segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Escapadelas: Um novo conceito de férias na Serra da Estrela!

(Imagem de R.)

Eu avisei! Mais rubricas surgiriam neste novo ano. Esta chama-se “Escapadelas” e retratará as viagens da minha vida a partir deste ano, sendo que o projecto “viagens” surge também como um dos meus desejos para o presente e futuro, como referi no texto “Balanços & Desejos”.

O primeiro texto desta nova rubrica fala-nos do meu último final de semana na Serra da Estrela. A vontade é sempre a mesma: bom e barato! A motivação repete-se: a fuga à rotina e a descoberta! E entre a vontade e a motivação tomei a feliz opção de iniciar-me na vida nas Pousadas da Juventude e descobri um mundo acessível e de qualidade razoável, ou mesmo acima da média.

Um bom exemplo disso é a Pousada das Penhas da Saúde que se revelou um espaço de enorme conforto, fruto de uma inauguração recente e recheada por uma sala extremamente confortável, com sofás de pele, televisão da última geração, lareira e televisão por cabo. A qualidade do quarto surpreendeu-me, fazendo inveja a muitos quartos de hotéis de 4 estrelas, possuindo um aquecimento muito eficaz, uma casa de banho integrada e moderna, e umas vistas fabulosas para a serra. Por falar em vistas, descobri o enorme prazer de sentir a água quente do banho enquanto percebia a neve do outro lado da janela. Magnífico!

(Imagem de R.)

No dia seguinte, já estava de partida para a Guarda, percebendo uma cidade fria, enublada, e com vários becos de calçada de sentido único. Confesso que o cenário da noite na Guarda tornou-se um pouco medonho. E a Pousada da Guarda não compensou a falta de qualidade atmosférica, sendo uma simples pousada, mais pequena e com um aspecto mais envelhecido, no entanto com uma qualidade humana superior. A hospitalidade será um traço comum ao pessoal da Beira Interior?

A simpatia e disponibilidade repetiu-se no dia seguinte no Restaurante “Albertino”, no Folgosinho, um dos restaurantes mais famosos do país pela sua favorável relação preço-qualidade. E as expectativas confirmaram-se, começando pelas deliciosas entradas de enchidos assados com broa caseira, passando pelos pratos tradicionais de Feijoada de Javali, Cabidela de Coelho, Vitela com Cogumelos, Cabrito e Leitão Assado, e terminando num jogo de sobremesas com Arroz Doce, Leite Creme e Requeijão com Abóbora. Já salivam? Eu também! E tudo isto num ambiente saudável e acolhedor criado por pessoas que quase que “impunham” a descoberta dos sabores tradicionais da sua terra.

Para acabar, fica a sugestão e o desejo. Seguir a rota das Pousadas da Juventude e descobrir as maravilhas de Portugal a bom preço. Julgo que é uma boa opção para viajar para fora cá dentro, sem necessitar de grande disponibilidade de tempo pessoal, e sentir o que ainda não foi sentido.

Sugestão dada. Agora divirtam-se!

26 comentários:

DoceSussurro disse...

Que maravilha Gonçalo :))
Devo lá ir em breve :)

Fazer sku e bonecos de neve!!

Beijinho,doce*

Gonçalo disse...

Doce Sussurro:

Depois quero saber todos os pormenores. Desde as botas com pelinho até ao gorro de lã da moda!

:P

Um beijo grande para ti (já tinha saudades)

:)

DoceSussurro disse...

Eu tbem Gonçalo.. eu tbem :)
Luvas levo de certeza.. agora gorro... Num me parece .. fico com cara de tótó de gorro :/

Beijinho, doce*

kathy disse...

Estive na serra da estrela no verao de 2009:P




GANHEI UMA VIAGEM A VENEZA PARA DUAS PESSOAS!!!

Gonçalo disse...

DoceSussurro:

Eu acredito nas tuas saudades, se forem como as minhas eram mais que muitas :)

Depois mostra-me no mínimo as luvas. Quanto ao gorro, como eu te compreendo relativamente à cara de totó com gorro...

:P


Um beijo fofo *;)

Gonçalo disse...

Kathy:

Como é o Verão na Serra da Estrela? Acho que deve perder todo o sentido sem neve, mas é na mesma uma excelente oportunidade para descanso em qualquer altura do ano.

Aguenta que vou já candidatar-me à viagem ;)

Um beijo para ti, amiga.

Natália Augusto disse...

Obrigada pela sugestão: não há nada melhor do que sairmos e conhecermos melhor este nosso cantinho que tem lugares lindíssimos para visitar.
Viajar "cá dentro" é também um dos meus objectivos deste ano.

Até sempre

Gonçalo disse...

Natália Augusta:

O projecto "Viagens" devia ser um projecto para a vida. Felizmente conquistei a minha autonomia financeira e posso explorar melhor os meus desejos turísticos. Portugal é sempre uma boa opção, pela qualidade, pelo preço e pelo tempo. Pode ser que te propicie também alternativas para as tuas próximas viagens. Fica atenta! ;)

Um beijinho grande para ti, amiga.

Pisces Girl disse...

Gonçalo: Muito Obrigada pela sugestão! Gostava muito de ir à Serra da Estrela porque nunca tive o pazer de lá ir, mas infelizmente não tenho companhia. :o(
Os meus pais não gostam de frio e a minha mana (oito anos mais velha que eu) já não tem paciência para me aturar.

Um beijinho grande e boa semana,

Pisces Girl.

