domingo, 7 de outubro de 2007

Tesouro do Vinyl

"USA For Africa – We Are The World"



There comes a time, when we heed a certain call
When the world must come together as one
There are people dying
And it's time to lend a hand to life
The greatest gift of all

We can't go on pretending day by day
That someone, somewhere will soon make a change
We are all a part of God's great big family
And the truth you know and
Love is all we need

chorus:
We are the world, we are the children
We are the ones who make a brighter day
So let's start giving
There's a choice we're making
We're saving our own lives
It's true, we'll make a better day, just you and me

Send them your heart so they know that someone cares
And their lives will be stronger and free
As God has shown us by turning stone to bread
And so we all must lend a helping hand

-chorus repeat

When you're down and out, there seems no hope at all
But if you just believe there's no way we can fall
Let us realize that a change can only come
When we stand together as one

Chorus repeat x2
It's True we make better days just you and me

“USA for Africa (United Support of Artists for Africa), foi o nome sob o qual quarenta e cinco artistas norte-americanos, liderados por Harry Belafonte, Kenny Rogers, Michael Jackson e Lionel Richie, gravaram o compacto "We Are The World" em 1985. A canção alcançou a primeira colocação na parada de sucessos britânica em abril daquele ano.
A maioria dos lucros da empreitada foram para a USA For Africa Foundation, que usou-os para ajudar as vítimas da fome e doenças na África.
A gravação de uma apresentação ao vivo feita em 13 de junho de 1985 foi lançada no DVD do Live Aid em 8 de novembro de 2004.”
Fonte: Wikipédia, 07/10/07

Lembro-me da homília da missa do Domingo passado, em que se transmitiu a necessidade da doação e da partilha, do repúdio aos costumes gananciosos e a aceitação de uma riqueza material justa mas partilhada.

Efectivamente, esta era uma mensagem já transmitida em 1985, numa interpretação sublime e nobre de vários artistas norte-americanos, em que sobressaem a emoção e a riqueza deste gesto, numa sintonia de vozes quase perfeita e por momentos arrepiante.

Passados 22 anos a mensagem é bastante pertinente, quiçá mais actual do que em 1985, lembrando-nos dos actuais conflitos mundiais, da fome em África e das inúmeras dificuldades que diversas famílias, entre as quais muitas portuguesas, sentem ao “esticar” os rendimentos para fugir à fome e desconforto. Incrível como as assimetrias aumentam a cada dia que passa, fruto de um caminho unidireccional da riqueza material, ao mesmo tempo que o esforço e o desgaste da produção é recompensado com uns “trocos”, numa ditadura material que protege os patrões e desfavorece os empregados/desempregados.

Sendo assim, sejam empregados ou patrões, peço-vos para perderem 7 minutos do vosso precioso tempo, criarem um ambiente harmonioso e agradável e prestarem atenção ao vídeo de cima, reflectindo sobre a sua letra e acreditando que está ao alcance de cada um modificar um pouco do seu mundo, partilhando bens materiais mas usufruindo da melhor riqueza que pode existir, a riqueza espiritual.

E tu, já doaste alguma coisa hoje?

P.S.: Qualquer semelhança entre Michael Jackson e José Castelo Branco é pura coincidência...

Sem comentários: