segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Balanços & Desejos 2013/2014

Adeus 2013! Tornaste-me homem e deste-me um sofá só para mim. Mostraste-me que a cozinha poderá ser mais do que tempo livre. Ano da Bimby. Os amigos são cada vez mais amigos, há conhecidos que não passam de conhecidos e há candidatos ao meu bem. Muita música. Grandes espectáculos, momentos mágicos, noites revivalistas e uma estrela musical na minha vida. És uma referência. Tal como tu que saiste da zona de conforto e concretizaste os teus sonhos num país africano de nome esquisito. Um modelo de coragem. Coragem necessária para sustentar a vida de um avançado que joga à baliza. Mas o jogo tem sempre uma segunda parte. Que o diga o clube do caos que virou esforço, dedicação e devoção. A glória surgirá naturalmente. E a prova de uma boa liderança numa boa organização. Uma canja entalada mas uma energia contagiante.

Olá 2014! Os jantares estão de regresso. Há novidades em forma de pessoa. Há pessoas que nasceram para vencer. Tu serás uma delas. Música prometedora, festivais ainda melhores. Não há festa sem comida. As 1001 maneiras de fazer bacalhau e muito mais. A troca do óleo pelo azeite. Corpo são em mente sã. Pede-se regularidade. E um campo verdejante para um sol insatisfeito. Girassóis sempre comigo. E o amor acontece, está comigo. Uma cadeira para dois. Isto, e um parágrafo em aberto...

"Porque o amor é assim: só chega se deixares que gostem de ti."
Francesco Gungui

Música: Tiago Bettencourt - O Jogo

Fenómeno Sara Ribeiro - Capítulo 3

E depois da versatilidade...o regresso do Rock! E do bom!

"Best of You" era um pau de dois bicos. Se por um lado é uma escolha musical de uma vencedora, por outro poderia ser o princípio de uma desilusão, dado o grau de dificuldade da música.

Mas eu nunca tive dúvidas que tinha sido uma excelente escolha.

E a actuação apenas confirmou as minhas previsões, chegando mesmo a superá-las! 

Uma interpretação verdadeiramente incrível e com a atitude de uma Rock Star perante milhares de pessoas que a viam dentro e fora do estúdio e o que foi feito não é fácil. É admirável como a menina que apareceu nas primeiras audições virou fera e canta como se não houvesse amanhã e num cenário que pede mais pessoas ao vivo e uma banda ao seu nível, ou no mínimo, uma banda. É preciso muita coragem para cantar desta forma num momento de grande tensão emocional e uma pressão social intensa. E depois realça-se a evolução assustadoramente rápida de semana para semana, confirmando ainda uma margem de progressão enorme para uma intérprete de grande nível neste momento. Eu disse intérprete porque não ouvi nenhuma versão dos Foo Fighters, ouvi e vi a versão da Sara Ribeiro. E com notas musicais que chegam a ser surreais pela capacidade de as manter a grande nível e de forma consecutiva. Sem dúvida a melhor actuação da noite, dito por pessoas insuspeitas do meu ciclo diário, e na minha opinião uma das melhores actuações de sempre dos programas de talentos musicais. 

Os vencedores começam a vencer com as suas escolhas, sem o conforto do populismo ou de trabalhos ligados à máquina. Apenas a humildade, o talento e a coragem foram determinantes para levantar da cadeira o mais distraído e iniciar-se um caminho bonito no mundo da música.

Sara, tenho a certeza que nasceste para a música e que a luz do universo conspira a teu favor. 

Ontem começaste a tua carreira!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Cristina Ferreira



Era um apreciador das qualidades da Cristina Ferreira. Mulher gira, elegante, expressiva, trabalhadora e com um forte sentido de família. A partir de ontem fiquei ainda mais orgulhoso deste meu reconhecimento. Mais do que a atitude de uma verdadeira senhora, de uma humildade apaixonante e de uma capacidade de trabalho encorajadora, destaco a Cristina como uma pessoa bonita. Mais uma prova de que o trabalho e a coragem são os maiores aliados para o sucesso, basta querer e desafiar-nos. E uma mulher que fala do amor com um brilho nos olhos indescritível.

Fica a sugestão:

http://www.tvi24.iol.pt/programa/4365/40

Imagem: http://www.atelevisao.com/sic/cristina-ferreira-nega-ter-pedido-cargo-diretivo-na-sic

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A minha mensagem de Natal 2013

Neste Natal desejo que se perceba o verdadeiro significado da palavra Natal. Não confundam com filas de trânsito, caixas de supermercado apinhadas de gente, doces hipercalóricos ou presentes da última geração. Parem e pensem. Natal é a celebração da figura que engrandeceu o mundo com a sua mensagem. O construtor. O renovador. A figura que alimenta a esperança na mudança, sejam católicos ou não, porque há sempre uma figura da mudança, mais que não seja, cada um de nós.

Neste Natal, desejo que do caos se torne o sonho real. Que o zero vire fortuna. Que o pessimismo seja a alavanca para o optimismo. Que do mal se crie o bem.

Este foi o ano da prova das transições crescentes. O ano da confiança das pessoas que caem no abismo e se levantam. O ano do sucesso pós-crise. O nascimento do oásis a partir do deserto. Nestas pessoas, aconteceu Natal!

Num período conturbado da história das pessoas e do mundo, desejo que haja Natal! Se assim for, a mensagem "Feliz Natal" será apenas um pleonasmo. Sejamos felizes se existir Natal!

Muita luz para todos!

Música: João Portugal - Sempre Feliz Natal

Fenómeno Sara Ribeiro - Capítulo 3

E então é Natal! E chega mais uma gala alusiva à quadra! Músicas doces e perfeitas para ouvir numa viagem de carro à noite mas pouco próprias para uma miúda rockeira. "Last Christmas" dos Wham foi o tema escolhido. Um tema bonito mas enfadonho, sem grandes variações e pouco provável de ser o brilho de uma noite de gala. Mesmo assim julgo que, exceptuando os temas dos grupos que permitem brilhar mais, inclusive com a ajuda do coro, houve um tema a solo que permitira brilhar mais e adequava-se mais à Sara. "All I Want for Christmas is You" de Mariah Carey, interpretado pelo Berg, seria o tema de Diva que a Sara mereceria.

Início da Sara ainda a frio, e depois uma actuação em crescendo, acabando a um nível altíssimo, fazendo lembrar a progressão dos seus espectáculos. Não era fácil dar brilho a esta música mas mesmo assim houve uma marca de rock by Sara Ribeiro que engrandeceu este tema. 

Final da noite, uma espera interminável para saber que a Sara mais uma vez estaria salva. E se a nomeação dos concorrentes salvos não tem qualquer ordem específica, não se compreende porque deixam sempre a Sara para as últimas concorrentes salvas, enquanto alguns são repetentes na salvação inicial.

Para a próxima gala, o meu desejo para uma escolha musical das velhas raízes do Rock e com uma intensidade alta do princípio ao fim. Os vencedores fazem-se de desafios difíceis! E a Sara é uma vencedora! Feliz Natal Sara, para ti e para a tua família que faz de cada dia, um dia de Natal. Sejam felizes!

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Fenómeno Sara Ribeiro - Capítulo 2


Tive algum receio quando soube que a escolha musical da Sara (e da Sónia Tavares também) seria Adele - Skyfall. É conhecida a sua versatilidade musical, não é isso que estaria em causa para mim. O que para mim seria complicado seria perceber de que forma é que o caminho que está a ser traçado neste programa num cenário de Rock para a Sara poderia ser abalado com uma música de outro género e possivelmente com um menor fulgor interpretativo. No meio das minhas incertezas, a confiança da Sara, aquele ingrediente que pode torná-la melhor de forma natural estava presente e deu-me alguma garantia num cenário desconhecido. Por motivos profissionais não pude estar presente para prestar o meu apoio mas a minha confiança levou-me a perceber que seria menos uma de várias viagens a Lisboa. E assim foi. Começa a música, aquele olhar confiante e a luz de uma estrela em palco. De seguida, uma característica que vai-te acompanhando em todos os momentos: a segurança na voz. E o progresso neste sentido existe à medida que a confiança aumenta porque a voz magnífica tu tens, só basta acreditares que é possível e desfrutares. E desfrutaste tanto que acabas a música com uma nota irrepreensível que me lembra a surrealidade. Actuação brutal e mais uma prova superada. Conclusão para os desconhecidos: mais do que uma cantora, és uma intérprete e deixas a marca registada das tuas actuações de uma forma única e só tua. Assim se faz uma artista!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fenómeno Sara Ribeiro!

I Have a Dream...that one day, Sara Ribeiro will be a Star Music!


Tudo começou há um tempo atrás à beira do Mondego. Seria mais uma noite com uma banda de covers e ninguém imaginaria o que viria de seguida. Uma miúda à frente do palco abre a noite com "Superstition" numa interpretação banal e pouco reveladora. A partir daí foi sempre em crescendo. Lembro-me de ficar o resto da noite sentado, com a mão no queixo e com a boca semi-aberta e admirado com tanto talento. Nessa noite tive uma certeza. A esta miúda só lhe faltava a exposição pública porque talento tinha de sobra. Essa miúda chama-se Sara Ribeiro! 

Uns dias mais tarde descobri que tinhas participado na "Voz de Portugal" da RTP mas que tinhas sido eliminada numa fase precoce. Não pude acreditar. Mas também percebi que o óbvio depende do momento e de factores que muitas vezes desconhecemos.

Surge a hipótese Factor X! Para mim seria uma oportunidade para aproveitares de caras. Seria também a oportunidade para mostrares que do zero se faz fortuna e que é sempre possível o reverso da medalha. Basta querermos, muitas vezes com um tiro no escuro muito proveitoso. Mas acredito que quando a coragem existe, o universo acompanha-nos!

Primeira audição pública no Porto. Uma plateia cheia. Um júri de olhos bem abertos e de língua afiada. Câmaras, luzes e a acção que determina uma vida. Uma guitarra na mão e "The Story" que não correu bem. Por momentos ficaste "Alone" no palco e com a segunda oportunidade de vida. Menos mal, o lugar assegurado mas a realidade estava a anos-luz do teu potencial.

Na fase seguinte, o prenúncio de um grande momento. Ornatos Violeta - Ouvi Dizer. Para mim o teu melhor momento da fase de audições. A vontade prevaleceu sobre o cansaço e numa actuação intensa pediste novas oportunidades. Há factos desconhecidos mas que engrandecem ainda mais o teu acto de coragem.

Antes das galas a interpretação de uma música dos Clã que não me encantou. Também não achei que o cenário tivesse sido o melhor. Cantar para uma piscina seria tudo menos uma preparação para cantar para o grande público. Mas o talento estava lá e merecia uma descoberta em grande nível.

Primeira gala em directo. Bon Jovi - Keep The Faith. O teu cenário e uma interpretação ao teu nível. Finalmente a confiança superou os receios e mostraste a Sara que encantou noites musicais em Coimbra.

Segunda gala e uma diva: Tina Turner. We Don´t Need Another Hero, because We Have Sara Ribeiro! Actuação brutal, chegou a ser arrepiante e o desejo para mais e mais. Sabes uma coisa? Estou farto de mini-mini concertos, tenho saudades de um espectáculo inteiro mas vou aguardar porque mereces que te reencontre num palco de grande dimensão! 

You're Simply The Best!

Livro "Cancioneiro das Lágrimas"

"Trata-se da apresentação simples mas sentida, do livro de prosa poética "CANCIONEIRO DAS LÁGRIMAS", na Casa de Santa Maria, colada ao farol ao lado da marina, no DOMINGO, dia 15, às 16h. Algo muito breve e intimista. Grato pela presença!"
Daniel Cândido da Silva

O meu querido Lobinho, autor do blogue Sair das Palavras, lançou-me este convite que muito me honra. Será uma excelente oportunidade para dar espaço para o talento que percorre as ruas portuguesas e que nem sempre tem a oportunidade de se mostrar. E por falar em mostrar, será também uma excelente oportunidade para conhecer o enigmático Lobinho, para além do livro.

Apareçam!

Um Déjà Vu chamado Tiago Bettencourt!

Mais um espectáculo. Mais uma noite fria. Teatro Aveirense, de novo. Tiago Bettencourt, como na primeira vez. Gente lavadinha, bem vestida e com a classe das gentes de Aveiro. Pelo meio alguns "estrangeiros"!
Início do Concerto. Tiago ao piano e um foco em cima. Voz, muita voz. Talento, um dos melhores em Portugal. Letras, uma experiência dentro das nossas experiências. Pelo meio o seu estilo único de intervalar as suas músicas com um humor tão natural como inteligente. Gosto disto, é o Tiago Bettencourt no seu estilo despreocupado e intimista.

Segunda parte do espectáculo. Algo nunca antes visto mas aparentemente uma tradição com o Tiago: uma sessão de discos-pedidos. "O que querem ouvir agora?" De imediato grito por "Só nós dois" enquanto mil e uma canções diferentes foram pedidas em simultâneo. Atrás de mim uma miúda responde "Só nós dois, pode ser..." Nova tentativa de definição de playlist e para surpresa minha "só nós dois é entoado em uníssono. Tiago aceita o repto, deixa-se estar no centro do palco e diz "Só nós dois à guitarra". De imediato torço o nariz e grito "Ao piano" do alto do primeiro andar onde estava. O público manda e Tiago senta-se...ao piano! Escusado será dizer que foi mais uma excelente interpretação desta música. Uma música muito especial para mim e para quem a viveu comigo. A seguir mais um pedido musical e o meu grito por "Temporal". Adivinham qual a música escolhida? Pois é, devia ter jogado no Euromilhões!

Fim do concerto.

Um chá quente numa esplanada em Dezembro e em Aveiro. Arrepiados? Podia ser pior, por incrível que pareça o ambiente estava relativamente morno. E imaginem quem continuou a perseguir-me durante o resto da noite? Tiago Bettencourt! Para além de cantar tudo o que lhe pedia, ficou sentado ao meu lado enquanto tomava a sua cerveja com um ar descontraído como se não tivesse acabado de cantar para uma multidão em delírio. Adoro autenticidade!