segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Sabor da Palavra: Blog Of Love!

Nunca escondi que consumo música de manhã à noite, desde que acordo até adormeço e muitas vezes até de madrugada. Ainda não vos tinha dito que sou um telespectador assíduo dos programas de música na TV, nomeadamente os concursos musicais para descoberta e formação de novos talentos. Ainda sou do tempo do mítico Chuva de Estrelas, que trouxe para o estrelato nomes como Sara Tavares e João Pedro Pais, gostei do formato da Academia de Estrelas, talvez o formato mais completo porque associava a música à representação, sou um apreciador da escola da Operação Triunfo (para tudo tem de existir aplicação!) e gosto imenso do programa “Ídolos”, tanto na versão inicial Stand-Up Comedy (vulgo “Cromos de Portugal”) como na fase final do talento em bruto!

Nesta última fase tenho acompanhado com atenção as prestações dos concorrentes e ainda não tenho um favorito. Julgo que esta edição é a mais forte de todos os tempos e há candidatos fortíssimos à partida que estagnaram a sua evolução, casos da Solange, Salvador e Inês, e outros que não brilhavam inicialmente mas que estão numa progressão com grande visibilidade do seu talento, como são os casos da Diana, Carlos e Carolina. A saída mais injusta até ao momento pertence à Catarina, uma intérprete que se “rasgava” em palco como eu gosto, e o concorrente mais consistente até ao momento é o Filipe. Falha no discurso mas vou ficar atento à sua evolução, sem ser ainda o meu favorito.

Na noite anterior existiram três actuações que mereceram o meu destaque. A Carolina, gira como sempre (será do nome?), trouxe-nos um tema dos “Boite Zuleika” que lançou a polémica entre o júri pela escolha musical.


Ainda conheço mal Boite Zuleika, mas parece-me mais um grupo na nova geração de boa música portuguesa como os “Deolinda” ou “Oquestrada”, dignos de serem revelados ao grande público português. Que melhor forma para a sua divulgação que um programa como o “Ídolos”? Boa Carolina, tens o meu apoio! Um Ídolo também se faz pela diversidade cultural que apresenta e pela sua unicidade, neste caso, de bom gosto! Pelo menos seduz-me a conhecer melhor este novo projecto da música portuguesa. Missão cumprida!

A polémica não ficou por aqui e o famoso Manuel Moura dos Santos partiu a louça toda quando criticou o repertório musical do Carlos.


O “Bruno Alves” do Ídolos tem escolhido temas tipicamente Pop Comercial, como Lady Gaga, Katy Perry e agora Anjos, e saiu-se muito bem com este último tema “Eu estou aqui” dos Anjos, sendo magnífica a sua prestação junto com o público. É isto que se pede a um Ídolo. Talvez haja melhores temas do que estes para um verdadeiro Ídolo, mas este é um programa Pop e o Carlos apenas se resume a seguir o formato do programa, ao contrário de outros concorrentes que seguem outros registos, como o Rock e até o Jazz.

O final da noite estava reservado para a actuação da Solange com o tema de passagem de ano do meu blogue “Ponto de Luz”.


Apesar de ser tema de passagem de ano, é um tema para a minha vida porque resume tudo aquilo que vivo neste momento. Um dia escrevi um texto com o título “ A tua pequena luz”. Mal sabia que uns anos mais tarde iria ouvir este tema de Sara Tavares e lembrar-me desta vez que a luz não tem tamanho, pode ser um simples ponto e representar o nosso pensamento. E representa! A actuação da Solange foi aquém do esperado, mas no meu pensamento estava o sorriso, o carinho, a generosidade, a inteligência e até o “apetite”… Deixa-me ser só ser!

28 comentários:

Eli disse...

Boa Noite...

Esta música ambiente faz-me lembrar passos musicais, como se o bater de um coração se restringisse a um compasso sem alternativas possíveis. Não seria a mesma sem a música.

:)

Terra de Encanto disse...

