terça-feira, 30 de março de 2010

II Encontro Nacional de Blogueiros: os participantes!

Normalmente, apenas as tragédias costumam vender para lá das 48 horas do acontecimento. Neste caso não houve nenhuma tragédia, muito pelo contrário, existiu um acontecimento muito bonito na história pessoal de cada um e o II Encontro Nacional de Blogueiros ainda perdura. A explicação é simples. Os participantes enquadraram-se perfeitamente no espírito desejado e, por tão especiais que são, prolongaram as emoções a seu belo prazer! Por isto, e pelo sorriso que ainda apresento desde sábado à noite, tenho uma palavra de gratidão e um carinho para cada um.

No topo da mesa só podia ficar alguém de grande personalidade e sentido de liderança. Ficou a Raquel e ficou muito bem! Um verdadeira miúda do norte, com força, coragem, determinação e revelando a segurança de quem sabe aquilo que quer. Boa comunicadora e com uma voz sensual, a Raquel trouxe-me boas memórias quando trocámos a pronúncia dos nossos nomes. Um dia explico-te a razão…

Ao seu lado, a grande e inexplicável Susaninha, mostrando a garantia já esperada de tudo aquilo que conhecia virtualmente. Esta miúda não engana, tem mesmo “imenso carizzzma”, uma energia ainda mais impressionante no real do que no virtual (será possível?) e uma adorável mistura entre a razão e a emoção, alternando o seu humor inteligente e natural com a sua perspicácia e sabedoria. É aquilo a que eu chamo de “fresca e fofa”, nota-se que é uma pessoa cheia de vida e acaba de criar a minha lista de fãs musicais. Coisas dela!

A Eli, é a única repetente dos Encontros e já me disse que não quer perder o próximo! A fidelidade é o seu apelido do meio, mas a amizade é o seu verdadeiro sobrenome. Dizem que vem da vida! Foi possivelmente a protagonista de um dos melhores momentos da noite, no momento em que assumi que a blogosfera ganhou outra cor a partir da nossa amizade, provando que as emoções fortes são perfeitamente possíveis e prolongadas do virtual para o real. Preciso de ti, miúda!

Mas a Eli trouxe companhia. E que companhia! A miúda dos sete ofícios, Ana Faria, fez-me matar saudades dos seus caracóis, do seu sorriso cúmplice e da sua energia inesgotável! E conseguiu surpreender-me no pós-encontro retomando as suas lides bloguísticas, provando que este Encontro foi muito para além de uma jantarada de copos e conversa em dia. A alegria mantém-se e a motivação para escrever voltou. Missão cumprida!

À sua frente, uma verdadeira senhora! Perdoa-me o “você” mas é difícil controlar o respeito perante pessoa com tamanha classe. Mesmo assim aceito castigo e posso dar uma sugestão: que tal um programa cultural para breve no Porto? A proposta já tinha sido feita anteriormente mas ganha cada vez maior razão de ser, e eu até gosto, se for com jeitinho… No sábado os Fragmentos Culturais recriaram-se numa visão holística e disfarçaram-se nos Fragmentos da Vida, ficando extremamente orgulhoso por partilhar a mesa com uma senhora tão sóbria, elegante e com um espírito tão moderno! Gosto, gosto, e muito. Sim, estou a falar de ti!

Ao seu lado a companhia familiar da filha, a querida Vanessa, que queria fazer publicidade à sua loja de decoração infantil e pouco mais. Mas se pensas que vou fazer publicidade ao “Nicho”, na Rua do Ouro, nº 464, em Massarelos, estás muito enganada… Até porque vales muito mais do que uma loja! Tens um sorriso encantador, uma simplicidade de louvar e não vejo a hora de voltar ao Porto para mais um encontro contigo e, vá lá, para conhecer a tua loja…

Fiquei entre uma loira e uma morena, por sinal, lindas, bonitas e maravilhosas. Que suplício! A morena chama-se Izzie (Isabel Jesus para a mãe) e fez-me reviver o primeiro encontro. Lembram-se da Fatucha? Pois bem, esta miúda, além de ser amiga pessoal da nossa querida Fatucha, assume-se como a essência da Fatucha e eu confirmo. Fisicamente com grandes semelhanças, interiormente idem idem, aspas aspas, e com uma capacidade de expressão tão semelhante como impressionante. Mas a Izzie é a Izzie, com grande personalidade, com uma das melhores profissões do mundo (a seguir à Enfermagem, claro!) e uma visão holística do mundo com a qual me identifico. És um must!

