domingo, 9 de dezembro de 2012

Raven: "Sou uma apaixonada por arte"


GC: Afastaste-te da família também por questões académicas. Que formação académica tens?
R: Nenhuma. Congelei a matrícula no último ano. Não foi uma época fácil... o cancro, a pressão, o meu pai, ainda tive de começar a trabalhar... comecei também a desmotivar-me...
GC: Qual era o curso?
R: História e Património.
GC: Porquê esta escolha invulgar?
R: Sempre gostei de história. Em criança até dizia que queria ser arqueóloga. Nunca vacilei na minha escolha até chegar aos 18 anos e perceber que, se grito sempre que vejo um insectozito com 2 milímetros, se calhar não é uma boa profissão para mim! Segui história e património, havia a possibilidade desse ramo também e sou uma apaixonada por arte.
GC: No entanto não foi possível acabar esta opção. O que fizeste entretanto para sobreviver?
R: O verão passado, na semana seguinte a ter congelado a matrícula, fui para Madrid. Uma conhecida minha falou-me de um casal rico que necessitaria de uma baby-sitter. Fui. Mas fui enganada. Cheguei lá e o trabalho era como empregada para uma princesa, prima do rei de Espanha. Entrei em pânico! 1º porque a minha mãe teve sempre em casa, fazia tudo, nunca cozinhei nem passei a ferro. Depois porque achei que a monarquia seria uma experiencia complicada. Mas até não...
Depois ainda tive outro emprego na área do turismo na minha cidade e agora ando a chatear pessoas porta a porta a vender Cabovisão.
GC: E que lição retiraste da aventura em Espanha?
R: Que ainda sou uma princesinha! (sorrisos) Tudo me magoava, tudo me cortava... descascar batatas para mim é toda uma obra de engenharia. Perdi o dinheiro e a pose mas não a delicadeza, a qual terei de começar a eliminar inevitavelmente. E que as pessoas também não são o que parecem, não vale a pena rótulos. A princesa tinha as suas taras, desperdiçam muito naquela casa, mas também é solidaria e simples.
GC: O que dirias aos novos emigrantes deste país?
R: Que tenham coragem e arrisquem sem dúvida. Ficar na esperança que as coisas mudem, adorar a pátria, é tudo muito digno mas não alimenta nenhum estômago. Não é fácil mas é necessário. Sou a favor de arriscar sempre!
GC: E como se vive a distância dos que mais amas?
R: Com muita pressão. No meu caso porque sou muito fria, criei uma barreira em meu redor depois do ambiente em que cresci sem demonstrações de afecto. E é difícil ser-se tão fechada quando se tem pessoas a exigir telefonemas, palavras, actos…
GC: Quem são essas pessoas?
R: Mãe e namorado.

Sem comentários: