sábado, 15 de agosto de 2009

Um prémio, uma reflexão e uma sugestão!

“…Pelo que vi até agora, e apesar de ser a minha primeira visita, não hesito em te oferecer o premio oficial do meu canto "Prémio sair das palavras"! Está na barra lateral direita. Poderás passá-lo a quem quiseres (geralmente um mínimo de oito blogs, bla bla) mas deixo ao teu critério que alteres as regras que entenderes.”
(comentário de Daniel Silva no post "Prémio: Blog Frescura")

Fiquei curioso em descobrir a razão do título “Prémio Sair das Palavras”, fui ao blogue “Sair das Palavras” e descobri isto:

“…Geralmente os blogs são diários demasiado umbilicais, e tendemos também a refugiarmo-nos numa espécie de second life versão blog. Refúgios solitários, fugas em frente, ou apenas ecos suspensos... Quero o encontro, do virtual ao real, do real ao virtual, mas sem que fiquemos presos nesta teia não palpável e filosófica. Façamos deste espaço um local de encontro, de ideias, de partilha, de anseios, desejos, ambições, relacionamentos... E sairemos das palavras...”

Face a esta curiosa mensagem, e numa altura em que as redes sociais cibernáuticas estão em profundo crescimento, acrescento que estas plataformas poderão sofrer vicissitudes naturais e correrem o risco de serem “The First Life”.
A vantagem desta corrente será o facto de existir uma maior quantidade de informação e partilha actualizada minuto a minuto, aproximando as pessoas nas suas relações interpessoais e nas suas capacidades formativas, informativas e reflexivas.
A desvantagem passa pelo refúgio que as pessoas procuram neste tipo de espaços para desenvolverem os seus instintos mais primitivos, em relações interpessoais passageiras e desprovidas de sentimentos, numa linguagem a roçar a ignorância e insensatez.

Sendo assim, e numa perspectiva de mudança face ao risco, coloco a hipótese da organização de um ENCONTRO DE BLOGUEIROS e gostaria de saber a vossa receptividade. Poderia ser um bom começo para transportar as palavras do virtual para o real, aumentar os laços interpessoais, tendo como meta final “sair das palavras” revestindo-lhes um novo “sabor”… Vale a pena pensar nisto!

20 comentários:

Mokas disse...

Sabes, na realidade é algo que é feito desde os "primórdios" da net (em portugal) faziam-se na altura encontros do mIRC do #isto e #aquilo do #portugal e por aí fora... creio que há bloggers que fazem encontros. No flickr também se organizam uns... Acho que é mesmo uma questão de lançar o desafio sem o perder de vista. E é sempre bom falar, como aqui, mas cara a cara.
O unico detalhe é que... estamos em todo o lado, norte sul e até fora do país.

Gonçalo disse...

Mokas:

Sim, já li rumores sobre grandes encontros que se fazem a partir de grupos da net, o último que ouvi pertencia a grupos de enfermeiros blogueiros, mas julgo que não se concretizou. E como acho que as redes sociais dinamizavam mais com encontros reais, coloquei esta hipótese a partir da reflexão do blogue referido. Vou tentar não deixar cair esta hipótese, mas não depende só de mim, e a questão da distância é uma falsa questão, porque quando há vontade e tempo disponível, a distância é um detalhe. Eu pelo menos estou disponível para encontrar-me em qualquer local nacional, e se não for no primeiro encontro, será no segundo,...

Um abraço para ti e obrigado pela receptividade :)

Mokas disse...

Gonçalo, concordo hoje em dia com as facilidades de deslocação que temos, tudo é possível.. ;o)

Gonçalo disse...

Mokas:

Nem mais, se existem encontros de antigos militares por todo o país, se a malta vai em excursão a vários festivais de verão e se há milhares de benfiquistas de todo o país e arredores a ver os jogos na Luz, porque não um encontro de blogueiros nível nacional?

Um abraço e fica bem :)

Blogger de Saúde disse...

Alinhamos claro !

