quinta-feira, 29 de julho de 2010

Foi Deus!



Eu estive lá! A noite de ontem provou mais uma vez que a música portuguesa está bem viva e recomenda-se. As coisas boas da vida...e momentos que parecem impossíveis! Foi Deus!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Meta: topo!

O seu a seu dono! Apenas as pessoas com um nível acima mereceriam os lugares de topo. Gente que saiba usar tão bem o “não-construtivo” como o “sim-merecido”. Infelizmente, ainda não haverá tanta gente assim e haverá imensa gente deslocada do seu posto natural, incluindo gente especial…Quero o topo!

domingo, 25 de julho de 2010

Sétima Sugestão: Melodia do Adeus



SINOPSE
Numa pequena cidade costeira no Sul, um pai separado (Greg Kinnear) tem a oportunidade de passar o Verão com a sua relutante filha adolescente (Miley Cirus), que tudo o que queria era estar em casa, em Nova Iorque. Ele tenta aproximar-se novamente da filha através da única coisa que têm em comum - a música - numa história sobre a família, a amizade, os segredos e a salvação, que foca ainda os temas do primeiro amor e de segundas oportunidades.

Normalmente os livros que geram filmes perdem qualidade na passagem para o grande ecrã. O filme “Melodia do Adeus” é baseado na obra de Nicholas Sparks, mas apenas conheço o filme e posso dizer-vos que é de valor! Portanto, nem quero imaginar a qualidade da obra escrita…

Um filme emocionante e em crescendo do princípio ao fim, com uma história de amor lindíssima, excelentes interpretações e uma banda sonora que cria um ambiente propício à fragilidade humana e liberdade emocional.

Os meus olhos ainda brilham e recordaram hoje uma grande lição. O amor familiar reflecte-se no amor em sociedade, mas o contrário também sucede, mostrando-nos que cometemos erros mesmo com os que mais amamos e que a vida é efémera demais para os supervalorizar. Perdoem se for preciso e reforcem laços de amor com os que já têm, a vida é mais bonita com a magia das pessoas que amamos.

Se ainda não estão convencidos, vejam o filme! Confesso que já não via um filme assim há muito tempo e as minhas reacções são prova disso.

“Todas as vezes que a luz atravessar a janela que partimos, ou qualquer outra janela, vou ser eu…”

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Brisa da Música: Lights & Darks (Rita Redshoes)


Rita Redshoes – Captain of My Soul

I'm the captain of my soul
I'm the captain of my soul
I ain't got no mercy for my bones
I will sail my ocean all alone, it's true

I saw sirens, I saw ghosts
And all the children in my boat
I fight for glory, not for hope
And I need to let out these words from my throat

(So you shout it)

I'm the captain of my soul
I'm the captain of my soul
I ain't got no mercy for my bones
I will sail my ocean all alone, it's true

I saw wailers, I heard songs
Melodies of wisdom for us to sing along
I raised the anchor of my soul
Cause I need to break free
Before I get old

(So we shout out)

Oh captain, Oh my captain
I'm gonna wade in the water
I'll be washed by new tears
They'll save me from my fears

I'm the captain of my soul
I'm the captain of my soul
I ain't got no mercy for my bones
I will sail my ocean all alone, it's true

I'm the captain of my heart
I'm the captain of my life
I'm the captain of my whole
I'm the captain, the captain of my soul

Ouvir Rita Redshoes é entrar no País das Maravilhas e imaginarmo-nos num nível superior onde a paz, a harmonia e o amor são factores predominantes.

O álbum “Lights & Darks” é uma das novas localidades do País dos Sapatos Vermelhos, onde podemos desfrutar de um som tranquilizante, de uma voz que aquece, de uma mensagem que penetra e de uma bela vista para o planeta dos sonhos!

“Captain of My Soul” é o apelido de Rita, menina que encanta os seus vizinhos pela sua elegância e confiança naquilo que a individualiza: a sua alma. Os vizinhos, impressionados pelo Ritismo, também ficam muito bem na estória, gritando em uníssono a sua coragem e determinação.

Sejam bem-vindos ao encontro de Rita no País dos Sapatos Vermelhos!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Brisa da Música: Porta ao Lado (Miguel Gameiro)



O Teu Nome

Só para afastar esta tristeza
para iluminar meu coração
falta-me bem mais tenho a certeza,
do que este piano e uma canção.

Falta me soltar na noite acesa
o nome que no peito me sufoca,
e queima a minha dor.

Falta-me solta-lo aos quatro ventos
para depois segui-lo por onde for,
ou entao dize-lo assim baixinho
embalando com carinho,
o teu nome, meu amor.

Porque todo ele é poesia,
corre pelo peito como um rio
devolve aos meus olhos a alegria
deixa no meu corpo um arrepio,
porque todo ele é melodia
porque todo ele é perfeição.
É na luz que vem.

Falta-me dize-lo lentamente
falta soletra-lo devagar,
ou então bebe-lo como um vinho,
que dá força pro caminho
quando a força faltar.

Falta-me solta-lo aos quatro ventos
para depois segui-lo por onde for,
ou então dize-lo assim baixinho
embalando com carinho,
o teu nome, meu amor.

Porque todo ele é melodia
e porque todo ele é perfeição.
É na luz que vem.

Falta-me solta-lo aos quatro ventos
para depois segui-lo por onde for,
ou então dize-lo assim baixinho
embalando com carinho,
o teu nome, meu amor.

