outra, pareciam-me duas irmãs que há muito não se viam. 

Mas como não há duas sem três, sentimos a presença marcante da Eli, a mulher mais assídua em todos os encontros de bloguistas. A Eli é uma líder natural, e marca o jantar com a sua profunda força de viver e com uma capacidade comunicacional que dispensa qualquer cábula. Esta miúda faz um grupo!

Last but not the least, a agradável presença da S., a amiga dos encontros e a mulher que se destaca pela capacidade de construção pela positiva da sua vida. Para mim és uma imperatriz!

As pessoas fazem o ambiente e este foi especial e o que é bom irá continuar. Até breve!

Música: James Blunt - Bonfire Heart

11 comentários:

Carolina Tavares disse...

Este evento se deu recentemente? Lamento tanto não estar, e deste nem de saber que ouve... :(

Eli disse...

Não é por nada, mas agora só vou ter que falar mal!...

Karochinha disse...

Perfeita descrição do nosso jantar ao mais alto nível do jornalismo blogosférico, sim senhor!
Gostei mesmo, a sério, de te (vos) ter conhecido.
Obrigada pela oportunidade e espero os próximos convites ;)
Beijocas nossas ;)

Buxexinhas disse...

Bem descrito... ;) Parabéns a ti. Ainda não te tinha agradecido. Obrigada por 'voltares' a ser o impulsionador de acontecimentos cheios de Qualidade! ;) Beijinho

Vera disse...

Oh Gonçalo, tinhas mesmo de falar do Sporting, não era? Que falta de gosto! :P
Nem sei o que dizer. Em boa hora escrevi aquele post, em boa hora me desafiaste, em boa hora (mesmo estando uma pilha, de tão nervosa) aceitei e fui.
Há muito tempo que não tinha uma noite assim, em que me senti tão acolhida, tão protegida, tão entendida! Fizeram-me sentir confortável o suficiente para falar de assuntos que me tocam profundamente, e revelar aspectos da minha vida que muito pouca gente sabe. Realmente, é verdade que "a gente não faz amigos, reconhece-os". Reconhece-os nos sorrisos e gargalhadas partilhadas, no respeito sentido, na atenção que sentimos que nos dão. São estes momentos que fazem tudo valer a pena. Despedi-me de vocês com alguma tristeza, mas de coração cheio e alma lavada. Obrigada, mil vezes obrigada! Que a próxima oportunidade seja muito em breve!

Gonçalo disse...

Carolina:

Decorreu no dia 18, último sábado e foi divulgado no blogue. Estás em Portugal? :)

Gonçalo disse...

Eli:

O lado menos bom do encontro fica reservado para os teus comentários. Começa com "era uma vez" e acaba de imediato com um ponto final.

Beijinhos :)

Gonçalo disse...

Karochinha:

Eu é que gostei de conhecer, és uma força da natureza!

Beijinhos e até breve :)

Gonçalo disse...

Buxexinhas:

Os encontros vão continuar e tu estarás sempre presente. Eu sei, eu sinto! :)

Gonçalo disse...

Vera:

Por vezes o desafio leva-nos felicidade e foi isso que fizeste passando a tua zona de conforto. Arrisca, arrisca sempre, porque mais vezes estarás com pessoas especiais e arrojadas como foste no último Sábado.

Beijinhos e até breve :)

P.S.: Poderíamos fazer um encontro em Alvalade!!!:)

Carolina Tavares disse...

Não estava em Portugal. Estive de 28 de dezembro a 08 de Janeiro. E eu não sabia do evento, pois durante os dias de final de ano e a minha viagem a Lisboa eu quase não acessei o blog. Quem sabe um dia eu ainda poderei desfrutar de um desses jantares?

Beijos