Gonçalo disse...

Pisces Girl:

Tenho uma grande amiga minha que diz que quando não há novidades, inventa-as! Eu também sou assim, sou o meu próprio criador da felicidade! Que tal inventares a novidade da Serra da Estrela na tua vida? Tenta, eu sei que consegues :)

Um beijinho, fofo *;)

Eli disse...

Gonçalo

Tu e o serviço da palavra, o sabor da palavra e tu numa dança de letras e palavras dando as mãos... Qual jornalista de marketing, qual relações públicas...

Num estado mais mexido, "quero ver os peixes"... num tom de dança, serves aqui umas boas sugestões.

Ando numa de marcar viagens! O Verão está ser planeado... uuuuhhh tenham medo!!!

lol

:)

Gonçalo disse...

Eli:

(limpando a baba)

Agora que estou mais sequinho, agradeço as tuas elogiosas palavras, sabes bem que adoro a associação com o jornalismo de marketing, cultural e as relações públicas ;)

Planeamento de viagens? Minha amiga, o espírito é esse mesmo! E ainda falta tanto para o Verão... ;)

Um beijo grande para ti *;)

Anónimo disse...

Deve ter sido realmente uma grande viagem, não fosse a maravilhosa companhia que tiveste.......

Sr. "pica"!!

S.

Gonçalo disse...

A maravilhosa companhia também ajudou imenso, como já tiveste a feliz oportunidade de senti-la.

Para quando uma viagem entre vocês?

;)

Beijinhos e volta sempre!

DoceSussurro disse...

Gonçalo

Então eram como as tuas, sim! :)

Beijinho grande***

Anónimo disse...

É difícil quando se anda de casa às costas... mas quem sabe... se uma visita não será para breve marcada....
Os meus destinos são, por norma, internacionais, à excepção do sul do país, onde passo grande parte das interrupções.

;)

S.

Anónimo disse...

ola amigo fikei mto triste em saber k estiveste aki e nada disses te espero k te tenhas divertido e k estejas bem hehe com k entao foi ao albertino sera k conheces te os casais de folgosinho ?e mto lindo paissagens maravilhosas .deixo te aki um beijo estou de partida acabaram as ferias um bom ano para ti e td de bom bjs cris

Cogitare em Saude disse...

Amigo Gonçalo recomendamos o seguinte Hotel : http://www.augustasparesort.com/indexPT.html .

Passamos por lá nas férias recentes de Janeiro. Vale bem a pena e garanto-lhe que não sai do Hotel !

Abraços do Cogitare aqui ao lado !

ENFº Enfermo disse...

Caro amigo gonçalo,parece que seguiste o meu conselho de conhecer o Albertino.parece-me que não ficaste desagradado com a escolha pois não?Já sabes quando quiseres conselhos gastronómicos, cá estarei para os dar.
Já agora não poderia de deixar escapar a oportunidade de deixar-te o link para um texto sobre a nossa luta por mais dinheiro para poderes passear mais além.;)

http://oincrivel.blogs.sapo.pt/4817.html

É mais que justo.cps.

Gonçalo disse...

DoceSussurro:

Sempre em sintonia ;)

Beijinho grande *:)

Gonçalo disse...

S.:

Compreendo. Os fins-de-semana para quem anda com a casa às costas passa por visita aos entes mais queridos, roupa na máquina e sestas no sofá da sala. Mas encontra umas interrupções para a binda ao nuorte!

:)

Beijinhos para ti!

Gonçalo disse...

Cris:

Não gostaria que fosses um intervalo na viagem, por isso quero estar contigo com mais tempo e disponibilidade. Sem tristezas, o carinho existe!

Não conheci os casais do Folgosinho, esta paragem serviu quase exclusivamente para saciar o estômago, e com grandes resultados :)

Um beijinho grande para ti e tudo de bom para mais uma nova aventura!

Gonçalo disse...

Cogitare em Saúde:

Amigos Sérgio e Vera, estou a ver que há vida para além da Enfermagem, tal como preconizo para mim!

Fizeram bem, retemperar energias para a grande luta que nos espera nos próximos tempos. Vou registar a vossa sugestão e peço-vos para continuarem a enviar-me mais sugestões assim que possível. Eu agradeço e não só!

:)

Saudações queridas para vocês!

Gonçalo disse...

Enfermeiro O Enfermo:

Confesso que já tinha saudades dos teus comentários e aguardo com alguma ansiedade um próximo encontro gastronómico. Confio no teu bom gosto gastronómico, não fosses tu um bom garfo tal como eu, e um conhecedor dos restaurantes de Portugal. O Albertino foi uma excelente revelação. Portanto, aguardo um jantar para breve num dos bons restaurantes do distrito de Coimbra. Podes contar com a minha ajuda!

Quanto ao texto do Incrivel, irei lê-lo com atenção e posso dizer-te que afixei ontem o folheto das diferenças salariais. Quase que me caía tudo quando percebi a diferença enorme entre os salários dos enfermeiros e técnicos de saúde (com todo o respeito pelos técnicos de saúde).

Um grande abraço e até muito breve :)

Brinquinho da cantareira disse...

HUMMMMMMM GOSTEI DA DICA....
Em fevereiro dou-te as minhas dicas mexicanas..eehehehehe:)
BEIJINHOS:)

Gonçalo disse...

Susaninha:

México, outra vez! A continuar assim ainda me meto dentro da tua bagagem. Depois atura-me!

:P

Beijinhos grandes***