terça-feira, 24 de novembro de 2009

Encontro Nacional de Blogueiros: o rescaldo!

Se estão cansados e com pouca vontade de saber como foi o encontro eu ajudo e resumo numa só palavra: ÚNICO!

Se são uns cuscos de primeira e querem saber todos os pormenores do maior evento da primeira década do novo século, então acompanhem-me nas próximas palavras e tentem imaginar o seu sabor!

A Explicação do Sucesso!

O principal objectivo deste encontro recordava sempre o título do blogue do Lobinho, “Sair das Palavras”!

O segundo objectivo passava pela desmistificação da ideia actual de uma blogosfera vazia e sensaborona à moda da “Geração Morangos com Açúcar”…

O terceiro objectivo consistia na presença do maior número de blogueiros desconhecidos na mesma mesa, num fenómeno exponencial em que seguidores de seguidores de seguidores aceitariam o desafio e representariam as ramificações de uma rede blogosférica em expansão. Neste aspecto, a presença da Natália é a referência deste objectivo, porque é a “blogueira de terceira geração”, ao ser seguidora do Fernando, que por sua vez é seguidor do Lobinho, que por sua vez é meu seguidor…Com tantas relações verticais, mais parece uma árvore genealógica digna de uma família!

O quarto objectivo foi totalmente falhado! A Nicole Kidman não deve ter blogue e muito menos deve ter visto o anúncio, portanto ainda não foi desta que a conheci…:P

Há um quinto objectivo não definido que fazia parte das minhas expectativas: a adesão em grande número! Não esperaria tantas pessoas que me fizesse alugar uma quinta ou ter o Estádio da Luz por uma noite, mas desejava no mínimo o dobro das pessoas que fundaram o primeiro encontro, ou seja, o mínimo de 20 pessoas. Esta talvez tenha sido, à partida, a maior pecha do encontro (ainda maior que a ausência da Nicole), no entanto revelou-se numa vantagem enorme, pois o intimismo sobressaiu perante a possível impessoalização de um primeiro encontro de grandes massas. Foram apenas 10 pessoas, mas foram as melhores 10 pessoas que poderia ter escolhido para o encontro! O grupo ficou mais coeso e unido, com mais espaço para intervenções individuais repartidas, com um ouvido mais eficaz e, sobretudo, destaco o espírito de aventura, dedicação, compreensão e boa disposição que caracterizava todos os presentes tal e qual como desejaria. Existiu uma transição muito fácil entre o virtual e o real, e por momentos senti que todos queriam conhecer-se uns aos outros com uma disponibilidade, compreensão e atitude de partilha assinaláveis. Antes do encontro, cheguei a comentar com o Lobinho que este encontro seria especial porque chegaríamos à conclusão que somos todos diferentes, mas todos iguais pelo menos num aspecto: todos iríamos desfilar classe! Assim foi.

As sugestões criativas também foram poucas, mas senti que mesmo poucas revestiram-se de grande qualidade e mais-valia para a interacção grupal, principalmente a troca de artefactos que foi um dos momentos altos da noite. A dádiva, o simbolismo, e o discurso pessoal e próprio de cada um assinalaram o final do encontro com chave de ouro, sendo uma experiência a rever para o próximo. Apenas terá de ser programado com mais tempo disponível, uma vez que já existia alguma impaciência de alguns participantes pelo cumprimento de outros compromissos além do encontro.

Por falar em próximo encontro, apenas posso dar uma certeza: a intenção existe e está definida. Por agora, farei a digestão deste momento, mais tarde tomarei a minha decisão final com maior tranquilidade e segurança…Fiquem atentos às próximas semanas!

P.S.: O Lobinho pediu-me para partilharem via e-mail o maior número de fotos possível entre os participantes do encontro. Faço minhas as suas palavras e também respeitarei a privacidade dos intervenientes, não haverá publicação de fotos do encontro, pelo menos fotos de pessoas…

8 comentários:

Natália Augusto disse...

Este encontro foi um momento único na vida de cada um. Saímos do blogue, do nosso mundo escondido e partilhamos experiências, trocamos ideias, desejos de novos encontros, artefactos que explicamos e que diziam muito de nós.

Foi muito bom conhecer-vos. Alguns conheci-os antes dos seus blogues, experiência interessante pois os blogues são o espelho das lindas pessoas que ali se encontraram.

Obrigada a todos.

Gonçalo disse...

Natália:

No an´´uncio que fiz antes do encontro as palavras eram estas:

"Atreve-te! Não há encontro como este!"

Julgo que as tuas palavras são a prova real do anúncio. Publicidade verdadeira!

Um beijinho para ti e até já, para sempre até já :)

DoceSussurro disse...

:)
Também queeeeeeeeeeeeero!!

Beijinho*

Gonçalo disse...

DoceSussurro:

Eu dou-te...em breve!

:)

Beijinhos***

DoceSussurro disse...

Yupppiiii :)

Beijinho*

Gonçalo disse...

DoceSussuro:

(sorrisos)

Beijinhos***

Daniel C.da Silva disse...

Poucas pessoas falaram do encontro. Eu, apesar de ter estado presente, agradeço publicamente o facto de o teres feito, já que não basta a sua promoção e partir depois para o próximo como se não tivesse havido esse encontro tão esperado. Houve. E passar ao lado dele sem nada dizer, parece-me redutor.

Obrigado por, mais uma vez, seres total e completo.

Grande abraço

Gonçalo disse...

Lobinho:

O teu último comentário é um repto à expressão do encontro! Há algumas pessoas que chegaram a falar do encontro, entre as quais tu e a Fatucha, no entanto seria interesante olhar o encontro sob diferentes perspectivas. Atrevam-se, com liberdade!

:)

Um grande abraço para ti, Lobinho:)