sábado, 4 de dezembro de 2010

Natal dos Bloguistas: a definição!

Estamos precisamente a uma semana do maior evento natalício da blogosfera, na noite única de 11 de Dezembro, num espaço mágico como Sintra!

A fase das sugestões ainda continua, porque o encontro é de todos e organizado por todos, no entanto o tempo urge e exige que determine as diversas opções consoante as sugestões e a minha perspectiva.

Nos últimos dias, algumas vozes ponderaram a hipótese de almoço em vez de jantar, mas a magia sente-se mais num jantar do que num almoço, talvez por isso prefira consideravelmente a noite feliz de Consoada em detrimento do dia cinzento e deprimente de Natal.

Outros sugeriram o regresso aos encontros de bloguistas a Lisboa, o que seria uma falta de respeito pelo meu maravilhoso país com sítios magníficos por explorar e partilhar. Lisboa é uma hipótese forte, mas fica para mais tarde, e Sintra com boa vontade é a um passo de Lisboa. Eu parto de Coimbra!

O restaurante foi tema controverso para alguns, nomeadamente pela sua cozinha vegetariana, mas vários foram os dias em que as sugestões estavam em aberto para o local do encontro e apenas uma opção surgiu. Confesso que não seria a minha primeira escolha, não sou vegetariano e sou um fervoroso apreciador de patuscadas, especialmente em jantares de grupo. Mas manobrei segundo as minhas possibilidades à distância, conformo todos teriam o direito para o fazer, e com a incansável ajuda da EC, e de acordo com o critério de abertura a actuação musical cheguei a um consenso com o restaurante sugerido, o Restaurante Almaçã.

No entanto, preciso de ter o número de participantes definidos até a próxima quarta-feira, dia 8 de Dezembro, com a escolha da ementa para cada um, segundo as vossas preferências especialmente nos pratos principais, e num preço individual de 15 euros. O preço inclui bebidas (água e sumo do dia elaborado com fruta fresca da época e concentrado de frutas orgânico e sem açúcar).

As hipóteses são as seguintes:

Sopas:
Creme de cenoura e laranja
Sopa de maçã e aipo
Creme de legumes brancos

Pratos principais:
Crepe de legumes com molho de sésamo, quinoa e salada
Caril de manga com molho de iogurte
Caril de abóbora e grão com arroz basmati e salada
Tarte de abóbora com legumes salteados, coús-coús e salada

Sobremesas:
Bolo de cenoura e côco com cobertura de chocolate
Brownie
Crumble de maçã

Neste momento aguardo resposta do Banco Alimentar para ter um representante no jantar que possa participar do nosso espírito natalício e presenciar a solidariedade em acção com o levantamento de bens alimentares para a sua instituição. Para tal, cada participante oferecerá alimentos para o Banco Alimentar, mas na próxima semana haverá mais novidades quanto a esta questão.

E claro, num jantar de Natal não poderá faltar a troca de presentes. Haverá troca de presentes durante o jantarno valor individual de um euro, portanto tratem de estimular a vossa imaginação e não se deixem ficar de fora!

Finalmente, peço que aproveitem o meu endereço de e-mail goncalofoc@gmail.com para responder a estas definições, enviarem mais sugestões criativas, e deixarem o vosso contacto telefónico móvel para que possa estar contactável convosco, se existir necessidade. E não se esqueçam, o espírito natalício ultrapassa qualquer momento, espaço ou até mesmo iguaria escolhida, porque natal é Amor e a passagem para uma era de prosperidade e união.

Façam do Natal uma realidade!

16 comentários:

Anónimo disse...

Ola outra vez

Bem, eu sugeri Lisboa, sim, e iria, se fosse lá. Qto ao argumento de ser falta de respeito para o resto do páis, descula mas é na mesma, sabes porquê? Porque Sintra por ser perto de Lisboa não conta como local diferente/alternativo. Se querias seguir por aí podias arranjar outros locais. Alentejo, Algarve.

Em realção ao restaurante estou de acordo contigfo que para uma jantarada nao parece bem uma coisa vegetariana (e pode haver pessoas a nao gostar de caril) mas realmente se as pessoas nao votaram em mais nada... No entanto um vegan nao devia contar para este tipo de coisas. Parece-me muito mal confraternizar ao sabor das sojas e nao sei que frutados,,, enfim...

Boa, muito boa mesmo, a sugestao do banco alimentar.

Bem, para a proxima vê se fazes realmente uma variedade de locais e nao Sintra que é colado a Lisboa (ja que nao queres repetir Lisboa)... e sobretudo nao aceites sugestoes de restaurantes vegetarianos numa refeiçao que se quer de bom repasto e muitos risos...

Bom jantar a todos...

Myriam

P.S. - Espero que nao sintas nenhum tom forte de escrita; estou aopenas a dar a minha opiniao de forma directa e frontal, Gonçalo. E nao estou a molestar ninguém...

Beijos***

EC disse...

Lamento a minha opção ser factor de algum desagrado mas tentei pelo melhor q esteve disponível. Estou em crer q tudo correrá bem na acolhedora Sintra e que se deliciarão com as iguarias. Numa época que se deseja tolerante espero que o encontro seja factor de união e cheio de calor humano.
Um abraço. Obrigada pela confiança e palavras encorajadoras.

Daniel C.da Silva disse...

http://sairdaspalavras.blogspot.com/2009/11/do-jantar-de-bloguistas.html

Olá Gonçalo,

Vejo-te tao empenhado como ha um ano :) Começaria por reter as palavras de um "dia de natal cinzento e deprimente" em detrimento de uma noite de consoada muito mais magica e calorosa. Como concordo contigo!!!