Tenho imensa pena de não ter assistido a um único concerto dos Pólo Norte, mas a avaliar pelo primeiro álbum a solo de Miguel Gameiro, julgo que não tardará muito tempo até que o assista ao vivo.
“Porta ao Lado” é daqueles álbuns que pegam de imediato do princípio ao fim, tendo como música mais conhecida “Dá-me um Abraço” que representa muito daquilo que sou e serei para as pessoas que mais gosto.
Depois aconselho a ouvirem a música “Filme” e “Alquimia”, mas a que mais me encheu as medidas é “O teu nome”, porque simplesmente diz tudo aquilo que eu vivo neste momento. Eu sou muito desta música!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Música Portuguesa Viva!

Não sou tão patriota como os espanhóis mas assumo que gosto imenso da música portuguesa!

A juntar aos consagrados Rui Veloso, Luís Represas, Mafalda Veiga, Pedro Abrunhosa, Jorge Palma, entre outros, revela-se uma geração de ouro da música portuguesa composta por nomes como Rita Redshoes, David Fonseca, Tiago Bettencourt, The Legendary Tigerman, Virgem Suta, Diabo na Cruz, B Fachada, Deolinda, Oquestrada, entre outros…Pelo meio encontramos fadistas de grande talento como Mariza, Kátia Guerreiro e Ana Moura, projectos colectivos como Amália Hoje e Humanos, projectos individuais como Miguel Gameiro, um hip-hopper de eleição como Boss AC e até a música de intervenção e de humor inteligente dos Homens da Luta, Gel e Falâncio. Uma palavra especial para a chamada “música pimba” que, amada por uns e odiada por outros, continua a ser o combustível essencial para os bailaricos da terrinha. E que saudades deixam…

Muitos nomes ficam por registar, prova do lote crescente da qualidade da música portuguesa actual, mas deixo a minha homenagem à Antena 3 que prima pela divulgação dos vários nomes mencionados e de outros que engrandecem o orgulho de ser português e incrementam a paixão pela música. A satisfação aumenta quando percebemos que é uma rádio estatal e que o dinheiro público está ser bem usado nesta área de entretenimento, pecando mesmo assim por um excesso de música portuguesa cantada em “Inglês”, mas também já senti mais prurido sobre esta questão…Quando se gosta, os pequenos defeitos convertem-se em qualidades!

Fica à vossa consideração mais nomes e boas músicas!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Gosto!


As emoções no seu estado puro arrepiam-me! Iker Casillas é o guarda-redes da selecção espanhola, Sara Carbonero é jornalista e sua namorada, e após muitas críticas sobre a relação do seu trabalho de jornalista com a má prestação da Espanha e de Iker no primeiro jogo com a Suiça, eis que surge a chave de ouro no final. A vitória, os agradecimentos, o beicinho e o beijo. Um dia também quero gritar o meu Amor ao mundo! Assim...

Escapadelas: Benidorm 2010

Benidorm foi o meu último destino turístico escolhido para o plano de férias deste ano. Não significa que seja a última viagem turística em 2010, mas com tanto tempo disponível será a última.

Brasil, Algarve e Benidorm foram três destinos de férias de puro relaxamento. Já há um ano que não tinha férias, precisava de descanso e nada melhor do que escolher a praia para revitalizar corpo e mente, optando pelo Nordeste Brasileiro, pelas melhores praias de Portugal e pela Capital do Turismo Espanhol. As viagens culturais terão de ficar para mais tarde. Aliás, no Verão considero mesmo um desperdício passar o dia enfiado em museus e ruas quentes e velhas, em detrimento da frescura marítima. Tal como é um desperdício fazer piscina em Benidorm quando a praia é um maravilhoso encanto natural. A água do mar é agradável mas longe da “água quente” que me publicitaram…
Mais uma vez em praias espanholas e confirma-se. A mulher espanhola é uma mulher cuidada, elegante, vaidosa e com especial atenção aos acessórios. É no acessório que se estabelece a diferença, e a tatuagem e o piercing é cultural em Espanha e com muito bom gosto.

Não será regra, mas um hábito comum é o chamado “topless”, uma prática respeitada à luz da liberdade humana mas, compreendo o excesso na sua generalidade, julgo que perde o culto que merecia ter e que eu aprecio. Senti saudades damistura de elegância e misteriosismo da mulher portuguesa!

Em Portugal como na Espanha, os chineses intensificam o seu domínio, de tal modo que a avenida principal da praia mais parecia uma das ruas de Pequim. Mas o país mais falado nesta semana foi a Espanha, pelo patriotismo exacerbado dos espanhóis e, muito especialmente, pela campanha que La Roja realizava no Mundial. Os dias de jogo mostraram a verdadeira fúria espanhola, uma mistura entre o Iraque e o baile da terrinha. Fogo de artifício, petardos e música não faltavam e os gritos dos espanhóis estremeciam qualquer canto com uma televisão…
Nem imagino como foi a festa do título de Nuestros Hermanos, mas desejaria estar presente, pela diferença e pelo amor.

Mas o meu amor hoje foi outro, e voltei ao cuidado de seres humanos, cansado das férias mas com imensa convicção do meu regresso pessoal para breve…

Até já…

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Living La Vida Loca!

A noite e o dia durante uma semana!


Olé Benidorm! Hasta...

:)