quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Blogosfera: espaço de engate espiritual!

Há uns tempos atrás confrontaram-me com a seguinte afirmação “O Hi5 é o verdadeiro site do engate!”. Na altura concordei, mas hoje acrescentaria que o Hi5 é o verdadeiro site do engate físico, mas a blogosfera é o verdadeiro espaço do engate espiritual, inserido num mundo virtual. Se no Hi5 a busca passa maioritariamente pela imagem perfeita, na blogosfera a busca passa pela sintonia da alma, num encontro de personalidades realizado através de uma das partes intrínsecas à essência humana: a palavra.

Este facto reveste-se de particular importância na medida em que cumpre um (ou o único) requisito fundamental para o sucesso das relações humanas, ou seja, a conceptualização do EU. Assim, em vez de existir uma aproximação aos ideais um do outro como acontece maioritariamente nas relações humanas, há uma identificação mútua de ideais através da palavra e sem os “ruídos” da imagem, o que permite que continue a ser redescoberto o Eu, sem necessidade de modificações para agrado do Outro. Isto porque o verdadeiro teste que tem de existir nas relações humanas é a continuidade da realização do EU, ao contrário do que se passa geralmente em que o teste passa pela correspondência que o outro teve sobre as tuas expectativas e a forma como consegues corresponder às expectativas do outro. Desta forma, o verdadeiro teste cumpre-se mais facilmente na blogosfera, pela maior liberdade e pelas menores interferências de sintonia.

Curioso, não?

E porque tenho sido “engatado” recentemente por autores de outros blogues, aproveito para dedicar-lhes estas palavras, acreditando que em conjunto conseguiremos expressar mais facilmente o nosso verdadeiro EU. Muito obrigado!

16 comentários:

Anónimo disse...

"a blogosfera é o verdadeiro espaço do engate espiritual, inserido num mundo virtual", há frases que "mostram" o nosso pensar. Como eu te entendo Gonçalo, talvez nem tu próprio, algum dia saberás o quanto de bem as tuas palavras, me fizeram pensar na vida, no dia a dia, no momento, e me fizeram reflectir muito acerca do caminho que percorremos, enquanto estamos AQUI, neste local, neste sitio, e porque motivos fomos os escolhidos, porque motivo, existem pessoas que nunca se viram, não se conhecem fisicamente, e emocionalmente, psicológicamente têm pensamentos, ideias comuns, como se partlhassem todos os dias, a vivência.
Adoro-te Gonçalo, és um SER ESPECIAL, por isso foste escolhido para exercer uma profissão que tem tanto para dar e para receber.
Um beijo desta tua admiradora
Ana

Gonçalo disse...

Olá Ana, para imaginares, a minha primeira reacção ao teu comentário foi semelhante ao Schumacher quando ganhava um Grande Prémio (literalmente!), porque para mim é uma vitória da persistência, do saber, da sensibilidade e, principalmente, de mim próprio:)
O fenómeno das pessoas que nem se conhecem fisicamente e se identificam tanto emocionalmente explica-se talvez pelo simples facto de se situarem no mesmo nível do único caminho que pode existir para o ser humano. Sinto que estamos na mesma plataforma desse caminho, ou então em plataformas convergentes ou próximas, daí perceberes as tuas palavras nas minhas palavras e vice-versa.
Somos todos seres especiais porque a essência é a mesma, e não fui escolhido para exercer Enfermagem, a minha opção (directa ou indirectamente) foi Enfermagem, como resultado de tudo aquilo que sou e quero ser. E na Enfermagem consigo realizar-me porque consigo amar:)
Um beijo grande para ti na testa como sinal de admiração*

Anónimo disse...

Obrigado pelas tuas palavras. Não quero forçar o nosso encontro, mas sinto que já está na altura, de nos olharmos nos olhos e ver-mos quem "Somos". Não o faço nunca, mas sinto que tu és "aquela pessoa" que merece ter o meu contacto, se assim o entenderes, quando tu achares que o queres é só dizeres.
Pelos comentários que tenho lido no teu blogue, sinto que és muito querido, espero, que com esta troca de ideias, não vir a magoar ninguem.
Um beijo na testa com amor e carinho
Ana

Gonçalo disse...

