segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Jantar Nacional de Bloguistas e Amigos: o rescaldo!

Podemos dividir este jantar em dois momentos. O momento do jogo do Sporting e o momento pós-Sporting. O momento das conversas a par e os momentos em conjunto. O momento sem a Vera e o momento com a Vera. O momento com prato cheio e o momento de coração cheio.

Estava tranquilamente à espera de uma grande noite, isto porque sabia que os ingredientes estavam reunidos. Há muito que a qualidade revela mais importância que a quantidade e o facto do grupo ser pequeno e chegar sem pressões e de livre e espontânea vontade foram determinantes prévios de uma grande noite. O mais surpreendente é que a noite superou pela positiva as minhas boas expectativas. Foi dos melhores encontros de bloguistas que já tinha presenciado, voltei a sentir que estavam todos imbuídos do mesmo espírito de partilha e confraternização e, essencialmente, voltei a sentir que é possível confiar emoções abertamente a quem não conhecemos. Quando se é especial confia-se facilmente aos seus semelhantes. E depois há factores tão polémicos como interessantes que nos levam a pensar que há gente que se conhece antes de se conhecer. Que o digam a Karochinha e a Buxexinhas!

Ao meu lado, a revelação da noite. O Sr. A., sempre tão bem acompanhado pela Sra. A, revelou que além de ser um "Senhor" na verdadeira acepção da palavra, é um poeta das palavras e o próximo grande grito da blogosfera. Nunca antes visto, acabámos com mais bloguistas à mesa do que começámos. Aguardamos ansiosamente pela partilha que o Sr. A. tem para nos oferecer, será certamente um contributo sábio. À sabedoria do Sr. A., acrescentamos a doçura e espontaneidade da Sra. A., que numa aposta de grande mestria escolheu o próximo local destes encontros. Sabedoria e doçura, mas que grande mistura!

A Vera não quis assistir aos festejos verde e brancos e chegou depois do apito final. Mesmo assim, chegou a tempo de presenciar o efeito de um grupo fantástico no qual ela se inclui com grande destaque. A vida é feita de momentos assim e de pessoas ainda melhores, e o seu remate final poderia ser a frase de todos os encontros: 

"A vida informa: A falta de coragem causa perda de momentos incríveis!!!"

No meio disto tudo, há pessoas que nos lembram que há pessoas que devem ser conhecidos em qualquer momento das nossas vidas. A Karochinha é uma dessas pessoas. A sua boa energia, a sua transparência, o seu espírito moderno e a emoção que coloca em cada palavra são trunfos para qualquer pessoa conhecer. Felizmente estava lá!

Ao seu lado, a sua alma gémea, a Buxexinhas, a amiga da Karochinha que está distante mas tão perto ao mesmo tempo, revelado desde o primeiro momento em que se reencontram. Entre uma jogada do Sporting e outra, pareciam-me duas irmãs que há muito não se viam. 

Mas como não há duas sem três, sentimos a presença marcante da Eli, a mulher mais assídua em todos os encontros de bloguistas. A Eli é uma líder natural, e marca o jantar com a sua profunda força de viver e com uma capacidade comunicacional que dispensa qualquer cábula. Esta miúda faz um grupo!

Last but not the least, a agradável presença da S., a amiga dos encontros e a mulher que se destaca pela capacidade de construção pela positiva da sua vida. Para mim és uma imperatriz!

As pessoas fazem o ambiente e este foi especial e o que é bom irá continuar. Até breve!

Música: James Blunt - Bonfire Heart

11 comentários:

Carolina Louback disse...

Este evento se deu recentemente? Lamento tanto não estar, e deste nem de saber que ouve... :(

Eli disse...

Não é por nada, mas agora só vou ter que falar mal!...

No Reino do Infinito disse...

Perfeita descrição do nosso jantar ao mais alto nível do jornalismo blogosférico, sim senhor!
Gostei mesmo, a sério, de te (vos) ter conhecido.
Obrigada pela oportunidade e espero os próximos convites ;)
Beijocas nossas ;)

Buxexinhas disse...

Bem descrito... ;) Parabéns a ti. Ainda não te tinha agradecido. Obrigada por 'voltares' a ser o impulsionador de acontecimentos cheios de Qualidade! ;) Beijinho

Vera disse...

Oh Gonçalo, tinhas mesmo de falar do Sporting, não era? Que falta de gosto! :P
Nem sei o que dizer. Em boa hora escrevi aquele post, em boa hora me desafiaste, em boa hora (mesmo estando uma pilha, de tão nervosa) aceitei e fui.
Há muito tempo que não tinha uma noite assim, em que me senti tão acolhida, tão protegida, tão entendida! Fizeram-me sentir confortável o suficiente para falar de assuntos que me tocam profundamente, e revelar aspectos da minha vida que muito pouca gente sabe. Realmente, é verdade que "a gente não faz amigos, reconhece-os". Reconhece-os nos sorrisos e gargalhadas partilhadas, no respeito sentido, na atenção que sentimos que nos dão. São estes momentos que fazem tudo valer a pena. Despedi-me de vocês com alguma tristeza, mas de coração cheio e alma lavada. Obrigada, mil vezes obrigada! Que a próxima oportunidade seja muito em breve!

Gonçalo disse...

Carolina:

Decorreu no dia 18, último sábado e foi divulgado no blogue. Estás em Portugal? :)

Gonçalo disse...

Eli:

O lado menos bom do encontro fica reservado para os teus comentários. Começa com "era uma vez" e acaba de imediato com um ponto final.

Beijinhos :)

Gonçalo disse...

Karochinha:

Eu é que gostei de conhecer, és uma força da natureza!

Beijinhos e até breve :)

Gonçalo disse...

Buxexinhas:

Os encontros vão continuar e tu estarás sempre presente. Eu sei, eu sinto! :)

Gonçalo disse...

Vera:

Por vezes o desafio leva-nos felicidade e foi isso que fizeste passando a tua zona de conforto. Arrisca, arrisca sempre, porque mais vezes estarás com pessoas especiais e arrojadas como foste no último Sábado.

Beijinhos e até breve :)

P.S.: Poderíamos fazer um encontro em Alvalade!!!:)

Carolina Louback disse...

Não estava em Portugal. Estive de 28 de dezembro a 08 de Janeiro. E eu não sabia do evento, pois durante os dias de final de ano e a minha viagem a Lisboa eu quase não acessei o blog. Quem sabe um dia eu ainda poderei desfrutar de um desses jantares?

Beijos