Sobre a proposta da Fatinha de ser ao almoço... teria o seu encanto sobretudo tratando-se de Sintra! Há sitios magnificos para ver, visitar também em grupo. Mas entendo que um jantar é sempre um jantar :)

Mas como ja está tudo definido, resta-me deixar o link do jantar
http://sairdaspalavras.blogspot.com/2009/11/do-jantar-de-bloguistas.html

do ano passado e desejar a todos os presentes, incluindo a quem nao conheço, obviamente, uma excelente noite em jeito de partilha e de união...

E antecipando os gestos desta quadra, e também porque nao vou lá estar, um abraço para ti de um NATAL FELIZ.

A todos e a todas, um FELIZ NATAL.

Daniel (Lobinho)

Elisabete Rodrigues disse...

"E não se esqueçam, o espírito natalício ultrapassa qualquer momento, espaço ou até mesmo iguaria escolhida, porque natal é Amor e a passagem para uma era de prosperidade e união."

Gonçalo disse...

Myriam:

Pergunta aos Sintrenses e Lisboetas se Sintra e Lisboa são a mesma coisa. Mais especificamente, pergunta aos amantes de Sintra se acham que é o mesmo enconto. Se calhar terás respostas surpreendentes como a diferença entre os dois locais. Alternativo não significa distante, pensa nisto ;)

Já disse que vegetariano não seria a minha escolha, foi a escolha possível, mas com aliciantes diferentes como os presentes irão perceber, especialmente os participantes anteriores.

Além disso, neste tipo de convívios, e por experiência própria, o essensial ultrapassa em muita a escolha gastronómica. Há gente que sabe do que estou a falar :)

Beijinhos ***

Gonçalo disse...

EC:

Eu confio muito na tua escolha e tenho a convicção que o restaurante vegetariano ainda nos vai surpreender e muito!

Tens sido muito importante nesta organização e os meus agradecimentos são mais que merecidos.

Beijinhos grandes ***

Gonçalo disse...

Lobinho:

As tuas palavras são encorajoadoras para os próximos participantes mas a pergunta que se coloca é a seguinte:

Porque não vais também?

É espírito natalício e a tua personalidade é de abertura e partilha. Segue em frente!

:)

Um abraço!

Gonçalo disse...

Eli:

Se pudesse escolher uma frase do meu texto, também destacaria essa. A frase diz tudo e ignora qualquer tipo de detalhe sem importância. O importante está na entrega que depositamos nas coisas!

Beijinhos com carinho ***

Silent Man disse...

Ora bom dia! Está a chegar a data do jantar e eu tenho andado tão desaparecido! Mas confirmo a minha presença! Vou já a seguir mandar um mail com a minha ementa e com algumas questões que gostava de ver respondidas, uma vez que é a primeira vez que participo no evento e cabe-me representar tão espectacular pessoa (a Izzie).

Abraço e até já

Anónimo disse...

Ó Gonçalo, Lisboa e Sintra nao sao a mesma coisa mas nao sao distante, e se dizes que querias diversificar, nao acho que ires por Portugal fora, como dizes que tens respeito, seja ir para uma localidade perto de Lisboa!!!

Eu não sou de Lisboa, estou á vontade! Sou da Beira Baixa.

Qto à piadinha do jantar ser mais que gastronomico, o facto é que tb o é :!

quando te lenbrares de outras zonas do país, eu apareço.

Myriam

Teresa Santos disse...

Querido Gonçalo,

Como já deves ter percebido tenho andado um pouco arredia da blogosfera, não porque queira, mas por factores inesperados que me têm impedido.
E é por essas mesmas razões (que muito me entristecem, acredita), que me impossível ir ao "nosso" jantar. Peço-te desculpa, já devia ter-te dito qualquer coisa, mas...
Apenas uma vez mais um pedido de desculpa, e o voto, muito, muito sincero, de que tudo corra o melhor possível.
Acredita que vou estar "presente". Em espiríto, mas presente.
Beijinho grande.

Sight disse...

Somos todos mesmo complicados...
Dizem os manuais de psicologia barata, que só são criticados aqueles que tem visibilidade...os que se expõem pelas iniciativas!!

Eu estarei presente! Numa tasca, numa cervejaria... num vegan, que importa! Lisboa, Sintra, Amaraleja... por aí! Factores "apenas" contabilizados pela logistica e eventual adesão... pois claro! Porém acreditar que se pode tornar o Natal uma realidade pode superar todos os factores... superou 300km dos meus!

Vai ser a minha estreia... não conheço ninguém, contudo digo presente... e lamento que não sejamos muitos mais!
Força Gonçalo e Ca
Até já...

Eli disse...

O outro comentário que tinha escrito tinha o link do blogue da escola!

Sim, antes de o pedires, já cá o tinhas!

Sugestão: faz um post com os links de todos os participantes no Jantar!

É que andei a clicar nos que estão ali em baixo, mas sei que faltam alguns!

Boa noite para ti!

Fui!

:P

Natália Augusto disse...

Olá Gonçalo,

Desejo-vos um Jantar de Natal de Bloguistas muito divertido, muita risada e com muito calor humano.

Beijinhos grandes

Gonçalo disse...

Teresa Santos:

Compreendo as tuas razões. Mais oportunidades surgirão mas desde já agradeço a tua disponibilidade :)

Beijinhos***

Teresa Santos disse...

Claro Gonçalo,

Se Deus quiser, haverá outras oportunidades. Mas hoje, acredita, estou convosco.
Agora estou ansiosa por ver as fotografias.
Venham elas!
Beijinho.