terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Emoção vs Razão

A Senhora Razão quer frases bonitas, gosta de ver o tempo passar e não sabe o que falar. Esquece-se de momentos inventados mas pouco sentidos, tem confiança reduzida e fica sem jeito. A malvada é ansiosa. Espera uma noite de insónias e um dia de nada, e as semanas passam e formam os meses de vários anos. Escreve, apaga, reescreve e rasga. Folhas de papel inúteis e nem uma linha escrita. Tem o controlo de uma máquina e o sentido de uma auto-estrada em contramão.

A Senhora Emoção é linda, bonita e maravilhosa. Livre e audaz. Pensa pela positiva, diz o que sente e age por impulsos naturais. Pode perder várias batalhas mas conquistará a guerra. Sabe que a recusa é o princípio do sucesso. E o sucesso passa pelo processo. No caminho da felicidade, a emoção prevalece. E a emoção prevalece sobre a razão. Pelo menos é o desejo da emoção num corpo cheio de razão!

Música: D.A.M.A. - Balada do Desajeitado


7 comentários:

Karochinha disse...

Justificando-me:
Passarei a comentar porque acima de tudo, chegaste-me através de alguém, não fui eu que te "descobri". E comento mais porque quero, não por obrigação, que fique bem claro, sim?
E sempre quando o tema me disser algo, óbvio!

Agora sim, o meu devido comentário a este post tão bom.
As duas senhoras não se dão, são duas irmãs quase idênticas mas que foram separadas à nascença, infelizmente e perderam-se laços, união. Acredito que juntas, seriam uma dupla imbatível em cada ser. Mas acredito que hajam poucos seres em que estas duas Senhoras sejam cúmplices. e talvez esta separação seja o tal equilibrio que cada ser necessita!
Que achas?

Beijocas nossas ;)

açoriana disse...

Muito bonito este texto, e com sentimento!

Mas nesta dicotomia entre razão e emoção tem muito que se lhe diga...

Gonçalo disse...

Karochinha:

Justificação aceite, aguardo os teus comentários! :)

As pessoas que unem as duas Senhoras são os chamaos inteligentes emocionais. Eles existem mas são raros, mas acredito que se quisermos caminhamos para lá. Que dizes? Serás inteligente emocional?

:)

Gonçalo disse...

Açoriana:

Podes dizer...

Vera disse...

A senhora Razão tem de tomar as rédeas da vida, por vezes. No entanto, a senhora Emoção é quem dá verdadeiramente o sabor que o nosso caminho merece. Juntas, assumindo a liderança à vez, seríamos inteligentes emocionalmente, como referiste, mas será que seríamos felizes? A felicidade vem sempre de um certo desequilíbrio, de sermos um bocadinho mais emoção do que razão... Pelo menos no meu ponto de vista. :)
Beijo grande

Raven disse...

Adorei! Achei lindo. Tenho me esforçado para deixar a minha extrema racionalidade de parte e acho que consegui até demais! Agora sou um tsunami de emoções e impulsos, muitas das vezes descontrolados. Ai meio termo desaparecido...

Karochinha disse...

Gonçalo, quem me dera mas ainda não...no entanto não desisto.
Sou mais do tipo emocionalmente inteligente, eheh porque a minha Senhora Emoção é a predominante e a que eu "alimento" mais!
E tu?
Beijocas nossas ;)