A loira encheu o meu ouvido direito de doces susurros durante todo o jantar e é a Sarinha. O algodão não engana e a Sussurrinhos também não. Divertida, inteligente e com grande espírito de partilha, representou muito bem o verdadeiro espírito do blogueiro falando de si para pessoas que ainda mal conhecia. É uma corajosa e eu gosto muito da Sarinha! Na leitura do seu texto, proporcionou também um dos momentos mais quentes da noite, num momento digno de ficar nos anais da história dos Encontros. Diz lá quem é amigo…

À minha frente estava o Sérgio, um grande homem em todos os sentidos e um orgulho para mim recebê-lo num encontro organizado por mim, quando normalmente os grandes projectos são criados por ele. Os enfermeiros sabem do que estou a falar, pois o Cogitare em Saúde é dos melhores blogues de enfermagem portugueses, se não for mesmo o melhor. Que honra! E será uma honra transformar os anos de convívio blogosférico numa amizade real com o Sérgio e com a sua esposa Vera. Obrigado meus queridos!

Last but not the least, a C Rodrigues, num estilo mais reservado durante o jantar mas a mim não me enganas. Tens imenso potencial para mostrar e não vou ficar descansado enquanto não o descobrir. Há momentos assim, em que gostamos mais de observar do que participar. No entanto adianto-te que também sei imensa coisa sobre ti. Os teus olhos contaram-me imensas coisas. E que olhos! Até breve, tchitchorrinha!

A Tânia e o José Luís Reis não ficaram para jantar mas tiveram o feliz gesto de saudar os presentes no seu curto tempo disponível, mostrando uma atitude de esforço muito digna. A Tânia revelou-se uma querida, deixando um sorriso e vários rebuçados com um cartão de publicidade ao seu blogue. A malta agradeceu e o empregado de mesa também! O José Luís Reis é um senhor, inteligente e cheio de vida, ficando com pena por não poder estar mais tempo com ele. Mas ficou a possibilidade de realizarmos um novo Encontro no Porto num sítio especial, ou mesmo contarmos com a sua presença num novo Encontro pelos caminhos de Portugal…

Meus queridos, prolonguem a emoção desta noite ao máximo e deliciem-se com os vossos sorrisos…Gosto-vos muito! :)

segunda-feira, 29 de março de 2010

II Encontro Nacional de Blogueiros: o rescaldo!

“assumo o meu enorme apreço pelo povo do Norte do País, um povo destemido, aventureiro, frontal e simples. E confesso que tenho grandes esperanças sobre a elevada adesão dos blogueiros do norte neste evento…”
Gonçalo Cardoso, 25/1/2010

As expectativas são o princípio da desilusão, mas dificilmente conseguiremos ser felizes e activos sem expectativas. E uma das minhas expectativas para este encontro passava por uma elevada adesão de participantes, no mínimo ultrapassando a fasquia dos 12 participantes do Encontro em Lisboa.

A fasquia foi ultrapassada, 13 participantes, no entanto cheguei a temer pelo pior na tarde de sábado, pela ausência prolongada de alguns blogueiros que já tinham confirmado há algum tempo a sua presença e pelas inevitáveis desistências de última hora. No entanto, em cima da hora o inesperado aconteceu! A Tânia (Tatanita nas Nuvens) e o José Luís Reis (JLReis) apareceram no jantar para simplesmente deixar um sorriso ou uma palavra de incentivo, numa atitude de grande dignidade. A autora do blogue Fragmentos Culturais confirmou a sua presença enquanto eu estava a estacionar o carro, revelando que levaria mais uma pessoa, neste caso a sua filha Vanessa. E já no restaurante fui surpreendido pela presença de C Rodrigues (Caderno de Exercícios) e Sérgio Sousa (Cogitare em Saúde) que não tinham confirmado a sua presença. Apeteceu-me na altura acrescentar mais um adjectivo ao povo do Norte: surpreendentes!

A surpresa foi tanta que deixou o empregado de mesa com os nervos em franja, obrigando-o a alterar a disposição e o número de lugares da mesa, naquilo a que eu chamo o primeiro “grande momento do empregado do mês”…

As pessoas foram chegando e juntando-se à mesa e a certa altura o ambiente estava tão intenso entre pessoas que se estavam a conhecer pela primeira vez que a Vanessa achou que estava num dos filmes de Woody Allen. Curioso, não?

A Fatucha lembrou-se do primeiro encontro e decidiu aparecer em espírito através de uma simples e sentida mensagem lida pela sua grande amiga Izzie, que por coincidência a tinha conhecido pessoalmente há um ano atrás. Belíssimo Fatucha, é este o espírito!

Entretanto, o lombo chegava para todos sem qualquer pré-aviso, quando algumas pessoas escolheriam o bacalhau em detrimento do lombo. Mais um cabelo branco para o empregado de mesa que já não nos podia ver nem cobertos de ouro, chamando de imediato o patrão, o cordialíssimo Sr. Fortes, que resolveu logo a situação com a liberdade de escolha para todos. O bacalhau apareceu, após um valente pontapé do empregado de mesa na porta da cozinha, naquilo a que posso chamar de segundo “grande momento do empregado do mês”.

A disposição dos participantes era boa demais, provando que na diversidade está o ganho, sendo confirmado no momento da leitura dos textos dos blogues de cada um. Houve de tudo, desde textos sobre o amor, passando por reflexões sobre as perdas e momentos críticos da vida e, imaginem só, até poesia sobre noites bem passadas… Claro que cada texto era motivo para mais um brinde, e a oportunidade para cada pessoa mostrar o seu blogue por palavras, evidenciando-se neste momento o verdadeiro espírito do blogueiro! Em jeito de balanço final da leitura dos textos, foi inicialmente lida a letra da música “Eu Não Sei Quem Te Perdeu”, de Pedro Abrunhosa, para depois, e a pedido de várias famílias, ser representada por mim através do canto. Confesso que tive pena do Manuel Moura dos Santos não ter aparecido, ou então não…

No final, cada participante teve a oportunidade para assinar uma dedicatória no Livro das Recordações dos Encontros Nacionais de Blogueiros, enquanto fazia um balanço geral da noite em voz alta, ou como se chegou a dizer várias vezes, numa voz “mais forte”…(vocês sabem do que eu estou a falar…)

Não tive a oportunidade de fazer o meu discurso final porque o restaurante já estava a fechar, mas aproveito para deixar aqui algumas palavras gerais sobre o encontro, prometendo que em breve farei uma apreciação individual sobre cada participante.

Assim, mesmo sem ter a elevada adesão que desejaria, julgo que voltei a estar perante um grupo com um número talvez desejável para uma maior interacção entre todos, e cumprindo os propósitos por mim estabelecidos na existência de uma verdadeira partilha do espírito do blogueiro, com uma capacidade de abertura e interacção fantásticas entre os recém-conhecidos participantes. Este fenómeno é tão interessante como indescritível, podendo mesmo merecer um estudo de investigação na área das ciências sociais. Porque não? Além disso, provámos que o mundo das redes sociais não vive apenas de pessoas fúteis e sem sentido, revelando pelo contrário que as pessoas especiais existem e que a blogosfera é um exemplo de modernidade e recheado de pessoas que sabem ser, estar e viver.

A noite de 27 de Março ficará marcada para sempre na história pessoal de cada um, pela diferença e originalidade, e por aquilo que poderá vir a existir consoante os seus interesses pessoais. Foi assim no primeiro, poderá ser assim no segundo encontro, basta querermos!

E para terminar, deixo a novidade. Haverá 3ª edição do Encontro Nacional de Blogueiros. Preparem-se!

quinta-feira, 25 de março de 2010

II Encontro Nacional de Blogueiros será no Magnus Coffee!

Está escolhido! O II Encontro Nacional de Blogueiros e o primeiro grande evento da Primavera será no Restaurante Magnus Coffee, na Rua da Boavista, às 20 horas. O espaço aparenta ser acolhedor, o contacto com o dono foi bastante agradável e o preço razoável em comparação com preços praticados em Coimbra e Lisboa.

A decisão é esta:

Restaurante Magnus Coffee
RUA DA BOAVISTA, 656 4050 - 105 PORTO
Tlf: 222444207

MENU 2 (€ 11,50)

Entradas
Patê de atum
Azeitonas marinadas com ervas aromáticas
Manteiguinhas
Pão e tostas

Sopa

Prato Principal (1 à escolha)
Lombo de Porco recheado com fiambre, queijo e cenoura acompanhado de
batatinhas assadas, arroz de forno e grelos salteados.
Bacalhau com Natas acompanhado de salada.

Sobremesa (1 à escolha)
Salada de Frutas
Mouse de Chocolate

Bebidas
Sangria, cerveja, refrigerantes, água e café (oferta de duas garrafas de vinho maduro tinto)

As sugestões foram poucas mas peço-vos para, se possível, levarem convosco alguma identificação do nome do vosso blogue. Além disso, levem um texto do vosso blogue que tenham gostado de escrever ou que represente a sua essência para que possa existir uma troca de textos durante o jantar com declamação de cada texto pelo participante a quem o texto for seleccionado. No Dia Mundial do Teatro, haverá representação das palavras de cada um!

Peço-vos mais uma vez para enviarem mais sugestões e os vossos contactos através do meu e-mail goncalofoc@gmail.com, tal e qual já o fiz convosco.

sábado, 20 de março de 2010

II Encontro Nacional de Blogueiros: confirmações, dúvidas e sugestões!

Terminam amanhã as inscrições para o núcleo duro do encontro, porque continuam abertas até ao final da semana para inscrições de última hora. A referência do dia 21de Março passa apenas por uma questão de logísitica, para a escolha do restaurante mais adequado para um número aproximado de pessoas inscritas até este dia. E aproveito desde já para lançar a primeira pergunta:

Qual o restaurante do Porto mais adequado para um Encontro Nacional de Blogueiros?

As respostas serão muitas, espero eu, mas a resposta final será minha e apresentada em breve, considerando as sugestões, a qualidade e o preço.
Não irei associar um número às confirmações, revelo de imediato o nome das pessoas confirmadas e as várias dúvidas pendentes.

Confirmações:

Gonçalo (O Sabor da Palavra)
Susaninha (Brinquinho da Cantareira)
Sara (Doce Sussurro)
Eli (O Amor Acontece?) com a amiga Ana Faria
Dudis (Beleza com a Dudis)
Raquel (Os Anjos voam porque se fazem leves)
Ana Borges (AbelhaFerrona)
Rui Tavares (Cantinho das Palavras)
Izzie (Unleash Your Thoughts)
Inês Santos (Para lá das 5)

Dúvidas:

Me Deixa Gozar
Eu Próprio
Fernando Alvim
Paulo Rodrigues
Sérgio e Vera (Cogitare em Saúde)
Fernanda Freitas
Pena
Gonçalo
Sonhadora
Anabela Martins
Dark Cave
JotaSP
Huma Senhora
Teresa Lage
Liliana Ferreira

Esta lista será actualizada durante a semana, desejando que as dúvidas assumam a sua frontalidade e espírito aventureiro e confirmem a sua presença, tal como possa acrescentar e confirmar outras pessoas não referidas.
Para as confirmações, dúvidas ou outros, lanço nova questão:

Quais as vossas sugestões para dinamizar este evento?

Volto a recordar que o encontro será realizado no Dia Mundial do Teatro, no Porto, e o propósito final será a celebração do espírito do blogueiro!
Divulguem, sugiram e divirtam-se!:)

segunda-feira, 15 de março de 2010

II Encontro Nacional de Blogueiros: recta final!

Falta menos de uma semana para o final das inscrições para o II Encontro Nacional de Blogueiros!

A fasquia do primeiro encontro ainda não foi ultrapassado, o que me leva a crer que ainda há pouca divulgação sobre este evento, porque não quero acreditar que o povo do Norte (mais próximo do local escolhido) se está a revelar inibido e intimidado. Quanto ao restante povo nacional, do qual eu faço parte, apenas digo que os dias podem não ser vividos como se fossem os últimos por diversa ordem de razões, mas qualquer dia é um bom dia para aceitar desafios como um sinal de bem viver! E este encontro é um evento diferente para melhor, digno de fazer jus à frase da Nicola: “Hoje é o dia!”

Portanto, do que estão à espera para aceitarem o desafio e reforçarem a divulgação pela blogosfera e amigos?

Entretanto, está oficialmente aberto o concurso para sugestões criativas para dinamizar o encontro de 27 de Março. Para vos ajudar, recordo-vos que o encontro será realizado no Porto, precisamente no Dia Mundial do Teatro. Soltem a arte individual de cada um!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Palavra Puxa Palavra (especial Dia da Mulher!): “No teu deserto”

“Ali estavas tu, então, tão nova que parecias irreal, tão feliz que era quase impossível de imaginar. Ali estavas tu, exactamente como te tinha conhecido. E o que era extraordinário é que, olhando-te, dei-me conta de que não tinhas mudado nada, nestes vinte anos: como nunca mais te vi, ficaste assim para sempre, com aquela idade, com aquela felicidade, suspensa, eterna, desde o instante em que te apontei a minha Nikon e tu ficaste exposta, sem defesa, sem segredos, sem dissimulação alguma.
Foi ao terceiro dia da nossa viagem, na estrada entre Oran e Argel, Novembro de 1987.”
Miguel Sousa Tavares, “No teu deserto”

Este foi o primeiro livro que li da famosa obra bibiliográfica de Miguel Sousa Tavares, e gostei! Comecei assim por um livro pequenino, ideal para servir de calço em mesas instáveis mas não só…

Miguel Sousa Tavares é considerado um homem polémico e frontal. Aliás, se chegar a ler a piada das mesas instáveis ainda me irá deixar aqui um mimo ao estilo Tavarista, mas compensá-lo-ei de seguida, vindo do coração.

Ora bem, amado por uns e odiado por outros, Miguel Sousa Tavares é uma referência para mim pela frontalidade e opinião própria que o caracteriza, mesmo que por vezes seja uma opinião diferente da minha. Mas no mínimo é bom comunicador, directo e destemido como eu gosto e como há poucos neste mundo, o que me deixa seduzido e a desejar mais!

Daí a curiosidade em inteirar-me da sua obra escrita, começando por “No teu deserto” em que o jornalista retrata, na primeira pessoa, a viagem profissional (e também pessoal) a Dakar , em 1987, com Cláudia, uma mulher desconhecida até então mas que se tornou uma das referências da sua vida.

Conhecendo o seu estilo directo e impenetrável, Sousa Tavares revela-se aos poucos nas páginas deste livro, mostrando uma face oculta mas reveladora de um homem sensível, imperfeito e com necessidade de afirmação, ao mesmo tempo que enaltece a figura feminina que o acompanha.

Um bom livro para o Dia da Mulher, pelo destaque central que um homem aparentemente intocável e racional atribui à “Mulher”, recordando-me também que a sua mãe será para sempre uma das “Mulheres de Portugal”, Sophia de Mello Breyner.

Feliz Dia da Mulher!

Selinhos!

O Prémio "Relíquia da Internet" foi atribuído pelo Lobinho (Sair das Palavras), e anuncia que este blogue é uma Relíquia da Internet. Um gesto carinhoso, a poucos dias deste blogue completar quatro anos de idade. Como o tempo passa...

Passo o selinho aos seguintes blogues:

Brinquinho da Cantareira
Fragmentos Culturais
O Amor Acontece?
AbelhaFerrona
A Sonhadora dos Sonhos Amarelos e a Sara do Doce Sussurro consideram que o meu blogue é mágico e pedem-me para completar a seguinte frase: "A magia é..."
Cá vai:

A magia é...criar Amor do nada!

Passo o selinho e o correspondente desafio aos seguintes blogues:

Os anjos voam porque se fazem leves
Tatanita...nas nuvens
Pretextos para fugir do real
Poetic Girl
Diabo de Roupa Curta
Dí's Secret Words
Beleza com a Dudis

sábado, 6 de março de 2010

Serviço Público de Saúde: eu vou!

"Tal como alguns de vós devem saber, a àrea da Geriatria é aquela pela qual tenho um gosto particular. Foi devido a esse gosto e por achar que merece que se fale cada vez mais de Geriatria, que surgiu a ideia de realizar este Encontro!

Com toda a certeza gostaria de muito de contar com a vossa presença! =)

Qualquer dúvida contactem-me!

Beijos"

Andreia Andrade, organizadora do evento
E-mail: geriatria_miro@sapo.pt
TLM: 937377311

"Quem não tem dificuldades em lidar com a morte? A própria e a dos outros.

Os Profissionais da Saúde não fogem a essa regra. Preparam-se para lutar pela vida. Muitas vezes, a morte aparece-lhes como um fracasso.

O Simposio "(Con)Viver com a morte" aparece como uma oportunidade para, em conjunto, reflectirmos sobre esta realidade que faz parte da nossa vida. É confrontando-nos com esta realidade que nos vamos aproximando cada vez mais da perfeição. Alguém dizia: "A morte é a plenitude da vida".

Este Simposio é aberto a todos aqueles que quiserem e puderem participar. De norte a sul e Ilhas.

Sejam bem-vindos!"

Migalhas também são Pão
E-Mail: saer.huc@gmail.com
Telf: 239400467

quarta-feira, 3 de março de 2010

O meu aniversário!

26 anos! Gerado da bela casta de 1984, Gonçalo Cardoso prima pelo sabor refrescante e inesquecível que deixa na alma do bom apreciador do ser humano. Homem quente, aveludado e com espírito de corpo, é considerado pela crítica um homem moderno e espiritual! A pureza das suas raízes é uma das razões da sua qualidade, sendo oriundo de uma das mais belas encostas da região da Bairrada. Apreciem-no!

(perdoem-me a publicidade enganosa, mas hoje é o meu dia, nem todos os vinhos são assim tão bons e teria de agradecer aos meus pais de uma maneira original. No entanto, a parte do “Apreciem-no” continua de pé!:P)

Sejam felizes, como eu, todos os dias!