sábado, 31 de dezembro de 2011

Balanços & Desejos

Uma pessoa muito especial mostrou-me as cartas e revelou no início de 2011 que este seria um ano de mudança para mim. Todos os anos são de mudança, ou não fossemos seres em evolução constante, mas há mudanças maiores que outras e este ano assim se confirmou de facto.

Uma grande mudança profissional já se perspectivava e veio a realizar-se em Maio. Extinção do serviço de Cirurgia Geral e passagem obrigatória para o serviço de Neurotraumatologia. Uma mudança forçada que prova a insensibilidade das chefias (em vez de líderes!) e enaltece a minha capacidade de adaptação que tem sido trabalhada intensamente nos últimos anos (tenho a média de um serviço novo por ano). De facto, posso não gostar do meu actual serviço, mas sou bom demais para deixar de vencer este desafio. Objectivo concretizado, estou mais forte!

A nível pessoal, continuei a associar a minha imagem interior com a exterior, transparecendo a juventude, modernidade e bem-estar interior, pese embora ter relegado para segundo plano as terapias Zen que vinha desenvolvendo nos últimos anos. Após uma pneumonia e uma luxação do polegar, decidi repousar e dar um tempo a mim mesmo nas terapias complementares. Foquei-me na terapia interior e regressarei a seu tempo a todas as formas do bem!

Eu e o mundo estivemos em grande actividade! Mais eu do que o mundo, mas até na falta de actividade do mundo percebemos aquilo que mais queremos. De gente insegura, indefinida e amorfa estão os sanatórios cheios! De gente activa, segura e determinada está o meu coração repleto, e é com esses que vou dedicar-me cada vez mais. Todos somos especiais, mas com níveis de maturidade diferentes, e a selecção natural da vida é separar, compreender e aceitar as diferentes atitudes humanas, colhendo inteligentemente a nossa identidade nos outros.

Este blogue, apesar de menos interventivo neste ano, continuará a ser frontal e pragmático segundo a minha identidade, mostrando que até no último dia do ano, o balanço pessoal pode ser o balanço do mundo em geral. E o mundo em geral pede consciência e acção, num grito de revolta para a mudança de valores e alimentação do espírito.

Divirtam-se sempre, também em 2012!



Imagem: http://misturao.blogspot.com/2011/11/fim-de-ano.html
Música: Florence and The Machine: You've Got The Love

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal 2011

O meu desejo de um Natal passado especialmente junto aos que mais amamos, dando continuidade ao Natal de todos os dias que nos faz crescer e partilhar valores de grandeza e prosperidade com os mais próximos.

Esta deveria ser a mensagem principal mas, infelizmente, Natal não é todos os dias, há um distanciamento crescente das pessoas, uma desconfiança contínua com o próximo e uma procura incessante pela bajulação materialista.

Felizmente, o espírito de convívio essencial nesta época começa-se a viver numa véspera alargada que inclui quase todo o mês de Dezembro, reunindo grupos de pessoas com os mesmos interesses, sejam pessoais ou profissionais, mas infelizmente Janeiro é o fim anunciado de uma época de maior proximidade. Mas isto é o Natal!

O meu Natal é a reunião da família, muitas vezes numa versão reduzida que me desagrada, mas uma das maiores lições de vida passa pela dedicação que devemos prestar aqueles que realmente estão e merecem. E esses estão sempre comigo e eu com eles. Cada vez mais, serão meus!

E pouco há a falar sobre os presentes, não os ofereço normalmente durante os restantes dias do ano, também não os daria num dia específico como sinal de obrigação. A dádiva é natural e humana, abrindo-se a excepção para as crianças que merecem viver no mundo da inocência e da magia. Eu também já fui como eles e reconheço a alegria que sentia com os presentes que recebia. Mas felizmente, também recebi a receita do amor e da formação pessoal que me orgulha.

Infelizmente, há um país em crise de valores sociais e económicos. Felizmente, há amor dentro de mim para ultrapassar as dificuldades.

Alimentem ou renasçam os verdadeiros espíritos. Sejam felizes. Também no Natal!

