“Nunca tinha percebido o papel dos enfermeiros e das enfermeiras! Aquilo verdadeiramente é o coração do Hospital… Uma pessoa tem a ideia que há os doentes e há os médicos, mas há os enfermeiros! Os enfermeiros é que tratam da dor das pessoas, e é impressionante…”
Infelizmente, apenas há reconhecimento da classe de enfermagem apenas pelos doentes e, mesmo assim, nem todos. Mas quando há doentes que revelam os sentimentos óbvios e tais quais aos do Miguel Portas, é das maiores gratificações que podemos receber! Mais uma vez, sou um orgulhoso enfermeiro! E vocês, têm mais gratificações semelhantes?
23 comentários:
Meu irmão é enfermeiro e sei o quão valorativo e necessário são os cuidados de enfermagem.
Penso que é necessario que o homem se humanize bem como o seu olhar para com as profissões.
Brava gente do front
Olá Gonçalo,
Não consigo vêr o vídeo.
Da importância dos enfermeiros sei há muito tempo.
Deus vos abençõe!
Beijinho grande, Santa Páscoa.
Consegui ouvir o Miguel Portas.
Subscrevo, integralmente, a sua postura no que respeita aos enfermeiros.
Parabéns para ti, extensivos a toda a classe.
Orgulho de se fazer o que se gosta é o mais importante que existe! E este elogio que o Miguel fez é a pura das realidades, mais que os médicos, a presença dos enfermeiros nos hospitais fazem a diferença, embora muitas vezes não sejam notados.
Quanto a gratificações, e na parte que me toca, sou feliz no que faço, e no ano passado tive uma prova de reconhecimento que sinceramente não estava à espera, e essa sensação é sempre boa...
Beijos
Eu tenho a sorte de não ter precisado (até agora) de ser internada. Tu sabes.
No entanto, a minha mãe foi e ela só refere os enfermeiros. Não que os médicos sejam obsoletos, mas a parte mais humana (aquela que nos marca, nos fica no coração) normalmente pertence aos enfermeiros e, para ela, foi bastante positiva.
:)
Olá Gonçalo
Claro que não é preciso o Miguel Portas e o Herman José vir falar bem dos enfermeiros para perceberes o teu valor....
Por alguma razão nos encontrámos na blogesfera...:)
Agora a sério, nada a dizer.Claro que são actores essenciais e eu tenho muito respeito e apreço pela tua profissão!!
bjs grandes!!
Gonçalo,
Subscrevo e sei bem do que falas, sei-o no terreno :)
Beijo e uma Feliz e Santa Páscoa, que seja bem doce!
Carolina:
Mais uma novidade que descubro sobre ti. Saudações profissionais ao teu irmão :)
Teresa:
A única pecha é o facto de reconhecer o valor dos enfermeiros num momento difícil, mas ainda há muitos dogmas por desmistificar.
Beijinhos***
Sus:
Podes partilhar esse reconhecimento...
(apenas curiosidade)
:)
Eli:
A tua mãe é uma mulher honesta...
:)
EC:
Ontem procurei novidades para o teu filho :)
Beijinhos***
Luz:
Há muitas histórias por desvendar contigo...um palpite, meu!
:)
Beijinhos e Santa Páscoa :)
Gonçalo,
Aqui não quis alongar-me, ainda que seja uma pessoa que adora conversar, tal como o escrever, mas como disse sempre lidei com médicos, com enfermeiros, enfim, os profissionais de saúde ainda que eu não o seja, mas gosto e, a experiência que tenho da convivência com alguns e, o ter acompanhado situações faz com que saiba bem o que aqui dizes e sei bem o que vocês enfermeiros muitas vezes sentem, porque afinal, quem acompanha verdadeiramente o paciente são os enfermeiros. Recentemente tive essa experiência ao acompanhar a minha Mãe dia e noite num hospital ;)
Beijinhos
Beijoca e boa Páscoa!
Luz:
Curioso em conhecer as tuas histórias recentes e passadas com enfermeiros. Normalmente são um reconhecimento para a classe! :)
BS of Life:
Beijinhos e uma Páscoa doce para ti!
:)
Afagar o ego é sempre bom Gonçalo.. Boa Páscoa.
Cogitare em Saúde:
Obrigado pelo carinho, companheiros de luta!
:)
Na minha Familia, metade são enfermeiras :)
e sei muito bem o quão valorativo e gratificante é esta profissão !
[não consigo ver o video]
Pó de Arroz:
Vai ao youtube e pesquisa por Miguel Portas e enfermeiros. Vale a pena! :)
Olá Gonçalo. É a primeira vez que passo aqui pelo teu "cantinho" e queria deixar o meu testemunho. Tendo sido criada por familiares muito próximos na área da saúde e sempre entre hospitais, sei da importância dos enfermeiros na organização de um Hospital e sei como são uma peça vital no tratamento/reabilitação dos doentes. Mais recentemente, como tenho o meu irmão internado, apercebi-me ainda mais desse papel importante que vocês têm em mãos. Contudo, considero que é preciso ter-se vocação para exercer actividades na área da saúde e, acima de tudo, paixão por aquilo que se faz (tal como em todas as restantes áreas, mas sendo esta uma que lida directamente com o ser humano, sua condição física, psique, e repercussões, ainda mais). Basta uma palavra de esperança, um sorriso, ou uma saudação para animar o utente (que está sempre num estado mais fragilizado). Infelizmente, e também como em todas as outras classes, nem todos têm consciência disso...
Para todos os que têm esse entendimento, que se desgastam, física e emocionalmente para se entregarem por completo aos doentes, um bem haja. São realmente a pedra de toque de um bom serviço hospitalar.
Enviar um comentário