quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Prémio: Vale a pena ficar de olho nesse blog!

Numa época a que muitos chamam Silly Season e num mês habitualmente fraco em participações n’ “O Sabor da Palavra” nos anos anteriores, houve mais partilha, conheci novos blogues e recebi três prémios, este último oferecido pelo Maktub e Carpe Diem.

Por isso, como estamos no mês do vazio noticiário, atribuirei este prémio às revelações deste mês, no fundo as minhas notícias no mundo blogosférico.

Carpe Diem – Este blogue também poderia ser o “Bebé do Mês”. Criado recentemente promete ser o esforço, dedicação, devoção e glória de uma verdadeira leoa motivada para assumir a sua paixão pela vida. Estou curioso em descobrir, “com tranquilidade”, os segredos e as vicissitudes de uma história de vida que promete, porque atrás de pessoas especiais há sempre uma história especial. A retribuição do prémio é o meu dever!

Liquor Cerebrospinalis – Este blogue parece a transcrição do subconsciente do autor! Dotado de grande capacidade expressiva, Mokas é um jogador de palavras que conduz-nos pelos seus pensamentos de uma maneira viciante, deixando-me por vezes com enigmas por decifrar. Mas o prazer está na descoberta, e numa altura em que pondera escrever com menos frequência, este é o incentivo para a partilha regular e a continuação da descoberta.

Sair das Palavras – Last but not the least, este blogue poderia ser confundido com o blogue do professor Marcelo Rebelo de Sousa, dada a diversidade temática exposta, daí a minha vénia e a minha sugestão para poderem entreter-se com uma selecção de textos na sua barra lateral, enquanto a rentrée não surge.

domingo, 23 de agosto de 2009

Agir para Reflectir, Reflectir para Agir: Conceito de Normalidade

“Enquanto giravam, observavam atentamente o rosto dos espectadores e percebiam que, para a maioria das pessoas, a sociedade moderna tornava-se cada vez mais um grande hospital psiquiátrico ou uma sociedade de mendigos que não abandonaram os seus lares, mas se abandonaram a si mesmos. De pessoas que, às vezes, têm mesa farta, mas mendigam o pão do prazer, da tranquilidade e da sabedoria.
Para outros, no entanto, o mundo tornava-se uma escola, ou um circo, ou um terreno de aventuras, ou uma pista de dança, ou uma mescla de tudo isso. Marco Polo e os seus amigos não sabiam onde as pessoas, incluindo eles, se situariam no futuro da humanidade. Não sabiam se estariam no rol dos doentes, dos mendigos emocionais ou dos que vivem suave e espontaneamente.
Só sabiam que essa situação dependeria da coragem de cada um em caminhar nas trajectórias do seu próprio ser, em abrir as janelas da sua inteligência, em repensar a sua história e em fazer livremente as suas escolhas.”
(A Saga de um Pensador, de Augusto Cury, pág.253-254)

Bem sei que já falei várias vezes deste livro, a sugestão está feita há vários meses atrás, mas não me condenem pelo facto de considerar A Saga de um Pensador um dos livros mais intemporais que li até hoje. Por isso, não se surpreendam que escreva várias vezes a seu respeito, que atribua exemplos a partir dos seus contributos pessoais e até profissionais, que reforce a sua sugestão e que um dia mais tarde seja um dos livros preferidos dos meus descendentes…

A mensagem actual retratada neste excerto da obra mostra que a normalidade é um conceito perfeitamente questionável, uma vez que a analogia da normalidade com a semelhança detém limitações quando constatamos que essa normalidade reveste-se de vícios e costumes doentios.

Portanto, quem será mais normal?

O ser humano que age segundo os seus princípios daquilo que é e quer ser, mesmo que sejam contra os preconceitos da sociedade, ou o ser humano que, numa tentativa absurda de imitação ao seu semelhante, cai numa apatia e depressão típicas de uma luta contra a sua existência e vontade pessoal?

Ser normal não é ser igual aos outros, é construir o seu próprio caminho, é ser personagem verdadeira no palco da vida em busca da interpretação adequada ao momento e à mensagem do destino, advindo daí uma natural diversidade humana com uma maior saúde física, mental e espiritual.

Ser normal é ser único! Descubram-se!

sábado, 15 de agosto de 2009

Prémio Sair das Palavras

“O Sabor da Palavra” recebeu um PRÉMIO, oferecido pelo “Sair das Palavras”!

Conforme descrito anteriormente, terei liberdade para ditar as próprias regras deste prémio, e considerando a sua especificidade e o alcance da transcendência das palavras do virtual para o real, determino as seguintes regras:

1º Mencionar quem ofereceu.
2º Oferecer a quatro autores conhecidos pessoalmente.
3º Oferecer a quatro autores não conhecidos pessoalmente, mas com vontade em “sair das palavras” e tornar esse desejo real.
4º Explicar o motivo do prémio.

Sendo assim, a minha lista é a seguinte:


“OS CONHECIDOS”

“Migalhas também são pão” – um blogue tão diferente como moderno, tal como o seu autor, e em que a palavra de Deus é uma constante seja em reflexões, tradições ou simplesmente celebrações de amor. Aqui há fé num mundo melhor!

“Enfermeiro o Enfermo” – o autor deste blogue é o meu eterno integrador à vida profissional. Integrou-me no primeiro dia na Unidade em V. N. Poiares, estava destinado a integrar-me no primeiro dia na Cirurgia II Homens nos H.U.C. e, em jeito de brincadeira, deverá ser o meu integrador no céu :) Além de integrador, também tem tempo para escrever no seu blogue, denotando uma visão crítica sobre as questões prementes da sociedade e principalmente das interrogações sobre a enfermagem, utilizando um jogo de palavras muito inteligente. Descubram vocês mesmo!

“Reflexões Inconscientes” – se há pessoa a quem podem agradecer a existência d’“O Sabor da Palavra” é à Céu Gomes, autora deste blogue, e principal motivadora para partilhar a minha escrita com o público em geral. Estas reflexões de inconscientes têm pouco, sendo baseadas numa filosofia de vida livre e responsável, cobertas de cultura e sabedoria numa perspectiva típica de uma mulher moderna! Obrigado Céu :)

“Alma de Montanhista” – Nunca foste ao Gerês? Já conheces o Gerês mas ainda pensas que há muito por descobrir? Então a solução para a tua curiosidade passa por este blogue. Aqui terás a oportunidade de receberes, regularmente, as crónicas das caminhadas da sua autora por terras do Gerês, usando aquilo a que chamo “palavras bonitas” e imagens fora de série da natureza em todo o seu esplendor. Na minha última passagem pelo Gerês não descobri a sua essência, este blogue prova aquilo que eu não vi e que há pessoas que morrem com sede à beira da água. E o burro, sou eu?! Sou, pois…:)


“OS DESCONHECIDOS"

“Blog de Senhora” – Esta Senhora tem mistérios ocultos em cada palavra, delicia-me com a interpretação individual que me proporciona a cada texto que partilha, e quanto mais a leio, menos a percebo mas mais vontade tenho de a conhecer. Procurem decifrar as suas palavras e sintam a sua riqueza interior!

“Corpo Dormente” – Será desnecessário fazer publicidade a um blogue como este, dominador da grande malta blogosférica, muito menos fazer publicidade ao seu autor, Bruno Nogueira. Agora só resta marcarmos o encontro pessoal. Prometo que será um encontro de igual para igual, porque eu também sou para lá de alto!

“Allô” – Vê-se logo que é uma mulher do norte, frontal como poucos e engraçada que até impressiona! O melhor que posso dizer é que faz parte da nova geração de humoristas no feminino! Elogio dado, para quando o café? :P

“Sexualidades, Afectos e Máscaras” – Para quem costuma sintonizar o Porto Canal, este título não é estranho. Este blogue desenvolveu-se a partir de um programa com o mesmo nome no Porto Canal, com as participações ponderadas do Professor Manuel Damas sobre as questões da sexualidade. Mais do que falar do coito interruptus ou da chibatinha e algemas numa relação, o Professor Manuel ignora a banalidade e assume-se como um observador atento da realidade humana, comentando diversos assuntos com conhecimento de causa e um discurso culto e bem-humorado. Professor, se não existir tempo para um copo na ribeira, talvez um dia nos encontremos nalgum congresso perto de si :)

Um prémio, uma reflexão e uma sugestão!

“…Pelo que vi até agora, e apesar de ser a minha primeira visita, não hesito em te oferecer o premio oficial do meu canto "Prémio sair das palavras"! Está na barra lateral direita. Poderás passá-lo a quem quiseres (geralmente um mínimo de oito blogs, bla bla) mas deixo ao teu critério que alteres as regras que entenderes.”
(comentário de Daniel Silva no post "Prémio: Blog Frescura")

Fiquei curioso em descobrir a razão do título “Prémio Sair das Palavras”, fui ao blogue “Sair das Palavras” e descobri isto:

“…Geralmente os blogs são diários demasiado umbilicais, e tendemos também a refugiarmo-nos numa espécie de second life versão blog. Refúgios solitários, fugas em frente, ou apenas ecos suspensos... Quero o encontro, do virtual ao real, do real ao virtual, mas sem que fiquemos presos nesta teia não palpável e filosófica. Façamos deste espaço um local de encontro, de ideias, de partilha, de anseios, desejos, ambições, relacionamentos... E sairemos das palavras...”

Face a esta curiosa mensagem, e numa altura em que as redes sociais cibernáuticas estão em profundo crescimento, acrescento que estas plataformas poderão sofrer vicissitudes naturais e correrem o risco de serem “The First Life”.
A vantagem desta corrente será o facto de existir uma maior quantidade de informação e partilha actualizada minuto a minuto, aproximando as pessoas nas suas relações interpessoais e nas suas capacidades formativas, informativas e reflexivas.
A desvantagem passa pelo refúgio que as pessoas procuram neste tipo de espaços para desenvolverem os seus instintos mais primitivos, em relações interpessoais passageiras e desprovidas de sentimentos, numa linguagem a roçar a ignorância e insensatez.

Sendo assim, e numa perspectiva de mudança face ao risco, coloco a hipótese da organização de um ENCONTRO DE BLOGUEIROS e gostaria de saber a vossa receptividade. Poderia ser um bom começo para transportar as palavras do virtual para o real, aumentar os laços interpessoais, tendo como meta final “sair das palavras” revestindo-lhes um novo “sabor”… Vale a pena pensar nisto!

Arranque da Liga Portuguesa: a tradição ainda mantém-se!