Imagem: http://clubedeespecialistasdafap.blogspot.com/2011/11/feliz-natal-2011.html
Música: Band Aid - Do They Know It´s Christmas Time

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Fase do Chaveiro!

...em busca do melhor modelo chave-fechadura!


Imagem: http://artistaadorador.wordpress.com/2011/01/10/2011-ano-de-portas-abertas/
Música: Luka - Porta Aberta

domingo, 4 de dezembro de 2011

Encontro Nacional de Natal 2011: o rescaldo!

Um encontro em crescendo! Início cauteloso, com as pessoas ainda a procurar o seu espaço e os seus interesses em comum. Durante o jantar, conversas paralelas, cruzamentos de interesses, e eu deliciado com o ambiente de partilha que já se vivia. Tanta partilha que num grupo pequeno não nos conseguíamos ouvir todos, tal como gostaria. No entanto, a estrutura informal e liberal criada assim o proporcionava. Desta vez não existia partilha blogosférica individual, até porque nunca vi este encontro reduzido à blogosfera, embora assim acontecesse naturalmente. No final, magníficas tiradas de uma boa conversa de grupo de madrugada.

Mas como são as pessoas que fazem o ambiente, o agradecimento carinhoso a todos os participantes.

À S*, pela personalidade evidenciada e excelente colaboração que teve comigo na organização. Não me devo enganar quando digo que esta miúda tem tudo para ser feliz! E será!

À Luzia, por ser uma fresca e fofa e estar ainda mais fofa nesta noite. Gostei imenso de estar contigo, recordar a tua voz meiga e o teu casaco vermelho fez-me lembrar que estamos no Natal e que és uma miúda da moda!

À Izzie, a miúda das algemas, das fotos animadas e do bicho entusiasmado que ficou em casa. Já tinha saudades tuas e do nosso abraço. És enorme, basta quereres!

À Aninhas, o exemplo da sensibilidade, da simplicidade e do bom senso. Esta miúda mistura a maturidade com a boa disposição e irá surpreender-me de dia para dia. Não falho! Fiquei a gostar ainda mais de ti!

À Eli, a minha amiga, a minha cúmplice, a minha confidente... A mestre do sorriso, das conversas interessantes e do bom gosto. Adoro-te! És única!

Ao Puzz, um jovem Senhor! O que mais me impressionou foi a sua cultura de "saber ser e estar". Divertido, inteligente e sempre pertinente. Fico feliz pela classe masculina!

À Scarlet Perry, e à nossa segunda vez! Da primeira, a distância na mesa atraiçoou-nos e a música alta não ajudou. Desta vez confirmei o teu estilo único, determinado e bem humorado. A tua ausência final fez-me pensar, espero que estejas bem!

À NI, a grande revelação da noite! Uma senhora, um modelo de bem viver, um espírito moderno e invejável para muitos. Contigo tenho imenso a aprender. Quero reencontrar-te!

À Ana F., que veio apenas por um beijo. Quando o tempo não permite o jantar, um beijo permite sempre. Continua assim, forte e corajosa! Tenho saudades...

Ao H., o mais-que-tudo-da-Sónia, a pessoa que faltava! Alheio à blogosfera, mostrou que o Natal é para todos como eu queria, e integrou-se na perfeição. Um dia ainda vamos ver o Boavista na primeira! Estou convidado?

E à Atucse, que mesmo ausente esteve sempre connosco. Um beijinho para ti e muita força!

Por final, o nosso brinde, aquele que faz nascer e que permite a magia nas nossas vidas. Haja Natal!


Imagem: http://www.lurvely.com/photo/1808718428/Porto__noite/
Música: Pedro Abrunhosa - Pontes Entre Nós

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Encontro Nacional de Natal 2011: os participantes!

Magnus Coffee.
3 de Dezembro.
20 horas.
Os participantes:
Gonçalo
S*
Luzia
Izzie
Scarlet Perry
Eli
Ana
NI
Atucse
Puzz
Já está reservada comida para todos, incluindo um ou outro caso especial. Recomenda-se o uso de numerário dada a falta de Multibanco no restaurante.
Haja Natal!

Imagem: http://sagahistoriadores.blogspot.com/2010/02/blog-post_01.html
Música: Coldplay - Christmas Lights