quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A minha mensagem de Natal 2010!

Ainda bem que o Natal existe! Natal é época de nascimento, reflexão e renovação para uma etapa de maior crescimento e todos os anos têm as suas especificidades para a exigida actualização. Por isso, admito que o Natal deve ser todos os dias mas ainda bem que há um dia no ano com esse objectivo último, dirigido especialmente para as pessoas que oscilam entre o deve e o haver.

Este ano fica marcado pela crise económica mundial e o anúncio de um poder de compra limitado, originando por sua vez um aumento da competitividade doentia e corrupção de valores e princípios.

Assim, neste Natal, oferecerei presentes úteis, porque o emprego do dinheiro deverá ser a primeira grande reflexão deste Natal. O luxo deve ser evitado e mesmo que a despesa total seja a mesma ou até maior do que em anos anteriores, o investimento será feito na base do pragmatismo e das necessidades reais. Razão tinham as nossas tias quando nos ofereciam as famosas peúgas da raquete ou mesmo os nossos avós quando davam um lenço de mão aos nossos pais. O fundamental é dar com consciência!

A competitividade divide as pessoas e ao mesmo tempo faz-me recordar a solidão do Natal. Solidão que pode ser vivida por uma ou mais pessoas no mesmo espaço, mas que magoa, destrói e possivelmente oculta sorrisos e novos caminhos. Há situações inevitáveis porque relacionam-se com o egoísmo ou má-vontade alheias, mas a sugestão que faço, e que se torna independente em nós, é que admitindo que o Natal é todos os dias, não deveremos atribuir uma carga excessiva a esta época e assim valorizarmos os valores da união, amor e solidariedade nos restantes dias do ano. Já imaginaram como seria a gota no oceano de um dia de Natal mal passado perante um mar de felicidade nos restantes dias? Vale a pena alimentar o coração de amor todo o ano e assumir que a família ultrapassa os limites do sangue e envereda pelos caminhos das pessoas de bem…

Como enfermeiro, deixo uma palavra de apreço para os doentes e familiares de doentes que passam este Natal instalados num ambiente nada convencional, mas que possam encontrar uma família de profissionais de saúde capazes de envolver e acarinhar num momento delicado das suas etapas de vida. Espero estar à altura do desafio!

Sejam felizes, também neste Natal!

18 comentários:

Eli disse...

Que tenhas sempre amor no coração para que possas encontrar nos outros um reflexo e um pedacinho do puzzle que te constrói (e tão bem) dia após dia.

Obrigada pela paciência, por me deixares falar coisas estúpidas em alturas que são assi mesmo e por seres esse pedaço de família a quem um agradecimento não basta.

És tão especial que não cabe em mim o reconhecimento que sinto por me deixares ser quem sou e por seres quem és.

:)

Poetic Girl disse...

Claro que vais estar! Com um coração como o teu não há doente que não se sinta acarinhado! um beijo mesmo grande e espero para o ano podermos "conviver" ainda mais, bjs

izzie disse...

Um beijo só teu :)

Anónimo disse...

sei k estaras a altura desse desafio eu assim acredito como tu mesmo dizes o natal é uniao é familia e como tu sabes nao vou ter a minha familia reunida por isso para mim e natal sempre k eu kiser desejo te um feliz natal repleto de muita paz e saude e desejo do fundo do coraçao k realizes todos os teus sonhos bjs cris

Anabela Conceição disse...

Olá,
Passei para desejar um Feliz Natal.
Bjs

EC disse...

Como sempre adorei o teu bom senso na escrita deste post! Desejo-te Feliz Natal com o espirito que ele representa!
Um abraço grande,
PS: Boa escolha musical :)

GS disse...

... comungo do teu sentimento de fraternidade!

Feliz Natal!
Beijinhos**

(continuamos muito sincronizados nos gostos musicais. É bom!)

Gonçalo disse...

Eli:

És muito especial para mim!

:)

Gonçalo disse...

Poetic Girl:

Obrigada pelo carinho. Para o ano haverá mais amor também entre nós!

:)

Gonçalo disse...

Izzie:

Hummmm....muahhhhhh...

*

:)

Gonçalo disse...

Cris:

Sei que as condições são difíceis mas realiza-te simplesmente com a tua companhia e com aqueles que mais amas e que te rodeiam neste momento. Da minha parte há um beijinho que atravessa o frio da Europa para ti.

Obrigada por tudo o que és!

Beijinhos***

Gonçalo disse...

Anabela:

Um feliz Natal também para ti.

Beijinhos :)

Gonçalo disse...

EC:

Foste um dos meus presentes deste Natal. Esta música também é para ti!

:)

Beijinhos***

Gonçalo disse...

Fragmentos Culturais:

A família somos nós! :)

Esta música é linda e quiçá a melhor música de Natal deste ano :)

Beijinhos fofos ***

maria teresa disse...

O dia de Natal já passou mas, como o espírito do Natal deve existir todos os dias aqui deixou a minha mensagem : És uma "pessoa LINDA! E o que este texto transmite vem dar ainda maior ênfase a esta minha afirmação...
Abracinho meu

EC disse...

Na esperança de que tenhas passado um Feliz Natal votos de um Bom Ano 2011!

Gonçalo disse...

Maria Teresa:

O teu elogio para mim é mais do que uma qualidade, é o reconhecimento e o orgulho por estar com pessoas como tu que me fazem sentir especial. No novo ano quero estar mais presente!

:)

Beijinhos fofos ***

Gonçalo disse...

EC:

O Natal continua para ti e para mim. Gosto muito de ti!

:)

Beijinhos e feliz 2011!