Cristina disse...

hum... 1 encontro?
Seria uma ideia interessante a explorar...
De facto, os blogs sao cada vez mais um espaço de desabafo e encontro com o próximo. Adoro estas pequenas delicias, estas relações que surgem entre quem não se conhece e apenas compartilha palavras e sentimentos.

Gonçalo disse...

Lifepassenger:

Obrigado pela disponibilidade, agora resta alimentar esta ideia como se de uma bola de neve se tratasse!

Um abraço:)

Gonçalo disse...

Cristina:

Assim passaríamos a alimentar esta rede de forma real, e a delícia seria maior e mais gratificante. Quem não gosta de uma boa festarola com churrasco e bebida para todos? :)

Obrigado Cristina, já somos cinco :)

Beijinhos***

Rafeiro Perfumado disse...

EU já fui a um, no Porto, e foi bem giro. Depois disso tenho-me encontrado com alguns bloggers mas sem o palavrão "reunião". É algo a pensar, claro.

Abraço!

Gonçalo disse...

Rafeiro Perfumado:

Obrigado pela disponibilidade, quem sabe para marcar em...Brasfemes :P

Um abraço!

Eli disse...

Corremos o risco de perder um pouco do mistério, mas também de o incentivar ainda mais.

Eu provava isso.

:)

Paty disse...

Já fui mais céptica com estes assuntos. E só por seres tu a lançar o desafio, EU VOU :)

E podes contabilizar duas... duvido que a Maria Brito queira perder um encontro destes! :)

E a distância não pode ser vista como obstaculo...

Beijinhos

Gonçalo disse...

Patrícia:

Sinto-me lisonjeado por abrires excepções por minha causa, além de compreender o teu cepticismo. Eu próprio já tive momentos de ilusão em que acreditava que estas organizações entre várias pessoas seriam um inteiro sucesso, mas esse sucesso não sucederia, e então parei de investir nestes encontros. Neste momento, passado algum tempo, sinto que devo apostar outra vez neste tipo de eventos, daí este desafio!
Estamos na silly season, vou dar um tempo para acolher mais disponibilidades e a partir daí começar a criar uma ideia mais consistente sobre este encontro, em que preciso da ajuda de todos!
Gostei do teu apoio, sentirei um sabor especial pela presença da Maria Brito, e vamos acreditar que os sonhos concretizam-se :)

Beijinhos grandes***

Maria Brito disse...

Olá Gonçalo!!!
Como já sabes estou prontíssima para esse encontro.
Sinto-me muito lisonjeada por saber k a minha presença tenha para ti um sabor especial!
Estas palavras só poderiam sair de uma boa pessoa.
Bem-hajas Gonçalo!!! Espero de coração k este teu sonho se concretize.
Beijinhos e já agora convido-te a passares pelo meu (cantinho bebé)”Carpe Diem”
http://carpediem404mariabrito.blogspot.com/

Paty disse...

E quando isso estiver mais próximo de suceder. Podes contar com o meu apoio para o que for preciso.

Beijinhos

Gonçalo disse...

Eli:

Entre o incentivo e o mistério, julgo que a resposta é óbvia. Sabes bem que sou mais a favor da abertura e frontalidade, compreendo o sentido do enigma que alimenta, mas essa estrutura acabará por definhar no meio do mistério. Tudo a seu tempo, e julgo que estamos numa boa altura para aparecer! Pensa nisso...

Gonçalo disse...

Maria Brito:

Gosto de sentir este entusiasmo crescente entre as pessoas, só tenho de continuar a alimentar este sonho com a ajuda de todos, porque todos somos precisos para que o sonho não caia em saco roto. Possivelmente em breve haverá mais novidades!

Beijinhos, obrigado pela confirmação e até já :)

Gonçalo disse...

Patrícia:

Obrigado pelo apoio que será de certeza fundamental!

Beijinhos grandes :)

Daniel C.da Silva disse...

:) a tua vitalidade e interesse desarma qualquer um. Precisamos de pessoas assim...

Gonçalo disse...

Daniel Silva:

Espero que a minha vitalidade e interesse sejam motivos para a aceitação do convite da tua parte :)

Um abraço!