terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Filipe Pinto: Será mesmo Ídolo?



Acompanhei de perto mais uma edição do programa “Ídolos” e, como amante de música e gosto por todo o tipo de programas de descoberta de novos talentos musicais, julgo que há algumas reflexões a fazer sobre este tipo de programa.

Primeiro, que futuro terão os vencedores ou os grandes finalistas de qualidade deste tipo de programa? Recordo-me apenas de alguns nomes que singraram no panorama musical a partir deste tipo de concursos. Sara Tavares e João Pedro Pais, sendo que este último nem ganhou a edição do programa, numa altura em que talvez existisse maior preocupação pelo futuro dos concorrentes em detrimento do espectáculo de audiências actual. Nuno Norte ainda integrou o grupo Filarmónica Gil, gravou um disco e desde então que nunca mais se soube nada dele. No meio disto tudo, uma desilusão. Ricardo Soler, ex-finalista da Operação Triunfo, e para mim o melhor concorrente musical de todos os tempos dentro do género, viu desperdiçado o seu talento em coros de programas de sopeiras e donas de casa. A montanha pariu um rato!

E pensamos nós: o que estará a faltar no formato destes programas? Falta originalidade e criatividade, porque o talento existe! Para tal, gostaria de assistir a novos concursos musicais com composição e interpretação de temas originais pelos concorrentes, de forma a aproximar a sua evolução no programa com a sua evolução numa carreira mais facilmente sustentada e consolidada. Assim, assistiríamos provavelmente a um maior número de interpretações musicais em português, em vez de presenciarmos diversas interpretações musicais de artistas estrangeiros, alguns deles de qualidade duvidosa, quando há tanta música portuguesa de qualidade. E depois ainda querem que acredite que farão uma carreira em português… Talvez por isso caiam no esquecimento, e talvez pela minha sugestão compreenderemos melhor o sucesso de Sara Tavares e João Pedro Pais…

Espero que Filipe Pinto não seja mais um Ídolo de circunstância, porque não há dúvidas que tem imenso talento e que saiu vencedor da edição mais forte de um concurso musical de todos os tempos, tendo apenas a melhorar alguns aspectos da sua presença em palco, talvez fruto de alguma inibição pessoal, e evoluir no seu discurso. De resto é artista, “rasga-se” todo em palco - levando-me até a duvidar do seu registo fortíssimo durante hora e meia de espectáculo contínuo - tem uma voz poderosíssima e tem o factor X que falta à Diana, também uma grande artista e até com maior versatilidade.

Sejam felizes, para bem da música portuguesa!

12 comentários:

Natália Augusto disse...

Boa tarde Gonçalo,

Foram poucos os que vingaram no mundo da música de pois de ter passado por um concurso de música.
No entanto, os que vinfaram não se limitaram a cantar os ídolos de que gostavam.
Depois do concurso, por saberem compor, cantar e por teram apoio exterior tornaram-se rostos do panorama musical português. Acredito que vai acontecer o mesmo ao Filipe. Aliás, ele merece!!!

Pedro disse...

Olá,

concordo com parte do que dizes, realmente faltam concursos de bandas que apresentem as suas composições, e as interpretassem.

Programas tipo "reis do estúdio" da RTP.

Dizes que falta o factor X à Diana, eu não concordo. Acho que é precisamente o contrário. E uma "rockeira" faz mais falta ao panorama nacional do que um gajo, que tem talento, mas que como ele há muitos.

Eu só sei uma coisa, em Portugal há muito bons músicos,faltam é palcos.

Keep rockin \m/

Pedro

Gonçalo disse...

Natália:

Eu quero confiar nas tuas palavras porque também gostava que o Filipe singrasse na música portuguesa. Agora vem a formação internacional, mas gostaria de assistir a um concerto dele já neste Rock In Rio.

Eu vou!

:)

Um beijinho grande para ti, amiga.

Gonçalo disse...

Pedro:

o programa "Reis do Estúdio" foi passageiro, mas julgo que poderia ser uma ideia a explorar de novo, talvez com mais apoio mediático do que teve na altura. Seria a confirmação fidedigna do talento e da criação!