Olá Gonçalo.
Estou contigo no gosto pelos programas que referes. Sou fã do "Ídolos" e lamento que o mercado português seja tão pequeno e haja tão poucos compositores que apoiem as novas vozes. Creio que o Filipe é um forte candidato à vitória.

A ver vamos...

Brinquinho da cantareira disse...

Sir Gongas eu colo no sofá a ver os IDOLOS,CHORO,CANTO,DOU GARGALHADAS...Já reparaste na montanha de talentos que existe aí???
Também sou do tempo da chuva de estrelas:):):)
E adora a O.T com a Maria João..
É BOM VER SONHOS A CONCRETIZAREM...
É BOM AS OPORTUNIDADES:):)

SUUUUUUUUrrisinhos cantantes para o Sir Gongas:):)

Pisces Girl disse...

Gonçalo: Também sou uma espectadora assídua do programa Ídolos e até agora ainda não tenho um concorrente favorito. Mas já deu para perceber que a Carolina, a Diana, a Solange, o Carlos e o Filipe são fortes candidatos à vitória final. Gosto muito do estilo da Inês, mas acho que ela não se vai aguentar até ao final do programa.

Um beijinho carinhoso e continuação de boa semana,

Pisces Girl.

Hagia disse...

Yellow

Eu que não sou uma "consumidora" de concursos nem de TV generalista, estou rendida a estes "ídolos" e as minhas escolhas vão balançando entre alguns concorrentes - umas subindo, outras descendo outros ... neutros -

Dos três vídeos que postaste, a Carolina é sem dúvida a que mais me tem fascinado, a Solange, a que tem desiludido e o Carlos, simplesmente... neutro...

bjtus e um bom ano

Gonçalo disse...

Eli:

Dando uma de Pedro Boucherie Mendes, esta música é uma nova versão da famosa música dos Foreigner. "I Want To Know What Love Is" é uma excelente produção musical no seu original, mas esta nova versão de Mariah Carey não lhe fica nada atrás. Tem uma capa mais moderna na minha opinião, mas ambas têm o signo das grandes baladas.

Continua assim. Comigo e com boa música!

:)

Beijinhos, fofos **** :)

Gonçalo disse...

Terra de Encanto:

Sem dúvida. E um bom exemplo do pequeno mercado português para o talento foi o Ricardo da última Operação Triunfo. Para mim foi dos concorrentes mais consistentes de todos os tempos dos concursos musicais, não me lembro de uma prestação menos conseguida, e no final ficou em segundo lugar mas pouco importava. Para mim tinha lugar em qualquer projecto de música portuguesa, menos no coro de programas de sopeiras (com todo o repeito que tenho pelas sopeiras).

O Filipe é o concorrente mais consistente até ao momento e arrisco-me a dizer que será o vencedor. Ainda estou por saber se será justo ou não.

Beijinhos grandes para ti, com boa música portuguesa :)

Gonçalo disse...

Susaninha:

Somos dois! A par do 5 para a Meia-Noite é dos meus programas de eleição. Sou capaz de abdicar de uma saída nocturna por um programd o Ídolos ao Domingo. E chego a cantar com os concorrentes, a imitar o grande Manuel Moura dos Santos e até ficar de boca aberta com tanto talento à solta. E esta edição está bem rasgadinha...

Surrisinhos para ti, pequenina :)

Gonçalo disse...

Pisces Girl:

Dos concorrentes que apontaste, apenas julgo que a Solange tem provado (infelizmente) que vem numa curva descendente e que precisa de mais fibra para ser um Ídolo de Portugal. Um grande artista não pode tremer na sexta gala, em oposição à grande Carolina que mostra uma despreocupação impressionante, mas que passa para o público como emoção. Pronto, não é só o nome que me seduz, a Carolina é uma concorrente especial para mim...

Um beijo, no aquário!

:)

Gonçalo disse...

Hagia:

Seja muito bem acolhida no meu blogue!

:)

Esta edição do "Idolos" tem superado as expectativas, daí ter arriscado colocar este tema, quiçá banal, no meu blogue. Julgo que já merecia e também faz parte da minha vida!

Concordo com a tua observação pela Carolina, em franca progressão, pela Solange, em queda livre mas ainda batsante suportada pelo júri, apenas acho que o Carlos tem sido também uma das boas revelações.

Um beijinho para ti e volta sempre :)

Mokas disse...

Bom DIA!!!!!!!!!!!!
boite zuleika é muito fixe... fiquei seculos à espera que saisse o album e quando saiu... não gostei tanto da versão do "cão muito mau" como a que tinha sido anunciada previamente... insignificancias.
Realmente há bons músicos em portugal.. mas alguns são mal explorados.
A Sara lá atinou... o João pedro pais, tem boa voz, canta bem, mas alguem devia explorá-lo melhor. o Mesmo para o Sardet e outros.
São bons músicos, mas não tenho pachorra para eles...
O que vale é que temos artistas para todos os gostos... ;o)

joao disse...

esta musica ja é mto retro lool quando eu entrei no curso à 4 anos ja o genoveva a tocava no bargalho!!!
xD

abço!

Gonçalo disse...

Mokas:

Bote Zuleika ainda é uma exploração para mim. Os músicos que enunciaste têm qualidade, tal como tu referes. Por isso, qual a razão para a falta de pachorra?

:)

Um grande abraço!

Gonçalo disse...

João:

Qual a música a que te referes e acima de tudo, quem és tu?

:)

(da tua frase só conheço o Genoveva)

Um grande abraço e volta sempre!

Mokas disse...

gonçalo, falta-lhes Sal

joao disse...

a dos boitezuleika, realmente nao especifiquei..sorry pelo lapso =)

sou finalista este ano.

Fátima Santos disse...

Carlos e Solange, os melhores para mim. E só os vi no youtube! não sigo na sic, não é por mal, é que me esqueço! mas, o Manuel, esticou-se...foi duro e injusto...

Gonçalo disse...

Mokas:

Compreendo. O público em Portugal também poderia puxar um pouco mais pela música nacional. Só uma sugestão!

:)

Um abraço!

Gonçalo disse...

João:

A música é para mim uma novidade, mesmo sendo retro, e há grandes músicas retro de grande qualidade que ainda não conhecemos de certeza. Estamos sempre a tempo como a Carolina conseguiu provar!

Um abraço para ti e boa sorte para o final do curso. Pode ser que venhas parar a algum serviços onde trabalho, como aluno ou profissional ;)

Gonçalo disse...

Fatucha:

Faltam 15 minutos para começar. Desta vez não te esqueças :)

Um beijo grande *;)

Pisces Girl disse...

Gonçalo: Bom dia! Infelizmente foi a "nossa" Carolina que saiu do programa... :o(

Um beijinho grande e boa semana,

Pisces Girl.

Casemiro dos Plásticos disse...

Este concurso já está a "treta" de sempre, vencedor anunciado, Felipe, sendo que a meu ver quem merecia mesmo ganhar era a Daiana mas tudo bem, tudo bem...


abraço

Fátima Santos disse...

olá! sim, desta vez vi! e o "outro" nõ tava lá para avaliar os concorrentes...
Gostei da Diana e do Carlos...beijinhos

DoceSussurro disse...

Psiiiuu ...

õ.0

:)

Beijinho, doce*

Gonçalo disse...

Pisces Girl:

Sim. Dizes bem, infelizmente. A Carolina merecia muito mais o resgate do que a Solange. Sinto que ontem houve colinho para a Solange que para mim é uma das desilusões desta edição do programa.

Um beijinho grande e boa semana :)

Gonçalo disse...

Casemiro:

Eu também acho que o vencedor passará entre o Filipe ou o Carlos, mas a Diana torna-se aos poucos num caso sério de concorrência a estes dois. É uma artista em palco!

Um abraço e boa semana :)

Gonçalo disse...

Fatucha:

E ontem, viste?

:)

Gonçalo disse...

Doce Sussurro:

Já passo no teu "lar, doce lar" para te dar um sussurro, doce :)