"A poucas horas do início da época de futebol 2009/2010 em Portugal para os três grandes, acolhi com agrado a proposta de André Augusto e farei de seguida a minha antevisão para o campeonato dos três maiores clubes portugueses.
Por ordem de classificação do último campeonato, o F.C. Porto, actual tetracampeão nacional, manteve o registo das últimas épocas e aproveitou as boas campanhas europeias e nacionais para vender os seus maiores produtos como foram os casos de Lisandro López e Cissokho para o Lyon, e Lucho González para o Marselha, e apostarem em jovens promessas do mercado sul-americano e português para colmatarem as saídas, dar um novo figurino ao sistema táctico e receber dividendos de grandes negócios futuros, como nos tem habituado. Para o lugar do defesa-esquerdo Cissokho, adquiriu o uruguaio Álvaro Pereira (ex-Cluj), recrutou os serviços de Belluschi (ex-Olympiacos) e Diego Valeri (ex-Lanús) para substituir Lucho e aumentar as opções no centro do terreno, e reforçou-se com o colombiano Falcão (ex-River Plate) para fazer esquecer o instinto matador de Lisandro López. Entre saídas e entradas, a questão passa pela adaptação dos novos jogadores ao sistema táctico e cultura portista, sendo factor determinante para a regularidade pretendida no campeonato. Acreditando na qualidade e capacidade de adaptação dos novos reforços, o F.C. Porto parte como principal candidato ao título, tendo para mim que este será o ano da explosão de Hulk, um jogador com uma capacidade física e técnica impressionantes, faltando apenas o crescimento táctico e psicológico para enfrentar novos voos com maior certeza.
O Sporting, vice-campeão nacional nas últimas quatro épocas, mantém o seu rigor orçamental e aposta na formação digna de uma das maiores academias de futebol mundial. Com poucos recursos para investir na equipa, fez regressar os jovens André Marques e Carlos Saleiro, emprestados a clubes menores da liga portuguesa, e adquiriu os serviços do chileno Matias Fernandéz (ex-Villareal) e o empréstimo do equatoriano Caicedo (ex-Manchester City). As limitações negociais para o investimento no futebol podem ser uma desvantagem em comparação com os seus adversários, pois não foram colmatadas todas as lacunas no plantel, nomeadamente a aquisição de um defesa central forte e de marcação, dois defesas laterais ofensivos e um médio defensivo que aumentasse a velocidade na transição ofensiva. A vantagem poderá ser a continuidade na estrutura dirigente e técnica, mas pode não chegar, partindo na minha opinião em desvantagem relativamente aos eternos rivais. Liedson poderá voltar a ser a grande figura deste ano, tanto pela continuidade materializada na sua renovação de contrato, como pela possibilidade de estrear-se pela selecção portuguesa como jogador naturalizado.
Ainda em Lisboa, temos o S.L. Benfica, o habitual campeão das contratações da pré-época, voltando a vender pouco e a comprar muito, situação que poderá acarretar maior pressão caso não haja retorno desportivo, como tem acontecido nos últimos anos. Vendeu o grego Katsouranis ao Panathinaikos e não conseguiu manter o espanhol Reyes que regressou ao Atlético de Madrid, e reforçou-se com jogadores para quase todas as posições, nomeadamente: o guarda-redes Júlio César (ex-Belenenses e ex-Botafogo); o defesa direito Patric (ex-São Cateano); os defesas-esquerdo Shaffer (ex-Racing Avellaneda) e César Peixoto (ex-Braga); médio de transição Ramires (ex-Cruzeiro); médio defensivo Javi Garcia (ex-Real Madrid); avançados Saviola (ex-Real Madrid), Weldon (ex-Sport Recife) e Keirrison (ex-Palmeiras e emprestado pelo Barcelona). A equipa apostou também na mudança de um novo treinador, investindo em Jorge Jesus, um treinador português, grande conhecedor do futebol nacional e um mestre da táctica no futebol, conseguindo entusiasmar os adeptos benfiquistas com boas exibições e resultados durante a pré-época ao vencerem quatro taças em torneios particulares. As grandes mudanças podem ter os seus inconvenientes na procura da estabilidade da equipa, partindo por isso em desvantagem face ao campeão nacional, mas este Benfica promete tanto colectivamente como individualmente, tendo jogadores prestes a explodir como o argentino Di Maria e o paraguaio Cardozo, jogadores esperançados em relançar a sua carreira como Pablo Aimar, Javi Garcia e Saviola, e jogadores em trampolim para os grandes da Europa como o caso de Ramires e Keirrison. Como desilusão da pré-época encontra-se Patric, jogador pouco utilizado e com menor confiança por parte do treinador, ao ponto de ter sido excluído da lista enviada para a competição nas provas europeias.
Em suma, época nova, mas registos conhecidos. F.C. Porto mantém o balanço positivo entre as compras e as vendas, Sporting continua fiel ao trabalho árduo com poucos recursos financeiros e o S.L. Benfica volta a ser o campeão das mudanças e investimentos avultados. O meu desejo de um campeonato como grande propaganda para o futebol, e que no final o campeão seja o clube que, para além de exibir uma maior regularidade futebolística, tenha demonstrado um futebol mais espectacular e entusiasmante. Um abraço a todos e até breve!" (Gonçalo Cardoso)

(Texto publicado no blogue Opinião FC, após convite de André Augusto, jornalista e co-autor do blogue)

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Prémio: Blog Frescura


“O Sabor da Palavra” recebeu um PRÉMIO, oferecido pelo “Perfeito Coração”!

As regras são:

1.º Mencionar quem ofereceu.
2º Oferecer a oito pessoas.

Considerando a grande qualidade dos blogues mencionados, julgo que estas duas regras são um pouco redutoras, portanto vou acrescentar para mim mais uma regra:

3º Explicar o motivo do prémio.

