segunda-feira, 8 de maio de 2006

Mãe


A vida é uma constante agitação, andamos muitas vezes a correr sem saber para onde, perdidos num mundo cruel onde o amor é superado pelo individualismo, descrentes no paraíso que idealizamos, acreditando que a inocência de uma criança ainda é possível...Quando este mundo se torna insuportável, uma luz ao fundo do túnel acende-se para nós, a esperança de poder encontrar de novo o amor e ser de novo criança, a certeza de ter a nossa mãe a proteger-nos como se ainda estivéssemos no seu ventre...Felizmente, a luz ao fundo do túnel está sempre acesa para mim, a constante de ter a pessoa mais bonita do mundo bem junto a mim, sorrindo para mim ao acordar, aconchegando-me como se fosse uma flor delicada, recriando-se e recordando os meus tempos de infância, celebrando a maternidade como se fosse o primeiro dia, adormecendo a pensar em mim...
O dicionário é curto quando queremos procurar um sinónimo para a palavra mãe, pois apesar de ter apenas três letras, tem uma carga simbólica e intensidade que a tornam enorme e difícil de descrever...Não conseguindo encontrar um sinónimo à altura, confesso que a minha mãe é a pessoa mais bonita do mundo, a pessoa que me faz sorrir logo pela manhã, a pessoa que me ensina a ser solidário e amigo para os outros, a pessoa que me faz acreditar no verdadeiro significado da palavra amor...
Este é um tributo que faço a todas as mães do mundo, especialmente à minha, esperando devolver o brilho no olhar que marca o nascimento de um filho...
Mamã, obrigado por existires e por fazeres de mim o que sou hoje...

4 comentários:

Sofia Cunha disse...

Lindo, lindo, lindo...
penso que neste texto mostras de forma bem evidente o verdadeiro significado da palavra mãe. Acredito que ames a tua mãe. Sabes eu digo o mesmo em relação à minha. Amo a minha mãe como não amo mais ninguêm e apesar de ter de dividir o amor de mãe com os meus três maninhos sei que ela é a pessoa mais importante para mim. Sei que o amor de mãe para com os filhos e dos filhos para com o ser que nos colocou no mundo é o mais lindo de todos, mesmo quando partilhado entre várias pessoas. Mãe é mãe e sabemos bem que o amor dela mais ninguem nos pode dar. No meu caso posso afirmar que a minha também é um exemplo a seguir. Alguém com quem sei que posso contar hoje e sempre, em todos os momentos, nao só nos tristes, como também nos momentos de alegria...
Mãe é uma palavra pequena, mas tem, a meu ver, um enorme significado e carga simbolistica, sendo para mim, e a par do amor, uma das mais belas palavras do dicionário português...

Sofia Cunha disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Gon tá lindo este artigo k escreves-te sobre a mãe, dirigido principalmente a tua.
Ser mãe é umas das etapas mais lindas na vida d kualker mulher, é indescritível o k s sente kuando s tem dentro do ventre um filho, pq durante 9 meses sentimos a graça d gerar um ser tão pekenino e indefeso k depende d nós para viver, o qual começamos a amar sem saber como ele vai ser mas k para nós é sempre o mais bonito.
Por isso eu embora goste do dia da mãe não lhe dou muita importância, pq penso k dia da mãe é sempre k ela vê o seu filho feliz, sempre k o seu filho lhe dá um beijo, lhe faz um carinho…enfim é uma relação muito linda kuase sempre d muita cumplicidade.
Por isso parabéns a todas a mães mas não só neste dia, mas sim todos os dias das suas vidas ao lado dos seus filhos, q para elas são os maiores tesouros do mundo.
Jinhos.
Adoro-te

Anónimo disse...

Mãe, tu melhor do que eu me conhece... ainda no teu ventre me chamaste pelo nome e me fazia sentir aos poucos o mundo. Guiada pelo teu amor e o de meu grande amigo paizinho jamais deixarei de me espelhar em tua atitude: mulher guiada por Deus, exemplo de mãe, traços de Maria. Doce e caridosa é a minha mãe. A tua fé e dedicação à família inspira-me em minha caminhada e por sempre clamar a Deus, peço que se um dia me tornar mãe que seja igual a você. Minha doce maizinha. EU TE AMO. Flávia.