Olá Ana, também julgo que a nossa relação espiritual amadureceu ao ponto de passar maus um nível na nossa relação, concordo contigo que já está na hora de transitarmos para o nível pessoal e real, sendo essa hora o resultado da disponibilidade dos meus horários. Mas acredita que está para breve, muito breve;)
Uma pessoa nunca se deve arrepender quando ama e mostra esse amor aos outros (amor no sentido abrangente do que somos e para que fomos criados), e tu apenas estás a mostrar o teu amor como as outras pessoas mostram o seu amor para mim. Por isso qualquer sentimento de mágoa que pudesse surgir em alguém após os teus comentários seria um sinal de falta de amor, principalmente de amor próprio.
Acima de tudo e para toda a gente, vamos viver com amor:)

Anónimo disse...

É bom "ter-te" Gonçalo. Aguardarei pelo teu "chamamento". Ficarei feliz de puder partilhar mais um bocadinho de nós.
Um beijo grande
Ana

Eli disse...

Passei este post ao lado de propósito, pois achei-o bastante pretencioso quando o li da primeira vez.
No entanto, posso constatar que falas de experiência própria e usas a palavra "engate" entre aspas e por isso já posso entender que não era por aí que deveria ter feito a minha interpretação.
O que é certo é que varias os temas e escreves de ti e por ti. Como tal, tens toda a legitimidade.

Obrigada pelas respostas.

:)

Gonçalo disse...

Olá Eli, o sentido de engate espiritual revela uma atracção invisível pelo outro, e pretencioso seria se afirmasse a atracção alheia por mim. O mais importante não é a atracção que posso causar aos outros, mas a atracção que os outros me podem causar de forma à auto-realização.
Vario os temas porque a vida é uma constante mudança de desafios, e para cada desafio há um tema específico digno de reflexão.
Um beijinho grande para ti e um feliz Domingo:)

Casemiro dos Plásticos disse...

concordo, de facto isto das internets tornou-se por parte de muita gente viciante e tentam encontrar o amor que ao vivo, face to face, não conseguem. assim sendo escondem-se atrás de iamgens, textos, etc... pode ser perigoso mas já vi muita gente feliz e bem casada... é fenomeno a estudar embora se tenha de contar, referindo novamente, os perigos...
gostei de reflectir, obrigado.
abraço e boa semana antônio.

Gonçalo disse...

Olá Casemiro, o amor que falava no texto vai para além do amor presente em casais felizes que conheces, é esse amor e muito mais do que isso...E também não preciso de net para encarar a realidade tal e qual ela é, porque sou muito mais do que a imagem e texto que possa mostrar neste espaço! Sou EU e isso basta-me!:)
Um grande abraço para ti e boa semana;)

Manuel Damas disse...

Essa do engate foi para mim?
:))))))))))))))))))))))))))))
Estou a brincar, obviamente.
Um abraço

Gonçalo disse...

Essa do "engate" foi também para si, obviamente:) Porque o "engate espiritual" é transversal a qualquer pessoa, independentemente de factores intrínsecos...
Um abraço!

Rafeiro Perfumado disse...

As rosas foram parar a ti? Foi engano! ;)

Rafeiro Perfumado disse...

As rosas estão associadas à sedução, num poste sobre esse tema, pareceu-me apropriado! ;)

Gonçalo disse...

Ó Rafeiro Perfumado, ouve lá...o que tu queres sei eu...:P
O teu humor faz falta, volta sempre!:)

Alexandra Santos disse...

Podes não acreditar, mas numa pesquisa do google vim aqui parar... a um post do ano 2008?! God, o que andava eu a fazer nessa altura?

Bem, hoje, provavelmente poderias retirar as aspas do engate e fazer um novo post sobre engate espiritual, ou tentativas de... em bares e discotecas?

A espiritualidade é um terreno tão amplo, tão fértil, que para os "vampiros" é do melhor que lhe podemos dar!

Beijinhos!

Gonçalo disse...

Nos bares e discotecas não há engate espiritual. Normalmente engate puramente físico! O barulho também não dá para muito mais :)

Beijinhos ***