segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Fenómeno Sara Ribeiro - Capítulo 4

Por norma sou um homem pacífico e dificilmente irritável. Mas fazendo um balanço dos meus momentos de irritabilidade percebo que há um denominador comum a todos eles: a injustiça! Com a injustiça sinto-me impotente e com uma vontade enorme de partir a louça sem poder. Hoje foi mais uma dessas noites.

Depois da melhor actuação de sempre da Sara e de uma das melhores dos programas do género com a música "Best of You", surge a opção por Muse, uma banda para arrasar de novo, apesar de achar que haveria temas dos Muse mais indicados para o efeito. No entanto, o estado doentio deu razão na escolha do tema. Uma música difícil mas à altura da Sara a meio gás. E eis que surge a Sara, qual hospedeira de bordo, uma mulher poderosa e implacável a vacilar nos graves da música (apesar de achar que são mais partes para declamar do que para cantar) mas a arrasar com tudo nos refrões e nas partes mais delicadas da música com uma intensidade impressionante. Que artista! Quando a quebra está prevista, eis que surge mais uma surpresa e a mulher não pára de cantar e encantar. Bicho de palco, disse eu durante a actuação! Mais animalesca se torna a actuação quando percebe-se que foi feita em estado de inferioridade. A congestão nasal durante a conversa com o júri era mais que notória mas, como disse o júri, não se notou durante a actuação. Uma vencedora será sempre uma vencedora!

Fase das decisões. Sara mais uma vez a ficar para o fim e desta vez ficando para o desafio final como uma das menos votadas. Injusto! Até agora ainda não percebi a verdadeira razão mas há razões possíveis. À Sara falta-lhe a máquina do sistema. A máquina que o Berg tinha ainda antes de entrar no programa. A máquina que a Mariana tem com um arquipélago todo a votar nela. A máquina que os homens têm e que os fazem ganhar programas de televisão. A Sara não tem nada disso, apenas tem uma doença incapacitante para a voz. E humildade, coragem, capacidade de trabalho e um talento enorme que a tornaram numa das melhores vozes que passaram neste tipo de programas. Mas isso é indiferente, afinal o que vende são mochilas, bonés e autógrafos a miúdas histéricas. É o país que temos!

Decisão Final nas mãos do Paulo Junqueiro. Depois de colocar a salvo os seus miúdos, senta-se e olha para a Sónia Tavares com uns olhos fulminantes. Cheirava a vingança! E a vingança concretizou-se numa jogada estratégica de uma rudeza impressionante, relegando para fora do programa uma das maiores ameaças à sua Mariana. O argumento da venda das mochilas faz tanto sentido como os gritos histéricos das pitas atrás dele. Estarei atento para saber quantos discos gravarão os Aurora! Mochilas venderão muitas, mas na escola deles! Isto já não é um concurso de talentos, é um concurso de mentores e de categorias!

Agora para ti minha querida Sara:

Posso conhecer-te há pouco tempo, mas o pouco tempo é suficiente para ter ficado extremamente impressionado contigo como pessoa e como talento musical. Há verdades que pouca gente conhece e que te engrandecem ainda mais mas que recusaste a divulgá-las em público, porque és de uma simplicidade e humildade extremas. Contigo não há jogos, és sempre tu! Não me admira que a Sónia já seja tua amiga, é muito fácil gostar de ti e és a confiança que a amizade implica. Gostei de te ouvir cantar desde o primeiro dia, és um animal de palco, és uma artista dos pés à cabeça, és a voz rock feminina que falta a Portugal e do palco mais pequenino ao maior palco estarei sempre contigo porque acredito em ti, no teu valor e no prazer que me dás nas tuas interpretações brutais. Não venceste o programa mas o Factor X ninguém te tira e já há uns dias que tenho a séria convicção que este foi apenas o princípio de uma longa carreira musical que irás trilhar com grande mérito. Nasceste para a música! Estarei sempre contigo! E acabo com as mesmas palavras com que comecei esta tua aventura: foste, és e serás sempre a nossa vencedora!

Um grande abraço!

8 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia comentarista musical! :)
Injustiça sempre haverá de existir, mas a verdade é o "tom musical maior" que dá equilíbrio para a vida daqueles de boa fé. "Não leve a vida muito a sério!" - título de um livro a mim ofertado. O melhor de tudo isto é o aprendizado e aperfeiçoamento que obtemos nestes espaços pois o "sol" brilha para todos.
Peço licença para parabenizar SARA pelo talento como se apresenta e nos encanta :)
P.S.: A injustiça é algo que me deixa chateada.

Beijo grande :)

Vera disse...

Gonçalo, cheguei aqui nem sei muito bem como... Mas a verdade é que me emocionaste. Tal como tu, a injustiça é das coisas que mais me revolta, que mais mexe comigo. Gostei da Sara antes de se sentar na cadeira, no Bootcamp. Não a conhecendo, nota-se que é uma pessoa demasiado genuína (não devia existir isto, mas enfim...), e acho que foi isso que a prejudicou. Mal começou o vídeo, antes da actuação, percebeu-se logo o estado dela. E ninguém diria que ela estava doente, não fosse o ter olhado para o chão durante a actuação e o olhar, que deu dó, no final. Se ela não fosse, como disse em cima, demasiado genuína, tinha passado, show must go on, és extraordinária.
O que mais me irritou foi precisamente o Junqueiro ter virado o bico ao prego, rebaixando a Sara, de bestial a besta em apenas uma semana. E o mais ridículo é haver quem ache justo! Os meninos nem são maus, mas guitarra também ela toca, cativa e enche o palco de uma forma que eu raramente assisti.
A Sara fez-me sentir a emoção e o arrepio que há muito não sentia. Quero mesmo muito que alguém pegue nela (Sónia!) e que a ajude a chegar onde ela merece.

Pedro disse...

Gosto muito da Sara, mas não acho justo o ataque aos Aurora, que também têm muito mérito naquilo que fazem.
O "bottom 2" pareceu-me sim extremamente injusto.

açoriana disse...

Mesmo que façamos por ser justos, injustiças sempre existiram, existem e lamentavelmente continuarão a existir... e estou certa que de nenhum de nós ficará sem registo de alguma! Importa, acima de tudo, ter a consciência que demos o nosso melhor e que não foi por ausência de mérito que fomos injustiçados!

A Sara é prova disso! Mas acima de tudo o percurso dela no programa é sinónimo de correr atrás dos sonhos, aprendizagem e humildade! Agora é seguir em frente e receber de braços abertos os novos desafios que a esperam :)

P.S.: Não poderia deixar de fazer um reparo a "um arquipélago todo a votar nela (a Mariana)"... que reflete, claramente, aquilo que sinto enquanto açoriana...a insularidade é isso mesmo... é evidente e legítima, alimenta o apego às origens, à defesa dos "nossos". A "açorianidade" é difícil de explicar, mas é sentida intensamente em qualquer cantinho deste planeta...

Gonçalo disse...

Anónimo:

As injustiças não permitem relativizar os momentos no momento. Já estou melhor!

:)

Gonçalo disse...

Vera:

A Sara é uma excelente pessoa para conheceres e a artista que está nos teus olhos. Procura-a que a encontrarás, ela merece!

Beijinhos :)

P.S.: A minha aposta será a aposta pelo Paulo Ventura!

Gonçalo disse...

Pedro:

A qualidade dos Aurora existe mas está a anos-luz da qualidade da Sara. Apenas isso!

:)

Gonçalo disse...

Açoriana:

O comentário sobre a máquina da Mariana é um elogio à capacidade de união que um arquipélago pode ter pelos seus. Acho belíssimo!