domingo, 9 de março de 2014

TEDxOporto2014: genialidade!


Estreei-me ontem nos eventos TEDx e fiquei rendido. Tudo o que possa misturar pessoas, partilhas, reflexões e empreendedorismo são motivo da minha atenção. Foi mais um motivo de reflexão sobre hábitos alimentares através da Talk da Francisca, da descoberta de excelentes comunicadores como foi o caso do Professor José Soares, da partilha de experiências no limite de guerra feitas pelo jornalista Henrique Cymerman, da génese do Postcrossing pela Ana Campos, da identificação no gosto pela comida com o Rodrigo Meneses, do jornalismo "freelancer" da Vanessa Rodrigues (lembrei-me do jornalismo blogosférico), da utopia que faz sonhar e emociona nas palavras do Dr. Pinto e o seu trabalho com os sem-abrigo do Porto e a oportunidade do desemprego da Sónia Fernandes para criar as conferências do fracasso. Na apresentação, o Nilton mostrou a sua capacidade de improvisão humorística e deixou-me ainda mais fã.

No entanto, o momento alto do dia e já esperado, foi a mensagem de Manuel Forjaz. Simples e directo, mostrou o seu desagrado no fraquíssimo Networking (troca de experiências e contactos) nos intervalos do evento. Concordei por inteiro, afinal também já o tinha sentido e contra mim falo que também me acomodei perante um grupo de pessoas bastante reservadas e fechadas em si próprias. O facto de existirem vários estreantes pode ter contribuído. Julgo que a abertura e a partilha ao próximo é uma construção feita em conjunto e que deve ser feita sem receios, como foi dado o abraço fácil e acompanhado por um "gosto muito de ti" aos companheiros de assistência, sugerido pelo Manuel Forjaz. E como diz o Manuel, o abraço deve ser dado de frente e com os dois braços, em vez dos tímidos abraços de lado que se vêem por aí.

Para além da genialidade, a maior mensagem é esta mesmo. Livrem-se de preconceitos e encontrem-se a vocês e aos outros. Abracem-se. Gostem-se.E sejamos felizes. Isto também é empreendedorismo e genialidade!

2 comentários:

açoriana disse...

Um evento TEDx é tudo isso:
. É ouvir e partilhar...
. É conhecer e relacionar...
. É reflectir e acreditar no poder de uma ideia...
. É sentir e emocionar...
. É regressar a casa com a alma cheia de uma energia que as palavras ficam longe de a descrever completamente...
. É ser-se humano e emocional durante horas a fio...

Mas o exercício de "networking" parece ser uma difícil equação porque pressupõe abertura que nem sempre encontramos nos rostos daqueles com que nos cruzamos e que desviam o olhar.... talvez estreantes que não percebem o porquê de intervalos tão longos (os outros encontros, conferências e afins não são assim...)

Fica a convicção de que quem se estreou no mundo TEDx e se identificou certamente, num próximo evento, ultrapassará aos poucos essa sensação estranha de se iniciar uma conversa com estranhos :)

Eli disse...

E encontrem-se nos outros com os outros. Todos.