Sendo assim, cá vai:

Isso Agora – Se me perguntassem para escolher uma palavra para este blogue escolheria “Enigma”. A autora do blogue tem uma capacidade incrível para jogar com as palavras e como ela disse-me uma vez “…não leves os meus textos à letra!”. Além das palavras em ponto de rebuçado, complementa a receita com imagens maioritariamente da sua autoria. Ainda um dia dizes-me qual a marca da tua máquina fotográfica, talvez quando for a Viseu e me pagares um jantar por este prémio :)

Rafeiro Perfumado – A vida é uma verdadeira animação, e este blogue é a prova provada que em tudo há um motivo para o sorriso…e para um olhar canino sobre o assunto, também! O seu autor, já com dois livros publicados na praça pública, tem um dos humores mais inteligentes que conheço, e será uma pena se não aproveitar este talento em horizontes mais mediáticos. Um blogue boa onda, sim senhor!

Ponderar – É o espaço de uma jovem de tenra idade mas com uma capacidade crítica e personalidade que promete. Gosto do espaço porque mostra que ainda há esperança na geração “Morangos com Açúcar”. Go Cristina, Go!

Maktub – Acredito que esta será a melhor forma de agradecimento à sugestão da Patrícia, autora do “Perfeito Coração”, mostrando ao mesmo tempo que mais do que ter um, dois ou três blogues, o essencial é a sua autora. E a Patrícia espalha o seu espírito moderno com as pinceladas do seu quotidiano, sem papas na língua e com um humor deveras interessante num espaço rico em surpresas. Miúda, tu estás lá! :)

Cogitare em Saúde – Na minha opinião é simplesmente o melhor blogue de enfermagem, porque alia o trabalho, a dedicação, a defesa da classe, num discurso assertivo e rico em novidades actuais. Aqui pensa-se enfermagem! (a minha vénia)

Abelhaferrona – Podem entrar porque esta abelha não ferra mesmo! Mulher de forte personalidade mas com um coração de ouro, a autora deste blogue transmite as vivências de uma pessoa sensível ao mundo que a rodeia, atenta aos pormenores mais despercebidos, e dotada de um espírito jovem e inteligente como há poucas. Como bónus, poderão ver dos olhos mais bonitos que alguma vez vi. Que olhões! (ler a última frase com uma pausa entre as palavras)

Fragmentos Culturais – É a minha mais recente aquisição na blogosfera. Porque o homem é um ser cultural, aqui podem chafurdar-se de cultura até à ponta dos cabelos, naquilo a que posso chamar um blogue à moda de Vasco Graça Moura, mas no feminino. E em bom!

A Vida Vista de um Plástico – O Casemiro dos Plásticos é o futuro Rafeiro Perfumado! (frase bonita, não?) Pois é, o Casemiro dos Plásticos, o jovem autor deste blogue, responsabiliza-se a usar e abusar das figuras do social para deliciar as figuras do verdadeiro mundo. E não é que consegue? E com imagens melhores do que as capas da FHM. Atrevam-se!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Estreia Oficial nos H.U.C.

Enfermeiros do meu país, lembram-se de mim?

Pois é, entre férias e baixa médica já não trabalhava desde o final do mês de Junho, e desde final de Maio que só trabalhei duas semanas até ao dia de hoje. Foi com esta dificuldade em distinguir um garrote de uma fita do cabelo que apresentei-me hoje nos Hospitais da Universidade de Coimbra, mais propriamente no serviço de Cirurgia 2 Homens, a minha casa profissional nos próximos tempos.

Sem menosprezo ao ambiente, trabalho e principalmente pessoal do Bloco Operatório de Aveiro, confesso que já tinha saudades do ambiente de internamento, sem dúvida mais propício às melhores histórias de humor (qual Jornal Nacional de Sexta-Feira na TVI, enfermagem é que é!), mais perto da relação que pretendo com os doentes e família com a responsabilidade que merecem, e acreditando que a equipa irá ajudar-me a criar mais histórias bem animadas. Pela primeira impressão, achei um ambiente no mínimo curioso…

Quanto ao primeiro dia, cada vez mais me convenço que seria bem melhor que as integrações funcionassem à base do “Chip”. O enfermeiro apresentava-se no serviço e inseriam-lhe um “Chip” em qualquer sítio, desde que não doesse, evitando-se assim as figuras desorientadas típicas de quem está em processo de aprendizagem de mil e uma coisas ao mesmo tempo.

Enfim, mais um desafio para ser vencido!

:)