Para mim, tanto o Filipe como a Diana podiam ser os grandes vencedores desta edição, mas ganhou o Filipe porque tem o Factor X que arrasta multidões e que quase de certeza lhe deu uma vitória estrondosa, proporcional ao crescente apoio que teve nas galas. A Diana é uma rockeira como não me lembro em Portugal, e por isso mesmo merece uma oportunidade mesmo ficando em segundo lugar. Talvez o Manuel Moura dos Santos ajude...

Um abraço para ti e volta sempre! :)

Eli disse...

"Ouvi dizer que o mundo acaba amanhã..."

São os Ornatos que dizem que Amor é uma doença, quando pensávamos encontrar nele a cura...

Sabes, eu já gostava imenso desta música. Quando o Filipe a cantou, fiquei ainda mais fã - dele e da música.

Espetacular. Nunca tinha votado num concorrente da televisão.

Desta vez votei três vezes.

Tem uma voz que me arrepia. Desde a primeira vez que ouvi cantar que quis que ganhasse!

:)

Gonçalo disse...

Eli:

Tu foste fã do Filipe do princípio ao fim, mesmo na altura em que ainda duvidava das suas capacidades, tu centravas-te quase em absoluto no Filipe. Eu sorria mas também te dava razão e sempre suspeitei que seria o vencedor!

Ainda não foi desta que votei num concorrente de programa musical, neste caso porque tanto um como outro mereciam vencer e nenhum deles era um verdadeiro favorito para mim.

Um beijinho grande para ti, amiga :)

Pisces Girl disse...

Gonçalo: Desde o princípio do programa que os meus concorrentes favoritos eram: Carolina, Inês, Mariana e Filipe. Infelizmente as meninas foram saindo e só restou o Filipe. Ainda bem que ele foi o Grande Vencedor do programa "Ídolos" e espero que não deixem de falar nele.

Tal como a Eli disse nunca tinha votado num concorrente da televisão, mas desta vez votei no Filipe duas vezes. Só não votei mais porque as linhas estavam quase sempre ocupadas... :o(

Um beijinho grande,

Pisces Girl.

Gonçalo disse...

Pisces Girl:

As meninas foram saindo pela desilusão que criaram (Inês), pela inibição pessoal (Mariana) e muito por culpa dos votos femininos em concorrentes do sexo oposto, nomeadamente na saída da Carolina que podia ser uma das finalistas. Venceu o Filipe com inteira justiça, e agora só espero que a diferença de atitude do público em casa nestas últimas votações se reflicta numa carreira de sucesso do Filipe.

Um beijinho grande para ti, Pisces Girl *;)

Cristina disse...

Ainda ontem discutia este mesmo assunto com um amigo.
O Filipe mereceu a vitória e creio que tem tudo para ser um grande artista mas não em Portugal! Porquê? Porque ele claramente quer fazer a sua carreira na área do rock. Não me parece que a nossa população envelhecida vá comprar esse tipo de música ainda que seja em portugues. Veja-se o grande Rui Veloso! Pode ser fantastico, mas não vende nem um terço do que vende o Mickael Carreira, que nem grande voz tem.
O povo portugues apenas consome um género, é o género das donas de casa que não têm internet para fazer pirataria e compram as colectaneas da família Carreira em peso.

Gonçalo disse...

Cristina:

Compreendo a tua crítica, que daria outra reflexão mais abrangente sobre o futuro da música em Portugal.

A cultura, nomeadamente a cultura musical, está muito cara, e o facilitismo no mundo dos downloads leva à reduzida compra dos discos. Leva no entanto à divulgação do disco e ao consequente aumento do número de espectáculos ao vivo caso haja sucesso na sua divulgação, o que não se traduz num aumento significativo dos lucros das agências musicais, uma vez que as autarquias promotoras de espectáculos sofrem os efeitos da crise económica e pagam menos aos artistas.

Nesta época de crise exige-se uma reflexão sobre este assunto, para bem do consumidor e do artista. A cultura está muito cara!

Beijinhos grandes*** :)

Cristina disse...

Isso é um facto! A cultura está a um nível exorbitante!
Acho que o que está a ficar melhor é a literatura. Creio que a iniciativa da editora LEYA, é de louvar nestes tempos.

Gonçalo disse...

Cristina:

Com o novo IPad, o crescimento do download dos livros também irá aumentar, possivelmente. Será o fim dos livros em suporte de papel?